A SERRA DAS ESMERALDAS

A SERRA DAS ESMERALDAS

Após qualquer chuva os habitantes daquele distante vale saiam de suas chochas, cada um com uma pena de galinha carijó e nos regos e pequenos riachos, revirava as terras fofas a procura de pepitas de esmeraldas.

A mais de duzentos anos essa é uma pratica usada por descendentes de negros, índios e portugueses.

Mamelucos, cafuzos, mulatos e uma sem numero de cruzamento racial formando a miscigenação de uma raça.

A obediência era destinada e exigida por Zaque...Um negro tinhoso que transformava tudo em tesouro distribuindo o fruto da empreitada em alimentos, roupas, querosene necessários a manutenção da vida naquele quase paraíso...

- Jura fieldade a nossa causa...

-Juro...

- Se não cumprir as regras o que pode acontecer?

- A minha morte...

Pela imensidão do vale não se sabia quantos eram nem a idade certa daquela civilização...

Houve quem jura ter ouvido vezes sem conta, mas esse povo nunca foi descoberto e como as bandeiras que deram origem a essa fabula de a Serra das Esmeraldas ainda existe até hoje no nebuloso mundo da fantasia...

Goiânia, 01 de outubro de 2010.

jurinha caldas
Enviado por jurinha caldas em 01/10/2010
Código do texto: T2532385
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.