Sonho Momentos Passados no Escuro
Eu estou pronto para dormir. Minha mãe está na sala, lendo um livro de Caetano Veloso. Ela lê em voz alta o conto Momentos Passados no Escuro.
"Um viajante num país do leste europeu hospeda-se numa estalagem bem velha. Uma mulher, também, bem velha, que parecia mais velha que o prédio, o atende. Era a dona.
Algum tempo depois, uma moça que viajava sozinha, também se hospeda na estalagem. Todos dois chegaram à noite.
No dia seguinte, o viajante se levantou e não encontrou ninguém no prédio. Nem a dona, nem a outra viajante. Aproveitou para dar uma olhada na casa e no ao redor dela. Não gostou do que viu. Estava num ponto isolado, em que a única coisa que parecia estar viva era o cemitério. Decidiu que iria embora.
Mas, cometeu um erro. Resolveu esperar para pagar a conta à simpática senhora, pois ela morava sozinha e precisava de dinheiro.
Chegou a noite, veio a senhora e o viajante se arrependeu de ter ficado. Descobriu que sua anfitriã era uma vampira, que havia assassinado a outra viajante e que agora era sua vez.
Sucumbiu."
Enquanto ia ouvindo minha mãe lendo, ia criando imagens na minha mente correspondentes ao conto.
No dia seguinte, quando acordei, perguntei a minha mãe se aquele livro era dela, pois quando ela havia terminado de ler esse conto e ia começar outro, eu dormi. E, agora, queira lê-lo. Ela me mostrou o livro. Era da coleção da Companhia de Bolso, com a capa amarela.
Enquanto falávamos, caminhamos para a cozinha. Eu dizia que o viajante era burro, pois podia ter deixado o dinheiro e ter dado o fora, logo em seguida. Minha mãe me disse que eu era muito espertinho. Nós estávamos nos preparando para sair de casa. Dois vitrôs estavam cobertos com um plástico preto. Pareciam cortinas.
Do lado de fora, pessoas trabalhavam no terreno ao lado. Quando eu e minha mãe estávamos na cozinha, estava passando na televisão, um desenho em que um personagem ganhava bônus máximo num jogo.
E eu pensava em como se eu fosse o viajante do conto, teria destruído a vampira, indo até seu túmulo e enfiando uma estaca gigante nela para destruir seu coração e o amuleto que estava dentro dela e que a ligava ao vampiro chefe.