O pássaro e a árvore

Um pequeno pássaro azul voava por um imenso jardim - um jardim tão grande que para o pequeno pássaro era impossível o atravessar em uma única viagem. Ele já estava quase exausto, precisava urgentemente de um lugar em que pudesse descansar; precisava recuperar as suas forças para fazer uma nova tentativa. Não muito distante de onde estava, havia uma árvore alta e robusta, um local certamente muito aconchegante. Ele se preparava para o pouso, mas foi surpreendido.

A árvore, logo que o viu, fez um movimento estranho. Com um de seus galhos, atirou-se contra a pequena criatura. O pássaro deu um giro no ar, desviou por pouco, assustado. O que era aquilo? Pensou. Mas não teve muito tempo para entender o que acontecia. A árvore realizou uma nova investida. Ele girou no ar por mais uma vez, escapou ileso, ainda mais cansado. Sabia que, se aquilo continuasse, não duraria muito tempo. Voou em direção à árvore, passando com agilidade por entre as folhas e os galhos: pousou. No lugar onde estava não podia ser atingido. A árvore se sacudia ameaçadoramente. O pequeno pássaro se encolheu, tinha medo de se mover, medo de sair dali. E se fosse atingido?

Permaneceu parado por mais alguns dias, não se atrevia sequer a piscar, não movia um músculo. Era melhor não se arriscar, era mais seguro permanecer ali, a salvo. E foi o que fez.

Com o tempo, foi se tornando parte da árvore. Primeiro as pernas, depois o corpo, depois as asas, até que um certo dia não passava de dois olhinhos incrustados no tronco.


Visite também o Na Ponta dos Lápis, um blog literário como você nunca viu!

- Para mais textos, acessar o site do escritor: http://www.leonardoschabbach.com -
Leonardo Schabbach
Enviado por Leonardo Schabbach em 17/09/2009
Reeditado em 19/09/2009
Código do texto: T1816447
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.