O rei solitário

Num reino muito distante, havia um rei, que mesmo com todo o seu poder e sua riqueza, não havia encontrado nenhuma moça para tomar como sua esposa.

Havia muitas moças solitárias ali, mas nenhuma tocava o seu coração.

De em tempo em tempo, seus súditos lhe apresentavam belíssimas donzelas que fariam qualquer homem destas terras amolecerem seu bruto coração.

Mesmo assim, o rei não conseguia se decidir e dispensava todas elas.

O rei sentia urgência em casar, pois tinha que prover imediatamente um herdeiro.

Já com certa idade, e vendo que o tempo era seu maior inimigo, resolvera, então, usar outra forma de avaliar suas candidatas a rainha.

Reuniu os seus súditos, e incumbiu a cada um a trazer uma virgem para a seleção.

Tempo depois, os súditos cumprindo a missão, trouxeram cada um a mais bela virgem do reino.

O rei analisou cada uma, considerando itens como família e educação.

Depois disto, ficaram apenas três donzelas para disputar o trono.

Então, o rei ordenou:

_ Vão, e me tragam ao fim do dia o que encontrarem de mais valioso.

As três moças saíram do palácio eufóricas, e mais que depressa, começaram a busca por algo muito valioso, como o rei havia dito.

Ao final do dia, elas voltaram à presença do rei, cada uma acreditando que seria a escolhida.

O rei disse:

_ muito bem. Quero que me apresentem o que vocês encontraram de maior valor para mim.

A primeira, empolgada, se aproximou do rei, e apresentou um pano todo bordado a mão.

_ Trago para o rei o que de mais valioso poderia lhe dar. Este pano foi bordado por mim. Esta é uma arte que passa de geração a geração na minha família. Se eu for a escolhida por ti, meu rei, farei muitos mantos mais belos que este para ti.

O rei olhou e disse:

_ muito bem. Seu tesouro me agradou. O que a próxima trouxe?

A segunda, julgando ter o mais precioso tesouro, logo se apresentou ao rei.

_ Aqui está meu senhor. Meu pai trabalha na mina e me deu este precioso diamante. Se eu for a escolhida, trarei muitos diamantes para colocar em sua coroa.

O rei ficou encantado com aquele tesouro.

_ Este diamante é mesmo muito precioso. Meus olhos estão radiantes com tamanha beleza, mas eu seria injusto se não visse o tesouro da última candidata.

Porém, ao olhar para a moça, o rei percebeu que ela nada tinha nas mãos.

Então, furioso, o rei esbravejou:

_ Você não trouxe nada para mim? Não deu importância a ordem que eu lhe dei?

A moça, muito nervosa, respondeu:

_ Não senhor, eu trouxe o meu tesouro para ti.

O rei ficou mais zangado, pensando que a moça estava debochando dizendo que havia trazido algo que ele não conseguia ver.

_ Está brincando comigo moça? Não vejo nada em suas mãos. Afinal de contas, onde está o seu tesouro?

_ Meu senhor, quando me disseste para buscar o mais valioso tesouro do reino, me pus a procurar em todo o canto algo que valesse muito para ti. Quando eu já estava cansada e prestes a desistir, eu percebi que eu tinha dentro de mim algo mais precioso que toda a riqueza da terra ou qualquer coisa feita pelas minhas mãos. Então, nada mais tenho a lhe entregar de mais valioso, que não seja o meu coração, pois só assim serei sua por completo, lhe servirei com a minha vida e me terás para sempre junto a ti.

O rei ficou tão encantado com aquela moça que disse:

_ Moça, suas palavras tocaram o meu coração e com certeza me trouxeste o mais valioso tesouro. Até agora, todas as candidatas me trouxeram coisas que para mim não foram nenhuma novidade, mas você me trouxe a única coisa que faltava em minha vida. Por isso, te escolho e faço de ti minha rainha, minha companheira e a mãe dos meus filhos.

E ao se dirigir aos seus súditos, o rei exclamou:

_ Avisem a todo o povo que o rei encontrou a sua esposa e que este reino finalmente terá uma rainha e um herdeiro.

E assim aconteceu. O rei se casou e seus dias foram longos e felizes ao lado de sua amada e seus filhos.