A Biblioteca diferente
     


  Tocou a sirene da escola, já era hora do intervalo. A maior agonia estava nas salas de aulas.

– Ufa, ainda bem que tocou essa sirene, essa aula estava um grande tédio cheguei a pensar que não iria tocar mais – Desabafou Henrique para seus amigos.

 O professor já estava se retirando da sala de aula e os garotos apressados fizeram questão de acompanhá-lo até o final do corredor, com medo que ele volta-se para dar algum complemento de sua aula. Como era hora do intervalo e nenhum professor estava na sala, agora os garotos podem finalmente fazer o trabalho do professor João de literatura.

– Henrique, eu não queria te desanimar não, mas não vou fazer o trabalho hoje, é que estou meio estressado dessas aulas, preciso de tempo para repor minha paciência.

– Também concordo com ele, não irei fazer agora, se quisermos nós faremos à noite lá em casa.


– Se vocês não querem fazer tudo bem, mas saibam que quem vai ficar sem nota na caderneta do professor é vocês.


    Nenhum dos amigos de Henrique quer fazer o trabalho escolar no momento, e à noite ele vai dormir sedo, pois no dia seguinte ele iria visitar seus antigos amigos que moram na cidade que ele já havia se mudado há algum tempo. Então ele decide ir a biblioteca fazer o trabalho sem a ajuda de ninguém.


  Andando a caminho da biblioteca, um dos meninos que implicava com ele prega uma peça, colocando o pé em sua frente para ele tropeçar, o pior é que Henrique acaba tropeçando e ele derruba os seus materiais escolares no chão em meio a tanta gente, todas as pessoas que estavam no pátio da escola caem em gargalhadas. Ele recolhe seus materiais e sai correndo para a biblioteca se sentindo muito envergonhado.


 Chegando à porta da biblioteca ele percebe que ela estava lotada com tantos alunos fazendo seus trabalhos, mesmo assim ele entra. Mal podia movimentar-se dentro dela e com muito esforço ele pega um livro e começa a ler empresado na parede até que a biblioteca esvaziar-se. A biblioteca foi esvaziando pouco a pouco, e Henrique vidrado nas páginas do livro nem percebeu, quando ele se deu conta, a biblioteca já estava vazia. Ele olha para o relógio e já estava marcando cinco horas. Como já eram cinco horas, ele já havia perdido uma aula, que mal faria ficar sem assistir mais outra, alias seria por uma boa causa. Sentado em uma mesa, Henrique abre seu caderno, pega seu lápis e encosta sua cabeça no caderno.


– Olha garoto, preste atenção, eu vou à diretoria falar como o diretor e irei voltar em quinze minutos, nesse tempo que eu vou ficar fora vou ter que fechar a biblioteca. Você quer ficar dentro ou fora me esperando?


– Pode ficar tranqüila, irei ficar aqui, esse trabalho que eu vou começar a fazer vai ser demorado.


 A bibliotecária concorda com o garoto e se retira, trancando a porta. Ela não poderia deixar o garoto sozinho, porque os alunos estavam roubando muito livros quando a bibliotecária saia. O garoto sentando na cadeira começou a riscar a mesa.


– O que é que eu estou fazendo, eu deveria está lendo livros para fazer o meu trabalho.


   Ela levanta-se da cadeira e vai às prateleiras. Pega alguns livros de estórias e coloca em sua mesa. Dom Quixote e O Alienista eram os mais comentados pelos garotos, foi isso que fez ele pega-los para ler-los. Começando a ler sem paciência, quando Henrique menos espera saí um brilho do livro e ele acaba sendo sugado para dentro.


      O garoto acaba conhecendo Dom Quixote e ele pede para que Henrique seja o segundo fiel escudeiro em suas aventuras. Dom Quixote acaba se envolvendo numa terrível confusão. Essa confusão acaba parando na biblioteca, quando todos vão para ela. Henrique desesperado sem saber o que fazer, corre para o fundo da biblioteca, e os livros que foi colocado na mesa voam em sua direção. O livro O Alienista, abre em sua frente soltando um grande brilho ofuscante.  


   Henrique cai numa sala que estava lá o doutor que estudava os loucos. Ele acaba sendo pego por o Doutor e é colocado na sua nova invenção A Cama de Choques. O doutor o amarra e quando vai ligar a Maquina todos voltam novamente para a biblioteca. Henrique ficou mais desesperado do que ele estava. Ele sai correndo novamente para o fundo da biblioteca.


– O que é isso que está acontecendo comigo, isso não pode ser real.


– Venha cá meu garoto, você pode estar com algum problema psicológico, deixe-me examinar você.


 E por toda essa perseguição Henrique tropeça numa prateleira e quando todos os dicionários estão prestes a cair em sua cabeça, ele escuta uma voz:


– Acorde garoto a biblioteca não é lugar para dormir. Guarde todos os livros que você pegou, porque eu vou ter que fechar a biblioteca, já é Quase sete horas.


– Desculpe-me eu acho que acabei pegando no sono lendo algum desses livros. Caramba não deu tempo de fazer meu trabalho.


   Quando ele olha para seu caderno está escrito tudo sobre os livros que ele tivera sonhado. O garoto coloca os livros em suas mãos e leva-os para guardá-los todo desconfiado. Ele vai colocando um por um em seus devidos lugares. Quando ele olha para o lado todos os dicionários da prateleira estavam derrubados no chão. Ele vai colocar o livro Dom Quixote, quando acidentalmente acaba caindo de sua mão. O livro cai aberto no chão e Henrique ver a cabeça de Dom Quixote para fora do livro.


– A Viajem para o mundo literário pode ser real ou surreal.


    Henrique se joga para traz morrendo de medo, querendo não acreditar naquilo que aconteceu. O livro acaba se fechando normalmente, e ele aproveita para guardá-lo. Henrique vai caminhando para a saída da biblioteca com muito medo, ele pensa que está ficando louco. A bibliotecária o acompanha até a saída da escola. O garoto indo embora para sua casa e a bibliotecária resolve voltar para a biblioteca. Dentro da biblioteca ela fala:


– Muito obrigada meus amigos, nós demos outra lição literária do melhor jeito possível, talvez ele agora queira viajar no mundo da literatura por conta própria.


 Os livros começam a se abrir e os personagens dos livros começam a sair e começam a brincar pela biblioteca.

                      
                     
    Fim

Autor: Rodrigo de Souza

Meu Blog:

 
 
 

RD Souza
Enviado por RD Souza em 26/08/2010
Código do texto: T2460321
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.