(HABUDE E POLICHINELO.)

(HABUDE E POLICHINELO)

ALTÍSSIMA MONTANHA, O SOL ENTRE AS NUVENS MATIZANTES ENVIAM SUAVE ESPECTROS SOBRE OS ESMERALDINOS ARVOREDOS. MANSAMENTE, PREGUIÇOSAMENTE, DESLIZAVAM AS AGUAS DO RIO. NESTE CLÍMAX, UM POLICHINELO ENVERGAVA UM ESTANDARTE.

SERELEPE COMO ELE, O ELFO HABUDE GRITOU.

-- NANICO DAS NUVENS! VEJAIS BEM QUE VAI FAZER. VEJAIS! –

SORRINDO BREJEIRAMENTE O POLICHINELO RETRUCOU: --

HORA HABUDE, VOCÊ SOMENTE VIVE A RECLAMAR! VOCÊ É UM ESTERTOR DA FLORESTA, NUNCA AVISTASTES OUTRAS PARAGENS.

-- CALAIS! CALAIS INFAME. TU SIM, QUE ES ESTERTOR, POIS SOMENTE COM AJUDA DAS VENTAROLAS PODEIS VIAJAR. ENQUANTO EU. EU NÃO NECESSITO DESSES PERCALÇOS. POIS TENHO MEUS TIFÃOS, OS QUAIS DAREM-ME O NECESSÁRIO PARA MINHAS ANDANÇAS.

-- RI... RI... RI... RIU O POLICHINELO.

-- HORA, QUEM DIRIA. MAS QUEM? VOCÊ ÉS PEQUENINO INSÍPIDO ANDRAJO, AMPARADO PELOS GNOMOS DOS MARES, SIBILAS DA LUA, FADAS DAS FLORES, OS SELÊNIOS DAS ESTRELAS. ENFIM, ELES O APADRINHAM! ENQUANTO EU POSSUO SOMENTE OS ESPECTROS COMO AMIGOS.

DESTA FORMA A DISCURSÃO ESTAVA ACIRRADA. –

UM DESEJANDO REBAIXAR O OUTRO. FOI QUANDO AMBOS OUVIRAM UM ENORME RUGIDO LUMINOSO. ERA O SOL. GRITOU:

-- SE AMBOS NÃO PARAREM COM ESTA DISCURSÃO TOLA, ENVIAREI ATMA PARA DA UM JEITO NOS DOIS!

-- ASSUSTADOS PROFUNDAMENTE, ELES POR MOMENTO FINDARAM A ACIRRADA DISCURSÃO. MEIO TREMULO HABUDE EXCLAMOU:

-- MAS MESTRE QUEM TRABALHA, MAS EM BENEFICIO DA MÃE GAIA?

-- AMBOS! DISSE O SOL. AMBOS SÃO NECESSÁRIOS NA PROLIFERAÇÃO DO GLOBO. MEDITAIS BEM, E VERÃO QUE TODOS SÃO UM TODO PERANTE A LEI SUPREMA QUE REGE A MÃE NATUREZA! ENFIM TODOS SÃO FILHOS DO ÚNICO PRINCIPIO VITAL. TORNO A DIZER, SE OS SENHORES VOLTAREM A DISCUTIREM, ATMA ENTRARA EM AÇÃO! AGORA DIGO: DEVEM OS DOIS IMEDIATAMENTE DEVERÃO RETORNAR SEUS AFAZERES PRIMORDIAIS.

FOI COM ESSE PITO DO SOL, QUE INÚTIL DISCURSÃO FINDOU-SE!

&&&

AA. ------- J. -------- C. ------- DE MENDONÇA.

DATA. -------- 11. -------- 08. -------- 1977.

Maroty
Enviado por Maroty em 21/06/2011
Código do texto: T3047660
Classificação de conteúdo: seguro