O Burro e a Poesia...



Certa vez, Dona Poesia passeava por um caminho íngreme que levava ao pico de uma montanha. Andava p´ra se distrair, pois naquele dia não havia encontrado ninguém que lhe desse a honra de ser transformada em letras... Conversou com as flores, com os passarinhos, e até se banhou nas águas de um pequeno riacho que por ali corria límpido e transparente...



Sentindo-se cansada, já ia se recolher em seu castelo de nuvens quando viu um burro que caminhava de cabeça tão baixa, que quase beijava o chão... Ela ficou penalizada e foi ao seu encontro...



_Bom dia Sr. Burro! O que houve que o senhor está tão triste? Está indo à algum lugar? Posso lhe ajudar?...
O Burro com dificuldade, levanta a cabeça p´ra visualizar a dona daquela voz tão envolvente que o questionava... E se assustou, pois, não havia ninguém, ou melhor, ele sentia aquela presença, mas não conseguia visualizar...
_Bom dia, respondeu o Burro... Meio sem graça, pois, pensou que por sua fraqueza, já não conseguia mais enxergar...  E sem perguntar com quem falava, foi logo se explicando... Estou indo ao pico da montanha, porque me disseram que lá mora a Poesia, e dizem que ela nos ajuda a encarar as angústias e tristezas da vida... Sabe senhora, há muito tempo que venho sofrendo, e agora sinto que minha vida está findando, e dizem que a poesia nos dá nova vida... Dizem que ela é mágica, e que cura todas as feridas d´alma... Então tentei escrever algumas, mas me repreenderam dizendo que não podia escrever tristezas, que só podia se fossem de alegria... Como não tenho essa alegria, vou ao pico da montanha na esperança de lá encontrar uma alegre poesia...
_Dona poesia ouviu emocionada o relato do Burro... E com lágrimas nos olhos, o envolveu em uma suave brisa fazendo-o perceber de que não era um Burro, mas sim um magnífico Alazão... E disse-lhe... 



_Sr. Burro, digo, sr. Alazão o senhor não precisa mais caminhar, pois quem você procura, mora em qualquer lugar, não existe uma regra para os sentimentos em poesia, ela envolve todos os sentimentos, inclusive a tristeza... E transformando essa tristeza em poesia, você estará libertando a maior delas, que é a do amor e da alegria... Quem lhe recriminou por escrever tristezas é porque nunca conheceu a verdadeira magia da Poesia... Ser poeta, não é pra qualquer mortal, pois esse mundo mágico pertence a seres especiais que por vontade do Criador vieram viver entre os seres comuns...
_Naquele momento, o  Alazão visualizou uma Potranca toda faceira trotando pelas ruas de um imenso jardim...




IMAGENS GOOGLE