Uma linda menina que se banhava nas águas

Uma menina linda se banhava nas águas limpas e claras de uma cachoeira, as pedras brilhavam com os raios de sol, seus cabelos se espalhavam com as águas, formando uma onda imensa, todos que por ali passavam ficavam deslumbrados com tamanha beleza! Seus olhos brilhavam como o verde das esmeraldas, seus cabelos eram de um dourados como o brilho de ouro. A sua ternura era tanta que todos queriam ficar perto dela, mas diz a lenda que ninguém sabia de onde ela viera, pois foi encontrada recém nascida em uma folha de bananeira nas margem do rio, por uma senhora idosa que por ali passava que criou como sua filha, os boatos se espalharam por toda a redondeza, a velha senhora que cuidava a com muito carinho sem pensar que um dia tudo isto podia ter fim.

Dizem que foi assim: Em um dia de muito sol uma senhora por ali passava e viu a menina nas águas brincando com sua velha mãe, no primeiro instante mal podia se firmar ao ver tanta beleza! Mas logo em seguida a inveja tomou conta do seu coração e ordenou a seu escravo que a tirasse das águas e a trouxesse para ela, pois queria cortar seus lindos cabelos e ficar com o brilho dos seus olhos, mas quando o escravo tirou a menina das águas, a cachoeira se levantou formando uma grande onda levando a menina e sua velha mãe. A senhora nunca mais pode tocar nas águas, pois quando chegava perto do rio as águas sumiam.

Diz à lenda que todo dia cinco de janeiro a menina vem se banhar e fica ali por alguns instantes, e some nas águas formando um espetáculo nunca visto antes! Formando com seus cabelos dourados tendo o brilho do ouro e os verdes das esmeraldas dos seus olhos, formam uma onda gigantesca, onde tem uma mistura de ouro com esmeralda e desaparece, deixando o seu encanto.

Dona Joana
Enviado por Dona Joana em 19/11/2009
Código do texto: T1931650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.