PALHAÇO, ARLEQUIM, E COLOMBINA.

(PALHAÇO ARLEQUIM COLOMBINA.)

FOI COMO ONTEM? NÃO... NÃO... NÃO SEI. FOI COMO UM CANTO DE FADA? SIM, TALVEZ. UM ARLEQUIM PULAVA NO TEATRO DA VIDA, COM SEUS SALTITANTES SALTOS, SE EMBRIAGAVA COMO TAMBÉM A PLATÉIA. SERIA REALIDADE? TALVEZ SIM, TALVEZ NÃO. POIS COMO TUDO ERA FANTASIA, NÃO SABERIA DEFINIR AONDE PRINCIPIAVA AQUELA DITA ALEGRIA, OU AONDE INICIAVA A FANTASIA. NÃO... NÃO SABERIA RESPONDER. POIS TODOS NÓS SOMOS UM POUCO DE ARLEQUIM, QUE CHORA NO FINAL DA PELA A BELA COLOMBINA. QUE FOGE COM PALHAÇO. NA QUAL O PALCO É DESENHADO PERFEITAMENTE POR MÃOS SÁBIAS, E A TERRA TORNA-SE O TEATRO PERFEITO. POR NÃO? POR NÃO! SE OBSERVARMOS BEM, VEREMOS QUE ESTES TRÊS PERSONAGENS HABITAM EM TODOS NÓS. ALGUNS PODERÃO DIZER-ME QUE NÃO. MAS REAFIRMO; QUE MUITAS VEZES, VIVEMOS ESTES TRÊS PERSONAGENS CONSCIENTES, OU INCONSCIENTEMENTE NO CERNE DE CADA UM. COMO PODEMOS DEFINIR O PERSONAGEM DO ARLEQUIM: PERGUNTO. COMO? NA MINHA VISÃO, PRESSINTO QUE A PERSONALIDADE DESTA FIGURA, ASSENTA-SE BASICAMENTE NA TRISTEZA, DESENCANTO, DORES, MAGOA. AI ESTA NA MINHA CONCEPÇÃO DA FIGURA DO ARLEQUIM. SIM! A SUA PERSONALIDADE VIVI ASSENTADO EM UMA BASE ESSENCIALMENTE TRISTE POR EXCELÊNCIA. MAS PARA DISFARÇA DIANTE DA COLOMBINA, FINGE-SE ALEGRE. MAS, QUANDO O PALHAÇO ADENTRA EM CENA, ELE NO MESMO ESTANTE RETORNA SUA ORIGINAL PERSONALIDADE, A INTENSA TRISTEZA. FINALIZANDO EXPONHO ESTE SER QUE HABITA NO IMO DENTRO DE NÓS, É COMO OS PIRILAMPOS, ENQUANTO NÃO EXISTE LUMINOSIDADE, MAIORES QUE A SUAS, ELES SE CONSIDERAM OS REIS DAS NOITES. ISTO É, SÃO OS REIS DAS COLOMBINAS. MAS, COM SURGIMENTOS DOS LUMES ARTIFICIAIS ELES BUSCAM NOVAS PARAGENS ATÉ QUE UM DIA SE EXTINGUIRAM. VEJAMOS A SEGUNDA PERSONALIDADE COLOMBINA! ALGUÉM PODERÁ PERGUNTAR-ME, COMO ESTA PERSONAGEM PODE COEXISTIR NO INTIMO DE CADA UM, COM O ARLEQUIM? RESPONDEREI NESTES TERMOS. VÁRIAS VEZES CAMINHAMOS PELAS CALÇADAS DO MUNDO, DEPARAMOS COM FATOS, DETALHES QUE MUITAS DAS VEZES NOS CHAMA ATENÇÃO. UM JARDIM ESPLENDIDAMENTE FLORIDO, UM INFELIZ DESASTRE, UMA PAISAGEM HARMONIOSA, UM SOFRIMENTO IMENSO DE ALGUÉM MUITO QUERIDO, OU UMA ALEGRIA INTENSA DESSA MESMA PESSOA. PODEMOS ANALISAR COERENTEMENTE A PECULIARIDADE DESSA PERSONALIDADE QUE HABITA NO CERNE DE CADA UM. É DE ALEGRIA, E TRISTEZA. POR ESSES FATORES, QUE O ARLEQUIM NÃO A COMPRE TOTALMENTE. POIS COMO SABEMOS, ELE É POR EXCELÊNCIA TRISTE, ELA PELO CONTRARIO MESCLA A TRISTEZA COM A ALEGRIA. QUANDO ELE VIVE NO CAMPO DA TRISTEZA, O ARLEQUIM HARMONIZA-SE PERFEITAMENTE COM ELA. MAS QUANDO ELE ADENTRA NO MUNDO DO DESLUMBRAMENTO, ELA SENTE A PRESENÇA DO PALHAÇO INTENSAMENTE. FINALIZANDO MINHAS ANALISE, EXPONHO O SEGUINTE. ESTA PERSONALIDADE, QUE CHAMAMOS DE COLOMBINA, NADA MAIS É A CONTINUAÇÃO DO POBRE ARLEQUIM. POIS QUANDO ELE SAI DE CENA, ELA LOGO ENTRA EM SEU LUGAR. OUTRAS VEZES, AMBOS ANDAM JUNTOS VÁRIOS DIAS ATÉ MESES, E RARAMENTE ANOS. MAS PODE ISTO PODE ACONTECER. COMO CONSEQÜENTEMENTE OS TRÊS JUNTOS. POR ULTIMO VAMOS APRECIARMOS A ULTIMA PERSONALIDADE QUE RESIDE NA ESSÊNCIA TODOS NÓS SERES HUMANOS O PALHAÇO. DEFINO O PALHAÇO EM TRÊS TERMOS. (1*. OPOSTO DO ARLEQUIM. SIM, POIS ESTE PERSONAGEM VIVE CONSTANTEMENTE EM UMA ALEGRIA FASCINANTE. SUA ALEGRIA É IMENSAMENTE CONTAGIANTE, QUE ELE RI DAS ENORMES INFELICIDADES SEJA MORAL, OU FINANCEIRA. CONTAGIA-SE COM OS SOFRIMENTOS ALHEIOS, PARA ELE, NADA EXISTE FORA DA SUA PSEUDA ALEGRIA. MAS ALEGRE ELE FICA, QUANDO CONSEGUE PERPETRAR DISCÓRDIAS NO MEIO DE AMIGOS,OU FAMÍLIA. AI ENCAIXA AQUELE VELHO DITADO. “A MAIOR ALEGRIA DO PALHAÇO, É VER O CIRCO PEGAR FOGO.” E TORNA-SE UMA REALIDADE. POIS SE OBSERVAMOS BEM, VEREMOS QUE ESTE PERSONAGEM HABITA EM TODOS NÓS SERES HUMANOS. POIS SE OLHARMOS BEM, VEREMOS QUE ESTE PERSONAGEM VÁRIA, VÁRIAS VEZES DELEITA-SE COM TUDO. PARA ELE, SOMENTE EXISTE UMA ÚNICA COISA. ALEGRIA! SIM PARA ELE SOMENTE EXISTIRA ESTA PALAVRA, ALEGRIA APARENTE. ESTE É PRIMEIRO TERMO. O “2* TERMO. NESTE SEGUNDO TERMO, ABRIREI LINHA INFINDÁVEL DO TEMPO. SIM! POIS NESTA SEGUNDA FASE, O TEMPO SERÁ PRINCIPAL ACIONISTA DESSE PERSONAGEM. OLHAREMOS UMA MULHER PROFUNDAMENTE COMENTADA NA HISTÓRIA, PELA SUAS PERSONALIDADES. ISTO É ARLEQUIM, COLOMBINA, PALHAÇO. FALO DE MESALINA, QUE COM UMA VOLÚPIA INDECOROSA, MODIFICOU UM IMPÉRIO. ELA POSSUÍA A PERSONALIDADE, MAS ACENTUADA DO PALHAÇO. OUTRO SER POSSUIDOR INTIMAMENTE DESSA PERSONALIDADE FOI CALÍGULA. PODEMOS VER OUTROS. EXEMPLO; NERO, DIOCLECIANO, CLEÓPATRA, LUCRECIA BORGES, SÉRVIO BORGES, E TANTOS MAIS. SIM! POIS QUEM VIVE NA ORGIA, DIGO COM PLENA CERTEZA, POSSUI, MAS ASCENDÊNCIA DA PERSONALIDADE DO PALHAÇO. NÃO QUERO DIZER COM ISSO, QUE ELES NÃO TENHAM DENTRO DE CADA UM AS OUTRAS DUAS PERSONALIDADES. NÃO! ELES AS POSSUEM, MAS SOMENTE DESPERTAM NAS OCASIÕES ADEQUADAS. POIS COMO EXPONHO SEMPRE, NA MÃE NATUREZA, JAZER UMA HARMONIA PERFEITA. NESTE MOLDE, FINALIZO O SEGUNDO TERMO. VEREMOS O ULTIMO TERMO. SE OBSERVAMOS BEM, VEREMOS NA REALIDADE A PERSONALIDADE DO PALHAÇO ENFRONHADO CONTINUADAMENTE NOS NOSSOS ATOS DIA A DIA. PODERÁ PERGUNTAR-ME COM É PROPRIAMENTE A VIDA DO PALHAÇO? RESPONDO NA SEGUINTE FORMA. PARA, ANALISARMOS CONVENIENTEMENTE SUA PERSONALIDADE, NÃO SERÁ PRECISO IR MUITO LONGE. RESUMINDO MINHA ANALISE, PROCUREMOS OBSERVAMOS NOSSAS AÇÕES COTIDIANAMENTE. SIM! SE FIZERMOS ESSAS ANALISES, VEREMOS QUE TODOS OS DIAS, ESTE PERSONAGEM CONTINUAMENTE HABITA INTRINSECAMENTE EM CADA UM DE NÓS. COMO CONSEQUENTEMENTE O ARLEQUIM, E A COLOMBINA. PORTANTO FINALIZO DIZENDO; EM TODOS OS ATOS COTIDIANOS, ESTAREMOS QUER DESEJAMOS OU NÃO, COM ESTES PERSONAGENS. POIS A TERRA É UM AMPLO TEATRO, AONDE CADA SER HUMANO TEM UNS MAIS A PERSONALIDADE DO PALHAÇO, OUTROS DO ARLEQUIM, OUTROS TANTOS DA COLOMBINA. EXISTEM OUTROS QUE POSSUEM AS TRÊS PERSONALIDADES ENTRELAÇADAS CONTINUAMENTE. UMA VEZ QUE O PLANETA TERRA, PRATICAMENTE DESDE PRIMÓRDIO DA SUA ERA, É O PLANETA DOS PALHAÇOS, ARLEQUINS, COLOMBINAS. DESDE MODO, VOLTO INQUIRIR. FOI COMO ONTEM? NÃO,... NÃO,... NÃO TENHO AS RESPOSTAS. FOI COMO UM CONTO DE FADA? SIM, QUEM SABE! TALVEZ? FOI DENTRO DESTE CENÁRIO ESSENCIALMENTE MÍSTICO, QUE AVISTEI UM ARLEQUIM SALTITANDO NAS PRAÇAS DAS VIDAS!

&&&

AA. ------ J. ------ DE. MENDONÇA

23.----12.---2009

Maroty
Enviado por Maroty em 03/03/2010
Reeditado em 11/05/2014
Código do texto: T2117046
Classificação de conteúdo: seguro