A Magia de Shambalah
Não fazem muitos anos, durante a guerra, um homem perguntou a um Mago se devia mudar de residência. O Mago respondeu que podia ficar no mesmo lugar durante seis meses, mas depois estaria em grave perigo e, então, deveria fugir sem delongas. Durante os seis meses que se seguiram o homem teve muito êxito em seu trabalho; tudo estava em paz e suas posses se multiplicaram. Quando os seis meses chegaram ao fim, pensou: "Por quê haveria de arriscar minha propriedade abandonando este lugar tranqüilo? Tudo me parece tão próspero e não existe nenhum perigo aparente. É provável que o Mago tenha se equivocado".
Mas o fluido cósmico não se deteve e o perigo predestinado apareceu de repente. As tropas dos inimigos se acercaram do lugar rapidamente vindas de todas as direções. Então, o homem se deu conta que havia perdido sua melhor oportunidade e que, agora, não podia fugir. Se dirigiu apressadamente para ver o mesmo Mago e contou o que havia acontecido.
O Mago disse que, por certas razões era necessário que se salvasse; mas agora era mais difícil ajudá-lo. "Perdeste a melhor oportunidade, contudo posso fazer algo por você. Amanhã, reúne tua família e segue na direção norte. No caminho encontrará seus inimigos, é inevitável. Quando eles avançarem, afasta-te do caminho e permanece em silêncio. Ainda que se aproximem, ainda que falem contigo, fica calado e imóvel até que tenham se afastado".
E assim sucedeu. O homem com sua família e seus pertences partiu ao amanhecer. De repente no fim da manhã distinguiram as figuras de um grupo armado que se aproximava com toda pressa. Afastaram-se do caminho e permaneceram em silêncio, tensos.
Os salteadores logo se aproximaram e o homem ouviu um deles gritar: Aqui estão! Vejo pessoas aqui. Provavelmente há um bom saque para nós!
Outro respondeu, rindo: Amigo, seguramente dormiste mal à noite, posto que não consegues diferenciar pedras de seres humanos...
O primeiro insistiu: Mas estou a ver um cavalo!
O outro riu: Não creio que chegues longe em cavalo de pedra. Acredita que um cavalo, diante da nossa presença, permaneceria imóvel ?
Todos quedaram-se a rir e zombando do companheiro passaram próximos do grupo imóvel e logo desapareceram na neblina. Assim, naquela situação tão difícil, aquele homem se salvou, porque havia sido útil a Shambalah simplesmente uma vez. Shambalah sabe de todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que acontece, mas seus segredos estão bem protegidos e são revelados apenas por si em oportunidade certa e merecida.