UM DIA É DA CAÇA, OUTRO DIA DO CAÇADOR

UM DIA É DA CAÇA, OUTRO DIA DO CAÇADOR

Seu Jeremias gostava de contar que certa vez, acompanhado de seus seis filhos plantaram uma roça de milho muito grande; maior que dos outros anos. Foi num ano de muitas chuvas, com promessa de fartura abundante.

O milharal estava de dar gosto, vicejante A lavoura cuidada com capricho, as espigas bem granadas, a roça salva, esperando só o tempo de colheita. Era só alegria. A família já fazia planos para comprar mais umas vacas de leite, e se tivesse um pouco mais de sorte, daria para melhorar a casa.

Até ali, tudo bem, mas tinham que dar um jeito nos predadores, principalmente naqueles que vinham na calada da noite, a exemplo das capivaras, pacas, quatis, macacos, entre outros, cada qual mais voraz e faminto.

Daí, surgiu a ideia de se construir quatro fojos dentro da roça, na tentativa de capturar alguns deles. Se conseguissem capiturar algumas capivaras ou pacas, então, seria uma ótima recompensa como complemento na dieta da família, pois são animais de carne muito apreciada.

Na primeira manhã, quando seu Jeremias e um dos filhos foram conferir a lavoura, pensando encontrar uma capivara ou uma paca, olha quem estava lá dentro, na maior aflição, lutando, sem conseguir sair! O seu vizinho e compadre Adivo com um saco de milho verde do lado. Difícil imaginar a decepção que tiveram. Logo o compadre Adivo que nunca plantou roça!

__Mas compadre, como foi que o senhor veio cair aqui?

Muito assustado e sem graça, seu Adivo balbuciou uma farsa, dizendo que não se tratava daquilo que seu compadre estava pensando...

__Foi assim, compadre Jeremias:

Ontem, depois que jantei, logo foi turvando, chamei os cachorros, peguei estas espigas de milho e ia levá-las para um ceveiro de pacas na beira do ribeirão, pouco abaixo daqui. Quando passava na frente dessa roça, os cachorros levantaram uma caça, parecia bicho grande, deram nesta direção e ficaram latindo sem parar. Eu assobiei, gritei por eles, mas nada. Foi aí, que vim saber o que se passava. Aqui dentro da roça, na escuridão, terminei caindo neste buraco. Compadre Jeremias, isso para mim é uma vergonha.

__Não é vergonha, não, compadre Adivo. Só espere mais um tempinho aí, enquanto vou em casa pegar uma corda e mandar avisar para a comadre Maricota, que os senhor foi encontrado são e salvo!

(Nota: Fojo consiste de uma cova funda, cuja abertura é disfarçada com ramos, para nela caírem animais silvestres.)

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 19/06/2010
Reeditado em 13/09/2022
Código do texto: T2329348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.