TANGO...que te quero tanto dancar..sonho meu!!





Eu estava ai pelos meus 10 anos de idade. Dois tios meus, um de 25 e outro de 23 anos foram trabalhar na Argentina, seriam 6 meses, ficaram 2 anos.

Depois de um ano la', vieram para passar o Natal em casa...trouxeram presentes, contavam coisas e casos e ''causos''de la', falavam de neve, eu nunca tinha visto, ficava fascinado com nomes, Buenos Aires, Bariloche, manzanas de Mendoca, com as fotos que trouxeram, e quando ouvi tocarem na ''vitrola'' uns discos com uma musica que ja' conhecia, mas tocadas naquele clima me pareceram tao diferentes, lindas, e soube que era TANGO...a musica nacional por excelencia da Argentina. Me apaixonei, gostei de cara..e gosto ate' hoje.

Voltaram para la' e um ano depois regressaram em definitivo, tinham casado, trouxeram as esposas, logo logo elas se uniram com minha familia, eram tambem descendentes de italianos, minha avo' adorou...ate' ''arranhavam'' na lingua da ''nona''...manja que te fa bene...nas festas familiares sempre acabavam dancando o TANGO..para deleite nosso e deles..e eu queria aprender, como queria!!!.

Nunca soube dancar, era zero a esquerda em danca, tentei, nao conseguia, desisti....nao me fazia falta.

Ate' o danado do TANGO tomar conta do meu sangue, fazer ferver minhas veias, dancava sozinho, tentava com as tias, nada..nadica de nada..ruim mesmo....Como Pinochio, pedia:- fada madrinha me ensina a dancar TANGO...nunca nem me respondeu e nem me ensinou..e eu querendo e muito.

Cresci, me formei, virei lobi-sho-homem fiquei bobo de vez e casei...mas sempre que ouvia, ou via alguem dancando, o TANGO pronto '''baixava a coisa em mim'' e voltava o sonho ..tenho que aprender a dancar o TANGO...que te quero tanto..que te quero dancar.

Minha esposa ate' tentou, tentamos aprender, mas ela tambem nao era la' estas coisas em danca....ficou no sonho.

E em um sonho...sonhei com uma mulher linda, morena da cor do pecado, cabelos ondulados negros, esguia, falsa magra..usava um vestido vermelho vivo, justo no corpo, decotado, saia ampla, esvoacante, descalca, e uma rosa vermelha nos cabelos, faces coradas e boca gulosa e vermelha...parecia uma chama viva..e me chamava, me acenava do meio da rua deserta , pouca iluminacao..e eu fui..Zezito!!!! Carmem!!!! demos as maos, me levou para uma casa velha, janelas e portas dando direto para a calcada estreita. abriu a porta, uma sala mal iluminada e a um aceno seu comecou a tocar "" La Cumparsita"" um TANGO...lindo..e o que eu queria dancar um dia.
.
Me olhei, estava com um terno preto risca de giz, camisa preta e gravata idem...chapeu e sapatos pretos...nunca gostei de me vestir assim...mas deve ser roupa para dancar o TANGO pensava!!!

Enlacei...me enlacou...dancamos devagar, compassado, um dois um dois...dois treis treis quatro...um dois um dois..eu conduzia ela seguia..passos dobrados, pes trancados..rostos colados...jogo, atiro longe, puxo volta, a musica cresce....enfurece...enfureco, endoideco, rodopia, deito-a em meus joelhos, levanto, pego por tras, passos cadenciados...um dois para a direita um dois para a esquerda..treis quatro treis quatro..passos voluptosos, sensuais, atiro-a no chao...me afasto de costas para ela...me agarra as pernas, vou puxando no ritmo da musica...vem se arrastando, agarrada aos meus pes...a musica acaba, levanto-a...tem a rosa nos dentes...coloca sua boca na minha, abro, recebo a rosa...vai se afastando...murmura:- mais duas vezes ainda....mais duas vezes....mais duas..some...fico sem entender, acordo.

Vou a cozinha beber agua, refrescar um pouco..levo o copo a boca e engulo a agua atravessado...vi uma rosa vermelha em um vaso tulipa..aqueles fininho que so cabe uma rosa..engasgo...comeco a tussir sem parar...minha esposa acode...aponto a rosa...o que.? de quem..?

Ela apanha o cartaozinho com letrinhas miudas, le alto:- ""para a melhor mae do mundo..Nana'.."" Natalia fez o cartao na aulinha do prezinho...meu nenem....mas que susto!!!! e eu sonhando com Carmem...TANGO que te quero dancar e bem...

Anos depois..necessito de $$$ para manter a familia, trabalho das 12 as 6 da tarde em um banco, corro pra casa, banho janto deito durmo levanto 11 corro para entrar a meia noite na cia.transportadora ate as 6 da manha corro para casa, banho cafe deito durmo levanto 11 banco as 12...e assim toda a semana, menos sabado e domingo...precisava, fazia ,e com gosto fazia!!!, podia dar um pouco mais de conforto a mim mesmo, ao meu amor, e amorzinhos que ja' eram treis e mais um a caminho ...e nem trem passava perto de casa, imaginou se passasse?......

Para ir a cia transportadora e conseguir entrar a meia noite cortava caminho por uma parte velha e parcialmente abandonada da cidade, casas velhas daquelas que as portas e janelas dao direto nas calcadas estreitas, as ruas ainda sao de paralelepipedos, estao gastos pelo uso, cresce mato na rua e nas calcadas, poucos moradores por la e a noite nem uma alma viva e nem mortas por la transitam, so mendigos, ladroes, bebados, sem tetos e EU...apressado..e no final da ultima rua ainda tinha que atravessar um tunel, chamavam de ''tuninho'' mas era longo, nao tinha iluminacao, tinha que usar farolete ou lanterna para atrevassar e sempre alguem dormia por la..eu nao tinha medo...ia em frente..nunca aconteceu nada e eu ia confiante.

Verao, noite quente, gostosa, vou indo apressado e ao virar a ultima esquina antes de entrar no tuninho vejo um vulto no meio da rua...parei...caminhei mais devagar..o vulto se movimentou ..era mulher, vi as saias longas esvoacando, foi chegando, fui indo...algo me puxava, tive medo...mais perto, nao tenho mais medo, parou embaixo do poste de luz, fraca iluminacao na rua e vi..igualzinha em tudo no meu sonho...Carmem!!!

Zezito!!!! venha..me pegou pela mao...me levou a uma casa velha janelas e portas dando direto na calcada estreita, abriu a porta...uma sala mal iluminada e a um aceno seu comecou a tocar "La Cumparsita" o tango que eu queria dancar...igual ao sonho...era um sonho? olhei o relogio..11:50..faltavam 10 para a meia noite...meu traba...

Enlacei, me enlacou..dancamos ..eu conduzi....tudo igualzinho como no sonho...era um sonho?...a musica acabou...levanto-a...abraco...silencio total..tinha a rosa na mao desta vez...deu-me um beijo leve na face, murmurou:- tem mais uma vez....tem mais uma....tem mais..saiu correndo descalca...entrou no tunel..corri atras ..acendi a lanterna, nada, vazio, nenhuma alma dormia la' hoje, era verao, calor, dormiam em outros lugares..olhei o relogio 11:50 como? que passou? o tempo parou? entao foi sonho? ou lapso da mente? ou sera' relapso? mente lerda, vagabunda? segui em frente no tunel, ilumino e vejo...uma rosa no chao..vermelho vivo...apanho e vejo marcas de dentes no cabo...deixo la'..nao me deu nao e' meu...

Corro, chego em tempo, libero o rapaz da meia noite, tem que tomar o ultimo onibus , o coitado!!! trabalho pensando, pensando trabalho ate as 5 da manha, termino vou levar na mesa da secretaria e ao entrar na sala vejo um vaso tulipa com uma rosa vermelha e um cartao....nao resisto..leio... ""Magali, Parabens pelo seu aniversario, felicidades, Debora...nao vou estar aqui amanha porisso deixei quando sai, seu presente dou depois de amanha..beijao"""....uau que susto...quem tem....tem medo!!!!

O tempo passa depressa, eu ja' estava nos meus quase 50, 48 para ser exato, mas meu sonho de dancar o TANGO ainda era latente em mim...tinha tentado, tinha falhado, dancei uma vez em sonho e outra achava que minha mente tinha pregado uma ''peca'', de tanto que queria projetei, tinha dancado duas vezes e pelo que Carmem murmurou ainda faltava uma..quando seria?

Eu e a esposa eramos voluntarios em um hospital de cancer infantil, terrivel, falta de verbas, de tudo....resolvem:-

O presidente do hospital e um dos voluntarios, presidente de um grande club da cidade, acertam os detalhes e uma grande festa beneficiente vai se realizar..trabalho pra grandes equipes, muito trabalho mas no final compensou...uma nova ala foi inaugurada e sobrou para novos equipamentos e pesquisas...valeu!!!

A mim e a esposa coube muita tarefa na festa, que comecou 10 da manha e foi ate 10 da noite, mas trabalhamos so' ate' as 2 da tarde..depois ficamos livres para curtir um pouco e ao rodar por ali quando fui apanhar um refrigerante, tive um repente...e achei que tinha visto ..Carmem!!! olhei para os lados e quando voltei a olhar nao vi mais....minha mente prega cada uma pensei!!!

A festa estava assim ohhh! de gente, muita ,mas muita gente mesmo...e ao ir ao banheiro e ao passar em frete ao das ''damas'' novamente tive a impressao de ver ..Carmem"" na fila...quase entro...olhei... melhor nao ...fui ao meu banheiro..
Ao voltar passo pelo salao de dancas...estavavam anunciando:- Concurso de dancas...as 7:00 samba...7:15 forrro'...7:30 valsas...7:45 variados....8:00 tango...8:15 eu so ouvia 8:00 TANGO TANGO TANGO....fui ate a esposa...nem pensar!!...nem morta!!...nao vou!!...nao quero!!...vai voce...fui.

D.Terezinha nao tenho parceira, como faco?

Zezito pra que danca?

Tango, as 8:00

Zezito tem bastante dama sem ''damo'' ehehe..---riu D.Terezinha, anjo bom ta ali,--- vamos chamar primeiro os casais ja' formados e voce leva este numero 411 na ficha azul e vai ter com certeza uma 411 na ficha rosa...deixa comigo Zezito, vou te arrumar uma parceira daqui oh!!! e colocou dois dedos juntos no lobulo da orelha direita e puxou...esticou que so vendo!!! Paga sua contriubicao e aguarde...paguei o donativo para dancar o meu TANGO...que tanto queria dancar....chegou a hora....e' agora ou nunca...foi agora
.
10 para as 8:00 e eu la aguardando na confusao...casais formados no meio do salao...os azuis de um lado, um monte de marmanjos sem dama...as rosas ( rosas? que me deu um gelo..rosa.. tango..Carmem!!!...meu sangue sumiu..congelei..e se ela viesse? que loucura..quem seria minha parce .....)

Voce e' azul 411?

Sou e...fui virando devagar e vi a ficha rosa 411 na mao de...Carmem!!!...era ela..linda...de vestido vermelho vivo,curto nos joelhos, justo no corpo, decotado mas discreto, saias esvoacantes, cabelos pretos alisados junto a cabeca preso em um coque com uma rosa vermelha...boca rubra escarlate...Carmem!!! Zezito!!!!

La Cumparsita comecou..enlacei...me enlacou..o salao ficou na penumbra...nem uma mosca se ouvia voando...so a musica, alta, linda.. o TANGO de minha vida...e eu ali dancando....impossivel...era sonho...fiz como no meu sonho e no lapso/relapso de tempo ...um dois um dois...treis quatro treis quatro..nao via nada..so saboreava, dancava...tarantannta tantann tantuantnnn nnnnan...olhava Carmem quando levava-a aos meus joelhos...era linda, notei...usava um '' pega rapaz'' na testa do lado esquerdo...e' uma pequena mecha de cabelo feito um gancho, preso com alguma coisa...o pega nao se mexia...mas me pegou e eu nem era um rapaz..era entao um ''pega-senhor''?

Dancei tao gostoso, leve, solto e tao bem que nem acreditava que fosse eu...dancado o TANGO La Cumparsita...sonho meu..e Carmem!!! vemelho paixao, fogo, labareda, fogueira...e a musica para....luzes...aplausos...vivas. gritos...e eu procurando minha esposa com o olhar e vejo-a...olhos esbugalhados...boca aberta..so' ela sentada...todo mundo em pe..aplaudindo o TANGO, a danca dos casais...ate' hoje fico imaginando quem estava assistindo, a beleza que foi.

Balburdia total, confusao, falatorio alto, eu segurando a mao de Carmem...apertava gostoso, sentia seu perfume de malva, de lavanda, sei la'!! Por que estamos todos parados aqui?

Vao ser anunciados os treis primeros lugares, alguem me falou...e eu ouvi: em 3o.lugar casal 400 em 2o.casal 455...e em 1o. casal 411...nem me mexi, so me mexi ao sentir Carmem soltar minha mao, e se enfiar no meio da multidao, tentei ir atras, achando que estava indo receber o premio, alguem me puxa...eu empurrro, me puxam de novo...me perco de Carmem...grito , nao me responde..nao me ouve?

Carmem...Carmem.. chego la' na frente...
.
Parabens 411 azul, e cade a parceira 411 rosa...?

Nao sei..me perdi ..nao a encontro...recebi o premio...um casal dancando o TANGO...ele de terno, gravata, chapeu e sapatos tudo preto..um braco na cintura dela, o outro estendido segurando a mao, ela meio inclinada, como se olhando para ele, em extase, linda, cabelos presos, coque na nuca, uma pequena rosa vermela e vestido vermelho fogo, paixao, adoracao....Carmem!!! ...saio a procurar..quero lhe mostrar o trofeu de meus sonhos..que ela ajudou a realizar..nao a encontro...nunca mais a encontrei...chamo baixinho alisando sua imagem no trofeu:-

Carmen!! Carmem!!...sinto um vento morno me enlacar e ouco um murmurio...:-foi a ultima, nao tem mais...eram so 'treis...acabou....adeus....Zezito!!!!! ....Adeus Carmem!!! fogo, paixao, TANGO...que te quero dancar e dancei e bem ...aprendi, sei dancar o TANGO agora....

Ta contente Ze' Mane'? cade a sirigaita que dancou com voce, aquela assanhada...fogueta...nao 'e toa que tava de vermelho..lombriga aguada....me mostra onde ela esta Ze' Mane', bem que falam...:- homem 'e tudo igual....nasce, cresce, fica bobo e.. envelhece...tarado....em casa ''vamos dancar e' outro tango, se vamos, ce me paga Ze' Mane' tanguero...e bla bla bla.... era a dona Maria que quando comeca nao para e pelo visto nao vai parar tao cedo....nao quis ir dancar...e agora fica pegando no meu pe'....nao vai saber nunca, nem eu sei onde Carmem esta', ora essa.!!!!

Procurei D.Terezinha:- Conhece a moca que dancou comigo D.Terezinha? Nao consigo encontra-la.

Nao Zezito, nao conheco, e' muita gente e bla bla bla... deixei D.Terezinha...''catei a veia Maria e fui pra casa"" tentar ''curtir'' o trofeu...que jeito? era olhar e lembrar ""Carmem!!""..guardei em uma gaveta...esqueci.

6 anos depois vou ao cemiterio da Saudades, nome bem proprio, a minha era muita, o lugar 'e enorme, quem conhece sabe do que falo, eu apesar de ter nascido e morado a vida toda na mesma cidade, nunca tinha ido ate o final do cemiterio,apenas passei uma quadra ou duas apos a capela de NS Aparecida, que e' bem central e voltava, e' perigoso, tem assaltos, roubos por la', mas como era finados e minha esposa queria ir ver o tumulo da policia estadual, onde se enterram os soldados mortos no dever- temos um genro policial - fomos...e' andar que nao acaba mais e no sol quente...vimos...tem um portao de saida ali..mas nosso carro estava la' na frente...vamos voltar D.Maria? fomos voltando e de repente ela me chama a atencao:-

Veja!!! um tumulo de ciganas.

Fui ver, sou curioso, achava que os ciganos tinham lugares sagrados deles para enterrarem seus mortos...

Como sabe que e' de ciganas e nao de ciganos? casal casado a tanto tempo, que nem se lembra mais quanto tempo, fala assim um com o outro...doce ...suave...Sua burra!!!!

Ue'!!! so tem fotos de mulheres aqui...deduzo que e'!!

Tinha razao...uma foto de uma senhora idosa com roupas lindas de cigana, uma menina e MAE DO CEU!!!! CARMEM!!! DE CORPO INTEIRO ,LINDA, DE VERMELHO, COM ROSA VERMELHA NOS CABELOS, SORRINDO PARA MIM, DENTES ALVOS, BRANQUINHOS, VESTIDO DECOTADO MAS DISCRETO, JUSTO NO CORPO , SAIA ESVOACANTE, DESCALCA E A MAO ESTENDIDA COMO PEDINDO..VEM...VEM... nao fui....nem fiquei...cai...acordei longe dali e D.Maria:-

Ta veio mesmo heim Ze' Mane'? num guenta nem tomar sol que ja pa'bum...desmaia...vai se tratar..num tomo seu remedio antes de sai de casa tomo? T'a melhor? consegue andar? entao vamos que o carro ta longe!!! fomos......

Um dia criei coragem, voltei la' sozinho...tudo igualzinho...li a placa...''CARMEM ROSA... *** 00/00/00 +++00/00/00 ....TINHA 23 QUANDO PARTIU.....DEIXOU SAUDADES....MUITAS "", em mim tambem!!!... desembrulhei o trofeu, coloquei ao lado da foto, a roupa igualzinha em tudo..

Eu murmurava :-"" E' seu...e' meu...e' nosso..toma conta dele para nos..um dia dancamos de novo ""....repouse em paz Carmem , a tangueira ..... Zezito , o tangueiro feliz e realizado, opa!!!foi impressao minha ou eu vi Carmem me acenando um adeus?

Nunca mais fui la', nunca mais sonhei ou vi Carmem!!, mas ao ir ao teatro anos depois ,....nem me lembrava mais do episodio TANGO em minha vida,...... fui assistir Carmem, a opera de Bizet, e ao ver a atriz principal, me pareceu que ""minha"" Carmem, estava por ali, sei nao!!! sei nao!!!


WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 01/09/2009
Reeditado em 10/11/2009
Código do texto: T1785905