Conserta Coração
Ela estava exausta. O suor descia pelas têmporas, a roupa grudava em seu corpo. Percebeu que a sola de seu tênis abriu-se com as andanças. Não existia mais nada para ela ao não ser aquele endereço. Ouviu dizer que aquele sábio e simpático ancião, consertava coração. Estava há três anos doente e queria desesperadamente uma cura, pois o seu orgão dentro do peito estava cada dia mais pesado e triste.
Chegou ao local. A casinha era simples, leu a placa: Conserta-se coração. Deu um sorrisso. Estava esperançosa, ficou seis meses viajando, vendeu tudo o que tinha para chegar naquelas montanhas.
Apertou o sinete, um senhor com o olhar muito bondoso veio recebê-la.
-Oi, jovem. Estive a sua espera!
-Espero que o Senhor não tenha cansado.
-Claro que não minha jovem. A maioria desiste da viagem antes mesmo de começar, estou impressionado com a sua coragem.
-Sim, mestre, não foi fácil. Enfrentei frio, chuva, calor, fadiga e até mesmo as minhas próprias dúvidas; porém estava determinada, não podia continua a viver com um coração tão doente.
-Claro, jovem. Estou aqui para ajudá-la.
-Trouxe dinheiro e jóias. Não sei quanto o senhor cobra, mas vendi tudo que tinha, espero que seja o suficiente para lhe pagar.
-Jovem, sua coragem e sua fé foi o pagamento.
-Jura?
A jovem quase chorou de emoção.
-Vamos ao trabalho?
-Sim, estou ansiosa.
Levou a moça até uma sala muito clara e limpa, onde havia diversas ferramentas e o clima era de muita paz. Tinha uma cama com lençol branco, parecia um centro cirurgico.
-Deite-se nessa cama jovem e fique tranquila. Tudo depende do seu pensamento e sua fé. Acredita mesmo que posso curá-la?
-Claro, mestre.
Ele voltou com uma faca de ouro e mirou o peito da jovem. Abriu e chocou-se, um coração muito doente estava ali, implorando esperança, ajuda e um pouco de alegria. Ela percebeu a expressão de tristeza dele e disse:
-Mestre? está tudo bem?
-Seu coração, jovem, está muito doente, acredito que o conserto será longo.
Ela fechou os olhos.
-Vejo várias tristezas, mágoas, ressentimentos, ódio e desânimo. Vou ter que fazer uma operação especial.
-Tudo bem, mestre. Cuide dele!
Falando isso adormeceu.
Ele cravou a faca de ouro com mais força e tirou o coração. Ele estava pesado e sua cor era meio negro com arroxeado. Colocou na bandeja e levou a sua mesinha de conserto.
Na mesinha, começou a cutucar o coração com a ferramenta, viu que ele se mexia com muita dificuldade. O seu olhar era vago e entristecido, pedia socorro. Ele o fitou com carinho e com as suas bondosas e delicadas mãos, o afagou e disse:
-Vou te deixar novinho em folha! você já é um guerreiro.
O coração retribuíu aquelas palavras com um sorrisso choroso.
-Ficará bem, eu prometo.
-Hum, que temos aqui?
Mágoas, vou removê-las com Carinho. Ódio com Amor. Rancor com perdão. Culpa com compreensão. Descrença com fé. Desanimo com Coragem. Vou colocar Bondade, União, Alegria, Felicidade, Paz, Amizade e finalmente a Esperança. O mestre percebeu que já estava há 3 dias com o coração na mesa de conserto. Ele notou que o coração estava mais gordinho e a cor mudou para avermelhada. O seu olhar antes apagado, estava brilhando e sorrindo. O mestre sentiu uma alegria imensa ao ver aquele velho guerreiro se recompondo. Pensou: "Já é hora de devolver o coração a jovem". Porém, como notou que o coração passou a adoecer devido as tristezas, mudou de idéia. Pensou: "Ele precisa de uma dose extra para combater a tristeza" Saiu da sala e trouxe um MP3 e colocou o fone de ouvido no coração, percebeu que o seu paciente ouvia cada vez mais feliz as músicas e orações.
O mestre deixou o coração escutando músicas alegres e foi até a sua mesa onde escrevia as receitas e diagnósticos para dar os medicamentos do paciente. Percebeu que o coração havia se adoentado porque a jovem era muito melancólica. Embora tivesse passado por muitas decepções, não tinha fé para lidar com elas. Escreveu em seu diagnóstico: CORAÇÃO ADOENTOU-SE POR TRISTEZAS, MÁGOAS E DECEPÇÕES.
TERAPIA: ALTAS DOSES DE ALEGRIA, FÉ E ESPERANÇA.
DICAS: SAÍA MAIS, SORRIA, ESCUTE MÚSICA E NÃO SE FECHE PARA A VIDA, TENHA FÉ EM DEUS SEMPRE.
CURA: DEPENDE SÓ DE VOCÊ.
Com esse diagnóstico, guardou a ficha do coração da jovem e foi até a salinha do seu paciente.
Depois de 2 horas com o MP3, recolheu os fones de ouvido e deu uns comprimidos para o paciente, eram pílulas com grande efeito sobre as mágoas, tristeza, ódio. Em seguida levou o paciente para tomar um solzinho. O coração muito agradecido sorria para o mestre, ele ainda não conseguia falar, só balbuciava algumas palavras. Quando a noite caiu o mestre o levou a mesinha de volta e abriu a janela para o paciente ver o luar e a estrelas e o coração chorou feliz e agradecido. Depois de 5 dias de tratamento de choque seu paciente estava saudável.
-Hora de voltar a sua dona, velho guerreiro, foi um prazer.
O coração sorriu docemente para ele e despediu-se do mestre.
O mestre pegou a faca de ouro e parafusou o coração bem direitinho. Viu agora um coração lindo, vermelho vivo, forte, robusto e cheio de sentimentos bons. O seu paciente pulava de alegria e felicidade no peito da jovem. O mestre a costurou. Estava exausto, tarefa ardúa tinha sido aquela, porém recompensadora. Retirou-se e foi dormir em seu quarto.
A jovem depois de um dia acordou e se sentiu bem. Notou que seu coração não era mais triste e nem pesado. Ficou imensamente feliz e agradecida e caiu-se no chão e chorou de alegria. O mestre olhou a jovem com compaixão.
Ela chegou perto dele e o abraçou chorando:
-Obrigada mestre.
-O mérito é seu minha jovem.
-Você acreditou que eu podia consertar seu coração e no fim realizou seu desejo. Você teve fé em mim, por isso a operação foi um sucesso.
-Isso não tem preço, mestre. Quanto lhe devo?
-Já disse nada! Só cuide do seu coração, ele é bom e guerreiro, mas não o deixe doente porque da próxima vez ele não aguentará e morrerá.
-Sim mestre, eu entendi.
Ela arrumou-se para ir embora muito agradecida e alegre. Depois de três anos era outra pessoa.
O mestre entregou a ela uma caixa que continha um albúm.
-Só abra essa caixa quando seu coração começar a ficar doente. Nunca abra antes, promete?
-Sim, mestre, eu prometo.
-Eu também quero que você fique com esse colar.
Era um colar de ouro, com pingente de coração cercado de brilhantes.
-Mestre, é lindo, mas não posso ficar, é muito valioso.
-Jovem, esse é o meu presente. Sei que é valioso. Lembre-se: as jóias tem o seu preço, mas no seu coração está seu verdadeiro tesouro.
-Sim, mestre, eu entendi a lição.
-Boa moça.
Despediram-se com um longo abraço, onde ambos choravam. Ela partiu e o mestre contente por tê-la ajudado recolheu-se em sua casinha.
Dois anos se passaram e a jovem teve uma grande decepção e estava muito triste. O coração começava a pesar. Lembrou das palavras do mestre e abriu o albúm. Chocou-se. Viu várias fotos de um coração doente, pesado e amargurado e leu o manual de instrução:
"Nunca se renda a sentimentos ruins. Seu coração pode não aguentar e quando quiser consertar será tarde. Quando vier as tristezas lembre-se que nada dura para sempre e que amanhã é sempre um novo dia. O seu coração não merece que você o mate". Ela viu várias fotos de corações de outras pessoas que estavam doentes e outros que infelizmente não deu para salvá-los. Ela notou pessoas muito ricas que morreram porque não souberam cuidar do coração. Chorou, passou a mão no seu peito e disse: Te amo meu amigo, sempre vou cuidar bem de você. Levantou-se e decidiu não se sentir mais triste porque aquilo podia matar seu coração. Lembrava das palavras do mestre: Fé nos momentos difíceis.
Saiu para fora e viu a noite cheia de estrelas e pensou no mestre, mandou um recado para ele :"Obrigada". Uma estrela cadente cruzou o céu rapidamente e ela teve certeza que era ele, repondendo a sua mensagem.