A TRISTEZA E A ALEGRIA
"Entristecidos,mas sempre alegres"(Co.2:6,10). A tristeza era bela,mas a sua beleza,era como a beleza do luar,quando passa através dos ramos das árvores na mata e forma pequenas poças de prata no chão.Quando a tristeza cantava,as suas notas soavam como o doce e suave gorgeio do rouxinol,e em seus galhos havia aquele ar de quem cansou de esperar pela alegria.Ela sabia, compadecidamente, chorar com os que choram,mas alegrar-se com os que se alegram,era-lhe desconhecido. A alegria era linda também,e a sua beleza era como a beleza radiante de uma manhã de verão. Seus olhos ainda traziam o riso alegre da meninice,e em seus cabelos pousava o brilho do sol.Quando a alegria cantava,a sua voz se lançava aos ares como o da cotovia,e seus passos eram como os passos do vencedor que jamais conheceu a derrota.Ela podia alegrar-se com os que se alegram,mas chorar com os que choram,era-lhe desconhecido.Disse a triteza pensativa à alegria:- Nós nunca podemos estar unidas.- Não nunca. E os olhos da alegria ficaram sérios quando respondeu.- O meu caminho atravessa campos ensolarados;as roseiras mais lindas,florescem quando eu passo,para que as colha,e os melros e toldos,esperam a minha passagem,para derramar os seus mais alegres trinados.-O meu caminho,disse a tristeza,afastando-se vagarosamente;atravessa a mata sombria,minhas mãos só podem encher-se de flores noturnas.Contudo,toda a beleza e valor que a noite encerra,me pertencem! Adeus, alegria,adeus.Quando ela acabou de falar,ambas tiveram consciência,de uma presença próxima,indistinta,mas com um aspesto de realeza.E uma atmosfera de reverência e santidade,as fez ajoelharem-se perante Ele.-Eu O vejo como o Rei da Alegria,murmurou a triteza;pois sobre a Sua cabeça,estão muitas coroas,e as marcas de Suas mãos e pés,são sinais de uma grande vitória.Diante dEle toda a minha tristeza está se transformando em amor e alegria imortais,e eu me dou a ele para sempre.-Não tristeza,sussurrou a alegria,eu o vejo como o Rei da dor;a sua coroa é de espinhos,e as marcas de suas mãos e pés,são marcas de uma grande agonia.Eu também me dou a Ele para sempre,pois a tristeza com Ele deve ser muito mais doce do que qualquer alegria!...-Então nele nós somos uma,exclamaram com júbilo;pois sómente Ele poderia unir a alegria e a tristeza.De mãos dadas sairam elas para o mundo,para seguí-lO na tempestade e na bonança,na desolação do inverno e na alegria do verão;entrestecidas mas sempre alegres.