MANIA DE GRANDEZA

MANIA DE GRANDEZA

Depois de quase vinte anos residindo no Rio de Janeiro, ao voltar a Sergipe, em férias, reencontrei um amigo de infância. Perguntou-me as novidades, por meus filhos, etc...

Cordialmente perguntei-lhe pelos seus, retribuindo, assim, a gentileza...

Terminado os cumprimentos e a conversa, convidou-me para que fosse passar um final de semana na sua nova casa, na sua chácara – não usando de modéstia – na Atalaia Nova.

– Tudo bem: um final de semana, não; mas um dia, sim! – respondi.

Nos despedimos e deixamos tudo combinado. Me aguardaria no Terminal Hidroviário no domingo seguinte.

Desde garoto, Manoel Pina tinha mania de grandeza. O pai era funcionário público. Dizia ele que não entendia o porquê do seu coroa não se candidatar a prefeito, em vez de um réles vereador. Mas eu sabia que o Manelão, pai de Manoel Pina, era o coveiro da cidade.

Bem, tudo muda; o mundo muda... e, juntamente com o mundo, a tendência são as pessoas mudarem. Como ele me falou cheio de convicções, imaginei que o meu amigo realmente tivesse mudado, acompanhando, assim, as mudanças do mundo; imaginei que ele tivesse deixado de contar vantagens.

No domingo eu embarquei numa lancha por nome de Santa Luzia. A viagem durou aproximadamente vinte e cinco minutos. Como combinado, lá chegando, estava o meu amigo todo sorridente a me recepcionar. Fiquei feliz, mas, ao deparar-se comigo, ele fez uma encenação a tal ponto, de me deixar inibido:

– Há quanto tempo, Carlos?! Deixe-me lembrar... – contando nas pontas dos dedos – dezenove longos anos! É, meu bom amigo, para mim parece um século! – falou-me.

Falou com um certo tom de emoção e surpresa que fez com que as pessoas, que não nos conhecia, imaginassem que realmente fazia dezenove anos que não nos encontrávamos. Meio sem jeito, tentei dizer-lhe que nos vimos, na última sexta-feira, e que foi naquele dia que combinamos aquele reencontro – ele fingiu não me ouvir.

Uma senhora, vendo a atitude dele, ficou tão emocionada que sorriu-nos com um ar de carisma e eu fui obrigado a retribuir o sorriso. Só que o meu sorriso foi um sorriso pálido, desconcertado e tímido.

Saimos do hidroviário e seguimos em direção à sua chácara.

Bem próximo do hidroviário ele me mostrou um terreno baldio e me falou que o mesmo lhe pertencia e que havia uma grande rede de hotéis interessada em comprá-lo; mas ofereceram uma ninharia, sendo esse o motivo dele ainda não ter vendido o tal terreno – mas ele não percebeu que eu notara uma placa onde lia-se:

“Propriedade Sob Jurisdição do Ministério da Marinha”.

Nada falei e só fiquei a observá-lo; queria saber até onde aquele papo iria nos levar.

Ao passarmos frente a um bar, por nome de Atalaia`s Bar, ouvi alguém, que estava no interior do recinto, falar:

– Já vai, heim, doutor?!”

O meu amigo não deu ouvidos, mas eu, que estava ao seu lado, como que tentando me enganar, me senti feliz. Afinal, por instantes, cheguei a pensar que mesmo mentiroso, ele tivesse mudado de vida, estivesse rico. Posteriormente eu entenderia qual o motivo da saudação, pois logo adiante, ao passarmos em frente a uma bodega, a mulher chamou o marido e eu escutei quando ela falou:

– Olha lá, Bertoso; ô cara de pau da peste! Está todo posudo por estar com o patrão; aposto que o patrão não sabe que ele é um caloteiro, um pilantra!

Naquele momento tentei fixar o olhar para ver até onde iria o cinismo do meu guia. Ele não se intimidou e ainda disse:

– Pois é, Carlos... estou meio desgostoso com as crianças, que só pensam em gastar. Me ajudar para que cresçamos juntos, nem pensar! Não que eu não possa dar-lhes o que desejam, mas, você é um homem de cidade grande, vivido... deve me entender, não?!

– O quê?!... claro, claro! – respondi-lhe sem ao menos me ligar na interrogação.

Assim que chegamos à sua chácara, notei que pela primeira vez ele não havia mentido; um bonito coqueiral, várias mangueiras e cajueiros se faziam presentes.

– Não é uma maravilha, Carlos?

– Sem dúvida, Manoel! Estou fascinado com a sua chácara.

Mas, não tinha concluído o meu raciocínio, sua esposa veio ao nosso encontro com uma criança com menos de dez meses, escanchada na cintura, enquanto dois menores estavam segurando a sua saia encardida e, antes de me cumprimentar, falou:

– Mané, seu Zenom mandou te avisar prá você tirar uns cocos e preparar o sítio que ele achou um comprador e vai vender toda essa propriedade.

–Tá, tá!...

Ele disse aquelas palavras tentando dar por encerrada a prosa com a esposa.

– Como vai, Edilza? – cumprimentei-a.

– Vou bem, Carlos...

Já a conhecia da nossa mocidade, quando estudávamos juntos. A mulher, que era uma loira de pele rosada e de chamar a atenção, estava pálida, faltando alguns dentes e tinha os olhos tristes e rugas faciais que demonstravam mais idade do que realmente possuía.

–Tem um trio de filhos, heim?! Não brincam em serviço – falei, com o objetivo de quebrar o clima.

Mas, antes mesmo que eu terminasse de falar, antes mesmo que Edilza me respondesse, Manoel Pina, com ar de superioridade e exibicionismo, falou:

– Três?! Brincar em serviço?! E eu sou lá de brincar em serviço, homem?! Os outros estão se divertindo no mangue; são no total dez filhos. E digo mais, homem que tem menos de oito filhos está dormindo no ponto.

Fiquei meio sem entender, e Edilza, como que em desculpa, me sorriu... um sorriso simpático e tão amarelo qual sua face.

Passado alguns minutos Manoel Pina começou a me fazer perguntas; e também a falar...

– Carlos, você se lembra quando nos alistamos no Exército para servir o 28o Batalhão de Caçadores? Olha, meu amigo... se eu tivesse ficado lá, já seria no mínimo Brigadeiro.

– Lembro-me. Fomos dispensados do recrutamento por excesso de contingente – continuei – mas se eu tivesse servido, Manoel, só iria tirar o ano do serviço obrigatório.

– É, mas você não sabe... eu não servi porque não quis! O meu padrinho é um grandola lá dentro – falou baixinho, como se tivesse dizendo algum segredo e ignorando o que acabara de falar – você imagina: ele é super inteligente... Pra se ter uma idéia; entrou como recruta e já é Almirante do Exército.

Engoli aquela lorota a seco e dei graças à Deus por seus filhos terem chegado naquele momento. Os garotos chegaram enlameados e sem caranguejos no cofo.

– Pai, tá difícil pegar caranguejos; os buracos estão fundos demais – falou Maurício, o filho mais velho do Manoel, que tinha quatorze anos.

Nada respondeu ao garoto, mas, tentou explicar-me:

– Eles adoram brincar de gado, aprisionando os bichinhos.

Àquela altura, eu já estava me sentindo incomodado; me sentindo mal com todas aquelas lorotas e desejando antecipar a minha partida. Mas, como dizer-lhe?

Nisso, mesmo não desejando, escuto Edilza falar, na surdina, a um dos garotos, que fosse até a bodega do Zé Guerra e trouxesse, fiado, seis ovos e um quilo de farinha de mandioca.

Depois de almoçarmos um bom omelete, posso dizer, por sorte minha, meu celular tocou; tenho a impressão que tenha sido o destino; alguém no outro lado, após perguntar se o senhor Antônio Alves Santos estava, pediu-me desculpas e desligou.

– Quem foi, Carlos?

– O meu patrão que ligou do Rio – fui obrigado a mentir – ele pediu-me para que pegasse o vôo das 15h. Tem algo a ser resolvido com urgência na empresa.

– Carlos, meu amigo, para que se preocupar com trabalho? Você acha que eu adquiri todos os meus bens, com preocupação? Nada disso! Consegui sim, com inteligência... com criatividade!

– Eu sei que o homem tem e deve ser criativo, mas preciso ir, Manoel! Noutra oportunidade eu permanecerei mais tempo com vocês.

– Não vai me fazer desfeita, vai?!

– Entenda, amigo...vocês são muito gentis, mas não posso perder o vôo das 15h. Devo estar no escritório às 8h de amanhã.

Ele ficou pensativo, com o indicador sobre os lábios. Depois de alguns segundos, estalou os dedos e falou:

– Já sei! Você sairá daqui amanhã às 5h e chegará ao Rio às 7h10min.

– Mas Manoel, não terá vôo pela manhã antes das 7h. Como eu vou chegar ao Rio antes das 8h?

– Quanto a isso não se preocupe, Carlos! Vou ligar agora mesmo para a Rede Globo e falar com o meu grande amigo, o Dr. Roberto Marinho, e tenho certeza que ele atenderá o meu pedido e garanto que, logo, logo, ele mandará um jatinho vir te buscar!

Aquilo foi demais!...

Tentando me desvencilhar daquele mentiroso, pedi-lhe mil desculpas; agradeci a Edilza pela hospitalidade e, por fim, consegui sair com elegância.

Cheguei próximo ao Terminal Hidroviário, e daquela vez não peguei uma lancha, e sim, uma canoa por nome de Lília; queria demorar um pouco mais a chegar em Aracaju afim de esquecer as mentiras e manias de grandeza de um amigo. Mas na minha volta a Sergipe, daqui a uns dez ou quinze anos, certamente vou reencontrá-lo. Até lá, quem sabe, ele não venha a ser o filho do Presidente da República?!

Carlos Alberto de Carvalho(Carlos Carregoza)

carlos Carregoza
Enviado por carlos Carregoza em 20/09/2006
Código do texto: T244802