Contos de balé: O lago dos cisnes
O sorriso da doce princesa Odette era a alegria do seu reino. Todos no reino inteiro eram completamente apaixonados pela princesa.
A cada dia que passava, a moça ficava ainda mais linda. Como um girassol.
Um dia apareceu no castelo um homem velho, barbudo e sujo, que implorou ao rei a mão de sua filha. Dizia que tinha muitas terras. Muito dinheiro, e que ninguém faria a princesa mais feliz.
O rei, no entanto, negou a mão da jovem.
O homem então, muito a contra gosto, foi embora. Mas o que ele não havia dito é que era um poderoso feiticeiro de nome Rothbart.
E sendo assim, deu um jeito de raptar a princesa.
O rei, claro, colocou todos os homens do reino em busca da menina perdida.
Não demorou a encontra-la, com ódio e temendo a vingança do povo, o feiticeiro transformou o reino em floresta. O castelo era um rio, seus habitantes viraram cisnes. O resto da cidade virou uma floresta com árvores e seus habitantes viraram os demais seres do bosque.
Mas algo estranho acontecia: todas as noites, os animais voltavam a ser gente e faziam muitos bailes e festas. Mas bastava o sol raiar e todos voltavam a ser animais.
Os séculos se passaram, e outro rei e rainha fizeram do local seu reino.
Quando o filho mais velho destes rei e rainha completou 20 anos decidiram que já era tempo de ele casar, construir uma família e tomar conta de seu reino.
Para isso dariam uma festa, incrível, para a qual convidariam todas as moças do reino, entre as quais o príncipe Siegfried deveria encontrar uma que lhe agradasse e viesse a ser sua esposa.
Os preparativos, na véspera do baile, iam a pleno vapor, quando passou pela janela do quarto do príncipe uma revoada de belos pássaros.
Siegfried logo decidiu caçar um daqueles animais, que mandaria empalhar e colocaria para sempre sobre sua estante.
Andou por horas, até encontrar o tal lago onde se reuniam animais tão belos.
Mas então o sol já se punha.
O príncipe empunhou a arma, mirou no mais belo pássaro e quando já estava para disparar, algo inusitado aconteceu: uma luz clara e brilhante desceu sobre o bosque e subitamente os animais começaram a aumentar de tamanho. Lagartos, cobras, todos os seres se transformaram. Ganharam braços e pernas e diante do olhar pasmo do príncipe viraram seres humanos.
O cisne no meio do lago, transformou-se na mais bela jovem que Siegfried já havia visto em sua vida.
Os humanos que ali, agora, estavam olhavam pasmos para o príncipe.
Mas logo o convidaram para o baile daquela noite.
Durante a festa Odette lhe contou toda a historia, de como sua família, seu reino e ela mesma haviam se transformado em seres da floresta. E disse que já que tudo havia começado por ela mesma, a única forma de acabar com o feitiço seria no dia em que alguém a amasse de verdade. Mas, se por acaso, a promessa de amor se descumprisse todos se tornariam animais para sempre.
O príncipe que àquela altura já estava completamente encantado pela beleza e gentileza de Odette logo lhe jurou amor eterno e a convidou para o baile da noite seguinte, no qual, disse ele, declararia seu amor por ela, e então ficariam noivos.
Parte II
Quando o dia amanheceu e o príncipe foi embora, Odette voltou à sua condição de cisne, já sonhando com a noite, quando se tornaria humana novamente e enfim seria amada.
Mas acontece que o Feiticeiro Rothbart de tudo sabia. E deu um jeito de trancafiar todos os seres do bosque, para que não saíssem naquela noite. E logo entrou em acordo com uma feiticeira chamada Odile para que ela o ajudasse em seu plano.
Odile, se tranformaria em Odette, ficariam com o amor e a riqueza do príncipe. E Odette e os seus nunca mais seriam humanos.
Siegfried estava angustiado com a demora de Odette, mas ficou encantado quando viu Odile, que estava idêntica à Odette entrar no palácio.
O príncipe logo, a convidou para dançar e assim que a dança terminou ele declarou seu amor.
Mas não era Odette que estava com ele. E logo após a declaração,Odile voltou à sua forma e o príncipe pôde perceber o erro que havia cometido.
Siegfried correu através do bosque e encontrou a grande prisão onde estavam todos. Pediu perdão à Odette, implorou seu amor. Mas já estava tudo perdido, Odette e seus companheiros seriam animais para sempre.
Odette, desiludida decidiu se matar afogada no rio. Era preferível a morte do que ser Cisne para sempre.
Siegfried entrou no rio com Odette e ambos se afogaram juntos. Agora estavam unidos para sempre.
Os amigos de Odette viraram seres da floresta para a eternidade e nem Odile, nem Rothbart conseguiram aquilo que queriam.