UMA HISTÓRIA DO COTIDIANO
Numa clínica particular para doentes mentais, havia um senhor, que já estava internado há vários anos. Ele era um paciente muito tranqüilo, e estava sempre puxando um espanador amarrado a um barbante.
Durante as suas caminhadas pelos diversos ambientes da clínica, ele dizia, olhando para o espanador: Vamos Totó, temos que caminhar, temos que nos exercitar...
Esse paciente, era constantemente observado pela equipe médica e pelos funcionários da clínica em questão, e parecia não ter jeito mesmo.
Um belo dia, para a surpresa geral, durante uma das suas caminhadas, o chefe da equipe médica, o encontrou pelos corredores e perguntou-lhe se estava tudo bem com o Totó. O paciente, com uma atitude bastante lúcida e séria, respondeu para o médico:
- O senhor não está vendo que isso não é um cachorro? Eu estou apenas passeando com o meu espanador.Não conseguindo conter o seu entusiasmo, o médico afirmou: O nosso tratamento deu certo, graças a Deus, o senhor está curado. Assim sendo, avisou para a família, e deu alta para o tal paciente.
A atitude deste senhor, (o paciente) continuou a mesma. Depois de passar pela portaria da clínica, puxando é claro, o seu espanador amarrado no barbante,deu uma olhada para trás, e se dirigindo ao espanador disse: PARECE QUE NÓS ENGAMOS ELES... NÃO É MESMO, TOTÓ?