O MURO DA ILUSAO

               Estou nos meus 36...casado, um filho de 12 anos...sou empresario, tenho um comercio de atacado de artigos para papelarias, escritorios...tenho uma boa casa, um carro para mim, do ano, e a esposa outro, frequentamos bom clube, boa conta bancaria, nada material me falta, nem a minha familia e meu filho estuda em uma boa escola particular...quer ser medico..vamos ver, tomara!!!

                          Tenho uma chacara num lugar montanhoso, gostoso, frio no inverno, quente no verao e tenho um apartamento na praia..na chacara como e' mais perto, vamos sempre, no apartamento uma vez por ano, no verao, e somente uma semana, vive alugado por la'..a imobiliaria insistiu e tinha razao..os alugueis por semana pagam as despesas de condominio e agua, luz...

                            Como veem tudo para ser feliz...mas nao sou, me falta algo e porisso me atiro no trabalho..comeco cedo..7 hs ja' estou por la' e so' saio de la' quando o ultimo empregado diz boa noite...fecho tudo e' sempre ai pela 8/ 8.30 da noite....acho minha vida insipida...sem sabor...sem sal ..sem acucar..sem tempero!!!

                             Esposa e filho vivem me cobrando mais tempo junto com eles..que jeito?..se fico com eles nao trabalho e se nao trabalho vao reclamar que nao temos dinheiro!!...queixas de mao dupla....mas de tanta cobranca resolvi...ajeitei tudo la' na firma, fomos ficar uma semana na chacara... convidou a irma..para ter alguem com ela, vieram os sobrinhos, para meu filho ter com quem brincar...e eu sobrei...meu cunhado vira' so' no sabado...pelo menos vou ter com quem conversar, tomar cerveja...jogar conversa fora...enquanto isto vou nadando, e jogando bola com a molecada...fazer o que?...querem? vao ter...mas me falta algo!!!!!

                     Dois dias depois que estamos por la, jogando bola com os garotos , a bola vai por cima do muro que tem la' no fundo da chacara...vou atras...pulo o muro....e fico procurando a bola...vou entrando no mato, nada...procuro..procuro...e ouco uma risada, uma risada gostosa e uma voz feminina dizendo:-

                        E' isto que procura?

                         Olho e vejo a bola na mao de uma garota, vestida de camponesa e....camponesa?..pera ai!!! de onde saiu coisa tao linda assim?...nunca vi por aqui...me pareceu aquelas pinturas italianas do seculo XIX...morena trigueira, dentes brancos...sorriso maroto, gostoso.....

                          Sim...pode me passar?

                           Nao passou...atirou longe, com forca, a bola sumiu no meio do mato...era declive, ruim de ir atras..mas fui.. fui...e nada da bola...ouvia seu riso cristalino..e vi a bola na mao dela de novo...fui atras...corria...corria...parei, nao sou nenhum garoto, como ja' disse estou quase nos 40...sem folego sentei em uma pedra...ela voltou, sentou ao meu lado..

                            Liana...meu nome...Liana...e o seu?

                            Rasec..

                             Rasec?...e riu, jogou a cabeca para tras e ria...Rasec?...que nome estranho...nunca ouvi..deve ser unico nao?

                             Por aqui sim...nao no pais dos meus avos..tenho o mesmo nome do meu avo...

                             Nunca te vi por aqui....moras na casa atras do muro?

                             Sim....a chacara pertence a mim

                             Chacara?...que e' chacara?...ali e' a quinta Bonaventura...conheco o dono por la"..signore Bartolo, amigo de minha familia...conheces Agnata?...tem minha idade...somos amigas....quantos anos tem?

                              36

                              Tenho 18...tens o dobro da minha idade, quer a bola de volta?

                               Sim, e peguei, ja' que me tinha estendido , fui levantando e indo em direcao  ao muro...nao conseguia encontrar o danado...andava, seguia Liana e nada..nada do muro...

                                 Mas eu nao tinha andado tanto assim...e de repente vi uma estrada que nao conhecia...serpenteava morro abaixo, Liana foi descendo...me chamando, me acenando..fui indo, seguindo...e de repente me vi na entrada de uma vila..e vi..vi

                                  Vi aquilo que me faltava....meu coracao bateu mais forte..ela se virou...sorriu e veio na minha direcao..como no sonho, como na falta que me fazia.....Zilia...Zilia...minha Zilia...reconheci na hora...me abracou...me beijou....eu estava em casa agora...e foi para la' que fomos...meu filho me esperava....era ele, meu filho, igualzinho...meu filho querido...minha Zilia...minha casa...minha aldeia..meu povo..

                           Liana chegou perto de Zilia...dizia algo baixinho...Zilia olhava para mim...ouvia Liana mas nao tirava os olhos de mim...vi que explicava algo e Liana se foi...Zilia veio, me deu o braco, fomos caminhando em direcao 'a minha casa...

                            Nao conhecia Liana nao?...ela veio para ca' depois que voce  se foi, mora do outro lado da colina...bem pra la' da quinta Bonaventura..e' travessa...moleca...te achou um tanto esquisito...estranho, mas dei boas explicacoes..parece que entendeu e....

                         E eu pensando:-...eu fui? fui onde?..sou esquisito? estranho? por que?...eu estou em casa.com minha Zilia..meu filho..meu amad......olhei bem para meu filho, de longe me pareceu tao igual...agora que esta' me abracando me parece tao diferente.....estranho!!!....este me parece maior que o outro....outro?...que outro estou pensando?....e de repente me veio como um clarao rapido..uma piscina...meu filho...bola...atras do muro...Liana..Zilia....deve ser sonho...toquei a vida para a frente...eu , Zilia e meu filho........

                 Um dia , andando la' pelas redondezas da quinta Bonaventura...disse ao meu filho que deveria haver um muro por ali...ele disse que nunca tinha visto tal muro...e fomos seguindo na direcao que eu mais ou menos me recordava...e de repente vi...vi o muro...estava diferente...cheio de musgo, escorregadio..passei a mao,. senti a umidade, arvores nao deixavam agora o sol entrar...galhos atravessavam o muro...subi em uma das arvores e  meu filho la' embaixo, sem entender nada..mas meu sonho era real...o muro existia..

                     O galho pendeu em direcao do quintal...quase toquei o muro, escorreguei..tentei me agarrar, nao consegui..fui descendo que nem gato...tentanto me segurar, o musgo nao deixando, eu me sujando todo de verde, e cai..

                      Nao tinha forcas para levantar...me senti cansado, dolorido..e ouco vozes....:-  caiu...caiu sim...caiu da arvore...e' um homem...acho que esta' machucado...oucos vozes mais perto...alguem tenta me virar...olho, um sapato de homem...me vira...o sol forte nao me deixa ver direito...tem mais pessoas....sinto alguem me tocando......esta vivo...cuidado...coloca devagar em cima de duas mesas, dizem....ouco:-...Felipe, venha...alguem se machucou...caiu do muro...rapido!!!....

                          Sou tocado, examinado..nada quebrado, ouco....senhor...senhor..pode me ouvir...sou o dr.Felipe...pode abrir os olhos.......levanto a mao faco sinal que sim....abro os olhos....me levantam devagar...sento...estou , pelo que parece no meio de uma festa.....reconheco meu quintal...minha chacara...tendas, mesas, cadeiras...um altar....uma noiva....um noivo.....um grito, um desmaio...

                             Rasec??!!!!!...tumb

                             Fico aparvalhado, pasmo...quem gritou, pergunto?

                             Dr,Felipe me diz...mamae!!!!

                            Olho bem no rosto...Felipe?...meu Felipe?...mamae?  minha esposa? como?

                            Dr.Felipe vai me levando para uma sombra, me coloca em uma cadeira, confortavel, me serve algo frio, refrescante...bebo, me refaco...nao reconheco ninguem...uma multidao me olhando...parados...so Dr,.Felipe falando....onde esteves?....pulou o muro ha' mais de vinte anos...sumiu..nunca ninguem o encontrou...meu casamento...hoje...foi dado como desaparecido...depois de cinco anos declarado morto...aparece do muro de novo...conta pai, conta...nao conseguia, eu nao conseguiria...eu nao sei...nao saberia!!!

                          Fiquei um ano em um hospital...tentaram de tudo...nada descobriram...contava do muro, nao acreditavam...iam comigo por la'..nada acontecia.. e eu sabia porque...iamos pelas ruas laterais, davamos a volta pelos fundos das chacaras...e eu sabia, deveria pular...se pulasse aconteceria de novo...nao pulava, de proposito!!!

                           Tudo que eu tinha no passado tinha se ido...minha empresa,  a esposa nao conseguindo tocar vendeu...com o dinheiro investiu em um salao de beleza, sauna para noivas, etc..etc..teve sucesso, mandou meu filho para cursar medicina...Dr.Felipe....o apartamento tinha vendido...e manteve so' a chacara....mas...mas tinha casado de novo....nao me importei....foi um  divorcio estranho o nosso..ela teve que divorciar do marido...se divorciar de mim, eheheh....e casar de novo com o marido...que trabalhao!!!...eu estava livre...solteiro....desimpedido....nao, nao estava...e Zilia...e meu outro filho.....pulei o muro de volta!!!

                       Cai no muro...escorreguei no musgo...meu filho veio correndo, .....machucou pai?....nao filho...nao...vamos pra casa...sua mae esta' nos esperando....fui

                      Fui cantando, pulando, brincando com ele...ele correndo na frente...eu correndo atras dele...dois garotos...duas criancas...meu filho, minha Zilia...meu lar...meu povo....estava em casa.

                      Nunca mais pulei o muro de volta...fiquei, vi meu filho acabar de crescer...ir estudar medicina la' na capital...e voltar com o diploma na mao...foi o primeiro doutor na aldeia...Dr.Felipe!!!

                      Agora nao me falta algo.Tenho tudo.

                      Aqui e' o meu lugar..sempre foi...no seculo XIX..ano 1875...e nao la'...seculo XX ano 1975....eu era casado ja' fazia alguns anos....me deu uma tentacao ao ver o muro da quinta Bonaventura...nao resisti, subi, cai e por la' fui ficando, o dono me auxiliou.. ...inventei desculpas, casei com a filha dele....montei tudo, tive a vida que tive...ate' o dia que a bola caiu....cheguei em casa a tempo, ainda bem que voltei....

                       LAR...DOCE  LAR....

                       ZILIA....FELIPE...DOCE ILUSAO!!!!!

                               ****************************

PS:-...em tempo, a foto e' do muro da ilusao..Toscana, Italia
            a frente...ano 1975....o fundo, a aldeia...1875...
             Ilusao!!!...seu nome e' ..Sonho?....nao....e' ilusao!!!
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 11/01/2010
Reeditado em 11/01/2010
Código do texto: T2022657