ALFACE – OS NOTÁVEIS ATRIBUTOS

*Da série ALFACE

**Leia outros contos e aventuras de ALFACE

Pépe era um sujeito interessante porque além da baixa estatura e do comportamento nada simpático , ostentava ainda uma arrogância muito própria aos jovens que recebem de seus pais muito mais do que deveriam em termos de recursos materiais. Alguém um dia já disse que a juventude não combina com excessos – sejam eles quais forem – e não por outra razão em todos os tempos os adolescentes que exibem farturas a mais do que seus colegas, sempre acabam pagando algum tributo há mais ... questão de tempo ...

Alface do alto de sua simplicidade jamais buscou atritos com o tal do Pepe, mesmo porque como ele mesmo dizia , “cada um na sua” . O sujeito vivia rodeado pelas meninas que compunham aquele grupo das chamadas “alpinistas” sociais e que se relacionavam com os “caras” muito mais pelo calibre do bolso, do que por qualquer outro atributo humano.

Dizem que em certa ocasião, numa discussão de boate , Phósforo teria entrado em conflito com o Pepe, ocasião em que teria disparado que ele só conseguia namoradas graças a seus exibicionismos e gastos perdulários, o que teria gerado uma fúria no adversário que bradando em alto e bom tom disse: - “elas gostam de mim porque sou muito bem dotado” , referindo-se, obviamente a outros “dotes” que não os financeiros.

Quando Alface tomou conhecimento do episódio, é claro que resolveu tirar uma “casquinha” e a semana começou na esquina dos contos com o inusitado novo apelido que nascera para o Pepe, fruto de sua própria manifestação . Alface batizou o sujeito de “tripé” , causando gargalhadas em todos os integrantes da famosa confraria . As duas pernas somadas ao avantajado membro formavam a figura geométrica de um “tripé” ...

– ‘O homem é uma máquina” , dizia Alface.

Como era de se esperar, não tardou muito para que a gozação se espalhasse por toda a comunidade escolar . Até os professores entraram na onda e não conseguiram conter as risadas , afinal , o sujeito havia se vangloriado de seu “bom dote” , mas jamais imaginou que pudesse ser vitima disso e que fosse herdar o apelido de “tripé” .

Envergonhado, como todo filho mimoso, o Pépe fez lamúrias em casa e não tardou muito para que sua mãe comparecesse à direção da escola para reclamar dos acontecimentos , atribuindo toda a culpa pela apologia do apelido “tripé” ao Alface – o irreverente líder da esquina dos contos .

Chamado pela direção, não obstante nenhuma punição pudesse mais comprometer os terríveis números de desempenho de Alface, ele postou-se urbanamente frente ao diretor e contou toda a história , tal como ocorrera na boate , aduzindo que foi o próprio Pepe quem criou a situação , afinal exaltou os “dotes” aos quatro ventos . Ponderou que ele apenas num momento de reação espontânea e de brincadeira lançou o conceito de “tripé” como uma caricatura do acontecido. Disse que jamais imaginou que isso fosse “pegar” ...

Contou Alface que o próprio diretor não conteve uma risada dissimulada e liberou-o dizendo que entendia a explicação , mas que iria chamar os pais de Pepe e buscar remediar o episódio .

Alguns dias se passaram e os pais de Pepe foram vistos saindo cabisbaixos da escola, com o Pepe ostentando um tom avermelhado na face e, daí em diante , não tardou muito em vazar para os corredores a notícia do diálogo mantido entre os pais do Pepe e o senhor diretor.

Dizem que após a narrativa dos episódios da boate , confirmados silenciosamente pelo próprio Pepe , o senhor diretor falou aos pais reclamantes que ao convocar Alface ele havia se limitado a dizer que era comentário geral entre os jovens os “notáveis atributos” de Pepe , revelados por ele próprio , e que a expressão “tripé” havia surgido de maneira espontânea , produzida por um anônimo freqüentador da esquina dos contos.

Há quem assegure que com o passar do tempo , curadas as feridas, Pepe sofreu uma positiva transformação e nem lembrava aquele sujeito arrogante do passado, a tal ponto que em certa ocasião ao encontrar com Alface numa balada , após inclusive convidá-lo para compartilhar do mesmo copo de gim com tônica, confessou o seguinte :

- “sabe Alface, que até estou colhendo certos frutos, digamos bem positivos , graças à fama que foi difundida pelo apelido de “tripé” ...