A HISTÓRIA FANTÁSTICA DE ESDRAS ESFELUNTES

A HISTÓRIA FANTÁSTICA DE ESDRAS ESFELUNTES

TUDO COMEÇOU com uma passeata de aposentados reivindicando reajustes salariais. Esdras Esfeluntes, ex-corretor de túmulos e mausoléus de moderna necrópole, estava na lista para falar numa assembleia de rua, com o apoio do sindicato dos bancários que dirigia a manifestação geral. Esperou sua vez com extrema paciência. Afinal, havia suportado incômodos e infortúnios durante toda a vida, com resignação e tranquila perseverança. Talvez tenha aprendido resiliência com os cadáveres. Ele lhes abria as covas e os aconchegava a sete palmos de chão.

NÃO SERIA agora que a ansiedade por dizer algumas palavras em público poderia tirá-lo do sério. Quando, afinal, anunciaram seu nome, subiu a escada até o palanque no alto do caminhão, pegou o microfone, e o imprevisto discurso ecoou pelas caixas de som, do alto do tablado improvisado na carroceria da carreta, na praça central da cidade.

HAVIA NA manifestação mil matusaléns, segundo informações da PM. Doze mil anciãos na contagem dos órgãos de imprensa. Os idosos estavam realmente revoltados com a falta de poder aquisitivo de suas aposentadorias, dos salários quase sem dinheiro. Esdras inicia o discurso sob certa expectativa:

— "Descobrimos afinal, meus caros amigos, que podemos conseguir algumas coisas quando unidos. Sozinhas, nossas ideias e ideais são frágeis folhas de outono conduzidas sem rumo ao sabor do vento. Do vento levou".

Quem conhecia Esdras não esperara ouvir dele nenhuma proposta inusitada. Algumas pessoas de seu conhecimento se perguntavam:

— Por quê, logo ele, pediu a palavra???

— "Por que temos de implorar para fazer valer nossos direitos??? Por que não são reconhecidos naturalmente pelas instituições que deveriam nos proteger??? Estamos sempre empenhados em lutar contra injustiças, mentiras e excessivos privilégios de poucos que sentem prazer em nos escravizar. Em nos humilhar".

O discurso ganhou certo interesse na diversificada plateia:

— "Mesmo agora, depois de aposentados, temos de vir às ruas clamar pelo mínimo. Por que até o pão, o feijão e o café com leite nos é roubado??? Por que temos de nos contentar em ser satanizados"???

— Aonde está querendo chegar o Esdras, meu Deus do céu”, comenta uma senhora dirigindo-se ao marido do lado.

— "Vamos exigir mais, recuperar mais. Muito mais que migalhas materiais. Vamos contestar a injustiça mais vil de todas, aquela que nos lança na sórdida incerteza da mortalidade".

Desta vez ouviram-se sorridentes zombarias abafadas. Risadinhas incontidas, sorrisos amarelos, e interjeições de surpresa:

— Que quer ele dizer com isso???

— O Esdras pirou???

— Ingeriu quantas doses a mais???

— Ele é mesmo alcoólatra???

— "Não compreendem? Emociona-se Esfeluntis, unidos podemos mudar a história, impedir o declínio de nossas vidas. Quem estará contra nós na greve geral contra a morte"???

A multidão aplaudiu:

— Chega de morte, diziam alguns.

— Abaixo a sinistra, gritou alguém.

— Queremos viver: viva a vida, disseram outros.

Em poucos dez minutos começaram a aparecer cartazes com slogans nunca vistos antes em movimentos sindicais coletivos de ruas e passeatas.

Os meios de comunicação marcaram presença. Fotógrafos, jornalistas curiosos e as câmaras dos jornais tvvisivos mostravam certo interesse. Afinal, aquela estranha intervenção poderia gerar alguns segundos de notícia numa reportagem dos jornais noturnos e comentários em mesas redondas.

A reivindicação, em pouco tempo se tornou nacional. Em alguns dias, global. De Milão, na Itália, surgiu o refrão:

— "Mudará, mudará a nossa sorte. Não queremos, não queremos mais a morte".

O protesto ganhou mundo via noticiários. E um “site” na Internet.

Velhinhos e velhinhas, que há alguns dias mal podiam andar, dançavam agora, em plena rua, ao som de músicas estilo “trench-town” e “rock paulisteira”. Nos hospitais, doentes terminais, levantavam-se como se movidos por inusitada energia, magicamente revitalizados. As farmácias e os abrigos da terceira idade foram perdendo clientes.

A indústria e o comércio de produtos geriátricos faziam promoções com descontos absurdos, de até oitenta por cento no preço dos genéricos, na esperança de terem seus consumidores de volta à caixa registradora.

As empresas funerárias fechavam as portas por falta de clientes. Os quase moribundos saíam dos leitos pedindo uma birita para abrir o apetite, e devoravam iguarias refinadas, ou simplesmente feijoadas, picadinhos à paulista, mãos de vaca, tutus à mineira, angus à baiana, churrascos à gaúcha, ou buchadas de bode, conforme os condicionamentos alimentares regionais.

A morte, flagrada num banco de uma pracinha de subúrbio, de madrugada, procurava, em vão, lê a página dos obituários. Nenhum anúncio de mortos. Dia seguinte a sinistra pagou uma agência de publicidade para criar uma mensagem de página inteira, publicada nos principais jornais, cancelando seus ruinosos compromissos por mais trinta dias.

Em São Paulo conhecido político demagogo, para obter votos dos eleitores com mais de setenta anos, prometia em campanha eleitoral, um virtual metrô especial: "o fura-avenidas matusalêmico", com horário só para os idosos. Enquanto isso, os jovens universitários se mobilizavam no sentido de impedir que “esses malditos cheios de cãs”, prosseguissem impedindo a natureza de cumprir suas determinações naturais.

Alegavam os supostos mancebos, que a população cresceria horrores, não haveria recursos naturais capazes de alimentar toda essa gente ancestral. Os haveres do Estado, em franco processo de escassez, estariam em vias de decretar "Estado falimentar", devido a inflação de pessoas idosas.

Um programa de debates tvvisivo marcou data para uma mesa redonda com representantes dos dois grupos. Na porta da emissora alguns jovens agitavam faixas com dizeres:

— “Gagás FDP, vão se danar”.

— “Vão queimar no inferno”.

— “O capeta está sentindo a falta de vocês”.

Esfeluntes, meio desanimado, tentava levantar o moral dos companheiros, que, com suas faixas repetiam os “slogans” contra a Senhora da Foice. Mas aquele pessoal bem vestido, roupas de grife padronizadas, tênis com tríplice palmilhas acolchoados, alguns visivelmente drogados, outros barbudos, cruéis, bonitinhos, ordinários e malvados, porém impetuosamente jovens, queriam as coisas como sempre foram. Eles acusavam os assalariados de pretenderem esvaziar os recursos públicos com o pagamento prolongado de aposentadorias. Acusavam-nos de inflacionar o mercado de trabalho. Eram moços, tais mudanças entravam em conflito com seus interesses no de ofertas de trabalho.

A Ceifeira aproxima-se, curiosa da movimentação, pairando a alguns metros do solo. Esfeluntes, chamando-a respeitosamente de Senhora, estende-lhe os braços enquanto abre caminho em meio ao grupo ouriçado de estudantes.

Aproximando-se dela, da sinistra, e pede:

— "Por favor, leve-me daqui".

Nesse momento a Aziaga estende o braço direito e o corpo de Esdras parece, aos olhos estupefatos dos presentes, esticar-se em direção a ela, como se fosse elástico. Logo depois se distanciou, sumindo numa luminosa esteira em direção às nuvens. A vida, os sonhos, a carne ilusória da rotina: tudo e todos eles voltaram ao hábito condicionado da normalidade. Ao procedimento habitual.

Pouco depois, uma senhora sexagenária, com ares de simulada preocupação, comenta com um senhor ao lado, provavelmente o marido:

Mudar alguma coisa nesse mundo, é mesmo muito difícil.

Ao que o cidadão em resposta, pergunta:

— Meu Deus, aonde estará o Esdras agora?

DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 03/04/2010
Reeditado em 30/10/2023
Código do texto: T2175712
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.