foto:- Cometa Halley em 1910 ( Royal Astronomical Observatory)

                          COISAS QUE EU QUERIA VER, FAZER OU CONHECER....enquanto crescia.


                                   Morava no bairro Bomfim, onde tinha sido a fazenda da familia de minha tia, os Amarais, lotearam a fazenda, ruas de terra, minha tia continuou morando no casarao, foi antigamente a ''Casa Grande"" e agora ficava na esquina princial do loteamento, eu morava na outra esquina em frente, casa menor que o casarao, mas tinha tambem pertencido a fazenda.

                                   Iniciaram as construcoes de novas casas, iluminacao, gente, carros, criancas, amigos...noites de verao, brincar na rua de terra, ter que tomar outro banho...delicia!!!

                                   O bairro cresceu, a fazenda nao produzia mais nada e resolveram lotear e anexar ao bairro.
  
                                   Nossa rua ficava a uma quadra da rua principal do bairro.

                                   Para quem morava no interior de Sao Paulo e queria ir a Capital, vinha pela Anhanguera, entrava na rua do Governador e seguia ate pegar de novo a Anhanguera e o mesmo fazia quem vinha da capital e ia para o interior.

                                   Era um trafego imenso, ate construirem os dois ''trevos'' nas pontas do bairro, fazendo ligacao direta, ai sim foi o ''sossego'', so o trafego normal do dia a dia.

                                  O bairro era antigo, enorme, tinha de tudo, ate' cinema, Cine Real, comercio na rua principal, a Rua do Governador, voce nem precisava ir ate' o centro da cidade, tinha bonde, onibus, ponto de taxis, em fevereiro/marco tinha carnaval de rua, bailes em varios clubes espalhados pelo bairro, bancos, lojas luxuosas, lojas simples...igrejas, de todos os cultos, retaurantes, bares, um deles o ""Fidalga"" era famoso na cidade inteira, vinham de longe comer la', quartel da policia militar, dos rodoviarios, tinha ate' vereadores do bairro na camara municipal...era uma pequena cidade dentro de outra...e isto tudo nas decadas de 40/50/60, que depois casei e mudei.

                                   A primeira casa a ser construida, no novo loteamento, foi em frente a minha, eram uns italianos, familia enorme, o nono, a nona, filhos, filhas, noras, genros,netos e eu era filho unico...queria morar com eles...nunca morei..mas fui amigo sempre e ainda sou.

                                   Os italianos eram alegres, inventavam jogos, brincadeiras, desafios...uma noite quente, todo mundo ja' cancado de tanto brincar e a Nona nos chama...sentamos todos ao seu redor..adorava ouvi-la falar com sotaque....corentinha, bezerinho..juticaba...pane de sabom....meu nome para ela era Jiusephffff...amava quando ela me chamava assim!!! comecou lendo as maos de cada um de nos.

                                   Na minha vez, vaticinou:-

                                   Aquela que voce vai casar ja' nasceu...tem um ano e meio menos que voce...mora perto daqui..a cor do cabelo e' escuro..e o nome dela comeca na palma da sua mao...eu nem sabia o que era isto...era o ''M"" que temos no meio da palma da mao..pensei que ela brincava dizendo que era a Mirna, sua neta, a descricao era dela...eu tinha quase doze...Mirna deis e pouco.

                                   Quando conheci Maria Helena nem pensava mais nisso...eu tinha 14, ela 13 incompletos. 

                                    Anos depois, muitos anos depois, encontrei Mirna no centro da cidade, conversamos e ela me lembrou deste tempo e do vaticinio da Nona, tanto para ela como para mim tinha dado certo

                                    A Nona sabia das coisas..sera' que tinha alma de cigana?...sabia ler a ''buena dicha''? a buena sorte? 
 
                                    Misterio.

                                    Outra brincadeira era o que cada um gostaria de ir vendo enquanto fosse crescendo, vivendo...tinhamos que anotar em um papel,..entao comecei:-

                                    1- Ver meus pais e avos ficarem velhinhos...vi, gracas a Deus.

                                    2- Ver o cometa Halley passar em 1986...minha avo' , que tinha nascido em 1900, lembrava bem da passagem dele em 1910, me contava, eu era fascinado para ver, a foto do texto era dela, um postal e deixou para mim......1986 chegou.

                                   Vi cometa porcaria nenhuma...passou longe...tentei, tentei...acho que vi, vi sim....vi nada...fui ate' para Monguangua, litoral sul de SP, nem na escuridao da praia vi...danado!! fica para a proxima em 2062.

                                   3- Conhecer aquela que seria mae dos meus filhos, ter varios, ....conheci...foi...tivemos 4.........que delicia!!!

                                   4- Ser avo e ver meus netos crescerem..sou avo de 7...5 meninos e 2 meninas...2 ja' tem 18 anos...estou vendo eles crescerem...e como crescem rapidos.

                                   5- Ver um irmao ou irma...vi um irmao...quando tinha 13 anos, minha mae deu a luz ao meu irmao...mas ai ja' era tarde, eu era mimado, filho unico, nunca me ensinaram e entao nao aprendi a ''dividir'', sou asim ate' hoje...so' divido se quero..como e' este caso, estou contando aqui por quero e gosto...senao!! sou egoista sim, sou, assumo.

                                   6- Conhecer outras cidades, lugares, paises....pqp....pra que fui escrever isto? virei andarilho..conheco o Brasil quase todo, paises da america do sul, EUA onde moro atualmente e por aqui ja' rodei muito...parece castigo, quando estou gostando, me acostumando, me vou, sera' que desta vez ainda vou mais vezes? nunca consegui criar ''raizes'', sera que foi o meu pedido? tenho que tomar cuidado entao com o que peco.

                                   7- Estudar e tirar diploma ate' o mais alto grau.....consegui em parte, tenho pos-graduacao, nao terminei mestrado por falta de $$$ e em consequencia nao fiz doutorado...que pena!!!!

                                   8- Dancar bem.....consegui...ate' tango aprendi..ganhei 1os.lugares varias vezes em concursos de danca de salao..nao se ganha dinheiro, a conta bancaria continua a mesma, mas que se diverte....ahhh! isto se diverte.

                                   9- Falar outros idiomas....era e sou ruim nesta coisa de aprender outras ''linguas'', lingua so' de boi, porco ou a minha, que sei controlar e aonde enfio, na minha propria boca, fechada...mas me esforcei e agora ''arranho'' no espanhol e no ingles, estou ainda estudando italiano, um dia aprendo, um dia..

                                   10- Nao ter medo de nada.........ainda tenho,....de tudo, sou cagao que so' vendo!!! de fantasma entao!!tive a sindrome da noite..foi terrivel!!!.

                                     E assim aprendi, e durante minha vida toda usei este metodo, anotava tudo que queria ver, fazer, conquistar...algumas coisas consegui, outras nao...mas nao perco esta mania...sera que sou ''maniaco''? louco tambem? ....

                                     E marcava:-

                                     Machu-Pichu....ainda nao fui, mas vou....na minha idade? e o que que tem? como nao vou aguentar? se morrer na subida, ou me deixam por la' mesmo ou se quiserem trazer que tragam, que carreguem ,se nao, tem as pobres mulas de cargas....tadinhas!!!

                                     Ver a ''aurora boreal....conhecer o oceano Pacifico...

                                      O Atlantico, o Golfo do Mexico, ja' conheci......

                                      Plantar arvores....plantei muitas

                                      Fazer filhos.....fiz muitos

                                      Escrever um livro, ou varios,.....sei nao!!!

                                      Uma vez anotei:- comprar um guarda-chuva que nao seja preto....pra que!!! minha familia, amigos e ate' ''desconhecidos, todos palpiteiros de plantao, xeretas de uma figa, nao tinham nada com isso mas ficavam na gozacao.....

                                       Vai linda, compra um rosa-choque cheguei, linda!!!....

                                       Compra um com luas e estrelinhas que nem circo!!!...verde jade? se gosta fofa?....fdps...., nao era nada disso...

                                        Poderia ser marrom, cinza nao poderia? por que eu tinha que usar aqueles ''velhos urubus'' sem pernas e sem asas? nunca gostei...e ainda mais com aqueles cabos horriveis, tortos, parecendo pedacos de bambu...e deixavam um gosto ruim na boca...

                                        Nunca lhe disseram?:- estou com gosto de cabo de guarda-chuva na boca?...entao..era isso que me referia, a este gosto horrivel...todo homem punha, colocava, o cabo do guarda-chuva na boca...ainda colocam, ja' vi e eu mesmo coloco, ainda bem que e' torto nao?, senao ja' viu ne?

                                        ..... comprei um grande, xadres, lindo, maravilhoso...isto agora no comeco da decada de 2000....cabo reto, retinho, todo torneado, lindissimo!!!!.........os tempos mudam..os gostos tambem......perigosa esta frase nao?

                                       Sou de carne e osso....nao sou terra, nao quero virar terra, po'...porisso quero ser ''queimado'' ou cremado? sei la'!! tanto faz...da' na mesma, to morto mesmo!!!

                                       Conhecer ILHA BELA, a bela , misteriosa ilha paraiso no litoral norte de SP

                                        ....conheci, amei e fui amado por la', tomei banho pelado nas praias a noite, nadei idem na Toca, com ''borrachudos'' e tudo...me mordendo, me sangrando...amo de paixao este lugar paradisiaco.....toquei ''sinos'' na Pedra do Sino , alias, eu e uma ''misteriosa'' sereia de duas pernas, linda sereia,que tinha uma voz linda e uma 'garganta'!!!!

                                        Ela foi uma pessoa...que gostei muito...queria ve-la de novo...nem que fosse por um dia...menos nao, que seria pouco porque eu iria dizer-lhe poucas e boas, .....bem...acho que nao iria dizer nada nao!!!....iria ''agir'', ''agitar'' a batedeira....misturar nossos sucos, beber tudinho e me ''deliciar em mares nunca antes navegados de nau, escopeta e tudo o mais terminando....em ....''eta'' mundao bao...nao acaba nao!!!!!!

                                        Sera' que ''guento''? ou sera' que ja' estou na fase do ''unguento'' Vick vaporube,.....so' na esfregacao?
 
                                        Mas sera' que se ''esfregar''muito nao vai arder nao? Olha la' heim!!!!..aonde?

                                                     ****************************************

ps: sem ps hoje.....assim voce consegue ler o que escrevi acima, se nao, fica muito longo, demorado...Prefere ''curto'' ou ''longo'' os meus ''causos''? Voce escolhe.....e me deixa saber?

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 30/09/2009
Reeditado em 30/01/2010
Código do texto: T1839825