A águia e o Burro

A águia e o Burro

Era uma vez um burro que não gostava de estudar, era preguiçoso, inconseqüente, ria e tudo e todos. Levava a vida sem se preocupar com o seu próprio futuro, apreciava apenas as futilidades da vida, enfim, era um alienado.

Em um belo dia enquanto dormia a sombra de uma árvore, uma majestosa águia pousou em seus galhos e observou o sono tranqüilo do burro, e disse;

- Ei amigo, vamos acordar e participar da grande revolução dos bichos além das montanhas. Temos promessas de liberdade, nunca mais seremos tratados como simples animais. Finalmente teremos o poder de decidir o nosso próprio destino...

O burro encarou a águia com seu olhar preguiçoso e bocejou.

_ Para que? Se me contento com esta vida, tenho comida, não preciso pensar...é o suficiente.

A águia o encarou com indignação, e disse;

_ Então quer carregar fardos de palha o resto da vida, amigo?. Não, merecemos mais!

_ bobagem...

A águia encarou o horizonte, com um olhar enigmático, como se sua visão observa-se além das montanhas em busca de algo novo.

_ Devo partir o destino me espera. Mas lembre-se amigo, um dia seus donos irão lhe descartar como tralha velha, quando já estiver velho e cansando. Toda a vida de submissão não lhe valerá de nada, perderá tempo amigo...

Sendo assim, a águia abriu suas grandiosas asas e partiu voando rasante entre as nuvens. Enquanto isto, o burro permaneceu durante anos e anos perdido em sua própria alienação.

Moral da historia; os fortes sobrevivem quando tem um objetivo, os fracos coexistem quando parasitam na vida.

Taiane Gonçalves Dias
Enviado por Taiane Gonçalves Dias em 05/07/2010
Reeditado em 09/07/2010
Código do texto: T2360328
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.