EU VIVI....UM AMOR DO PASSADO



                                Sou caladão, sempre fui, gosto mais de ouvir do que de falar 

                                Sempre quieto no meu canto, pensativo, pensando na vida. 

                                Gostava de ler de tudo, tambem de boa musica , classica ou popular tanto fazia, desde pequeno me escondia pelos cantos e ''saboreava'' tantas aventuras, viagens....

                                 Aos 17 anos, ja' estudando o colegio classico, fui amando as materias,os professores, os amigos, mas comecei cair em uma melancolia profunda, me tornando mais e mais calado, mais quieto, uma tristeza me abatendo e nem eu sabia o que, e nem o por que...

                                 E' a idade do amor...deve estar apaixonado, diziam em casa, meus amigos e ate' o professor de etica... ""De amor tambem se morre "", brincava ele...mas não era amor ou paixão, era algo que não se explicava....

                                 Trabalho da classe de musica...a mim foi dado o tema "Carlos Gomes", o maestro, conhecia, gostava de ouvir a abertura da Hora do Brasil, que meu avô ouvia todo dia as 7 da noite, porque a musica era ''O Guarani"" da opera do mesmo nome....passava sempre em frente a estatua/tumulo la' no Carmo, conhecia o museu no Centro de Ciencias Letras e Artes que fica na Bernardino x Glicerio, mas para um trabalho de classe necessitava de mais dados, mais informacões.

                                 Fui a biblioteca Municipal, tudo que havia la' eu tinha em casa e muito mais, alem dos conhecimentos de minha familia e dos amigos de meu avós , de meus pais. 

                                 Sabia que la' na Regente havia uma casa com uma placa dizendo:-

                                 ""Nesta casa,.... nasceu o Maestro Carlos Gomes....''

                                 Resolvi um dia ao sair do colegio que iria a tal casa e, como Juvenal o motorista so' viria me apanhar 'a tardinha , fui caminhando.

                                 Tomei um lanche pelo centro da cidade e cheguei ate' a casa com a intenção de copiar o que estava escrito na placa , e "" tentar'' fazer um esboço da fachada  para servir de capa para meu trabalho..

                                  Uma quadra antes de chegar na casa comecou a me dar uma letargia, uma moleza, um sono, parecia que minha cabeça rodava, ouvia zumbidos, mas fui chegando.....fiquei na calçada em frente, olhando, examinando e notando que a casa era ao res da calçada...2 janelas do lado esquerdo, 1 porta no meio, 2 janelas do lado direito, tudo fechado, silencio, quietude.

                                   Rabisquei um esboço...coloquei ate' a placa, o numero da casa, 13 , e minha zonzeira aumentando e eu achando que tinha sido o lanche, pensava:- ja' ja' passa...mas nao passava.

                                   Nem sei porque, ou o que me deu, resolvi...vou bater...bati, uma, duas, treis, ....ouvi 

                                  Ja' vou..estou indo..aguardei.

                                  Uma senhora, cabelos branquinhos, parecia ate' azul de tão branco, usava roupas diferentes, antigas...abriu a porta..

                                   Boa Tarde...o que deseja?

                                   Boa Tarde...meu nome e' Jose, sou estudande e necessito fazer um trabalho escolar sobre Carlos Gomes, gostaria de conhecer a casa onde ele nasceu, fazer alguns esboços, e' possivel? permitiria?

                                 Sim, claro, entre...meu nome 'e Donana
          
                                 Prazer Donana....
      
                                 Prazer Jose ..vamos entrando

                                 Entrei, fechou a porta atras de mim...subi alguns degraus, um pequeno atrio, uma chapeleira antiga/porta casacos, duas cadeiras de braço, estofadas de veludo vermelho, uma pequena mesa no meio,flores lindas em cima, uma porta de vidros coloridos, larga, a porta dava direto em uma sala não muito grande, mobiliada com moveis escuros e pesados e eu ouvia alguem tocando piano e cantando, em uma sala ao lado...

                                  " Tao longe.. de mim distante, onde ira', onde ira' teu pensamento...."", eu conhecia esta musica...era...Quem Sabe? uma modinha de Carlos Gomes, la em casa sempre tocavam no piano e minha mãe cantava, e muitas vezes ouvia alguem cantarolando pela casa... 

                                  Sente-se..... vou terminar a lição com a minha aluna e ja' volto...fique 'a vontade...

                                  Sentei.. mas não fiquei 'a vontade...minha vontade era andar pela casa...e queria ver quem tocava tão bem e cantava tão suave,com uma voz melodiosa, linda....levantei, afastei um pouco a cortina da porta central, vi apenas uma figura feminina e a senhora ao lado , no mesmo banco, apenas gesticulando como em cadencia, seguindo a musica...
 
                                 " Minha'alma cheia d'amores te entreguei ja' neste canto.."" acabou a musica e o canto.....senti os pelos de minha nuca, braço se arrepiarem, senti um vento morno passando atraves do meu corpo, e eu pensando.....

                                 Nao 'e ''neste canto'', e' ''nesta casa''..minha'alma cheia d'amores te entreguei nesta casa..., me peguei falando alto.

                                 A figura feminina virou seu rosto para tras, e vi...o rosto mais lindo deste mundo, parecia que uma luz irradiava, e eu sabia que era ""ela "" que ""eu "" estava em busca, meus anseios, minha melancolia, sumiram na hora. 

                                 Desculpe!!! como 'e? o que disse?

                                 Perdão..eu não disse nada...

                                 Disse sim... e veio em minha direção...que roupas diferentes? parece antiga.. que cabelo!!!...mas era linda, elegante...

                                Disse .. não e' canto..e' casa.. Eu conheco a musica e bem, veja na partitura...olhei...era canto sim..

                                Desculpe, se disse, foi sem querer, retifico, e' canto..

                               .A senhora veio em meu socorro

                              Jose, esta e' minha aluna Ana....Ana, Jose está fazendo um trabalho sobre Carlos Gomes e vou permitir que ele conheça a casa

                              Boa Tarde Ana, prazer

                              Boa Tarde Jose, prazer

                             Que voz...que mãos, macias, que perfume gostoso!! mas um tanto fria pensei, deve ser a sala, esta um pouco frio aqui dentro...tambem tudo fechado, não entra nem um pouco o sol!!! 

                             Venha Jose...Ana pode ir terminando sem mim?
 
                             Sim Donana ...e voltou para o piano e desta vez comecou tocando ''Fosca'' , dificil, mas tocava muito bem...

                             Fui acompanhando Donana...me mostrava tudo, me contava detalhes, eu anotava....me deixava por instantes ,ia ate' Ana, voltava e assim passou uma boa hora .

                             Engracado!!! tinha me dito que estava terminando com a aluna e Ana continuava tocando, mas só musicas do maestro, nenhuma outra ouvi.

                            Tinha me mostrado tudo, ate' o pequeno quintal, voltamos a sala inicial para as despedidas e percebo silencio...

                             Sera que Ana se foi? Irei ve-la de novo?...pensava.

                             Aceita um cafe? era Ana perguntando..

                             Sim, aceito....

                             Donana me levou a uma pequena sala, moveis antigos, lindos, louças de porcelanas, cafe delicioso, perguntas, respostas ...e eu, pela primeira vez , me socializando com novas pessoas,....conto quem 'e minha familia, Donana conhece meus avos, meu pai, mas minha mae ela nao conhecia , e nem a mim,.,..mas havia visitado a fazenda com uma amiga uma vez, muitos anos antes, na epoca  meus avos eram jovens como ela era, lembrava-se bem deles.

                            Ana falou de seus pais, falou com saudades...eram falecidos, morava com uma tia na mesma rua desta casa e Donana ensinava musica a Ana desde que tinha 4 anos..e ai fiquei sabendo..tinha 16 agora... quase minha idade...parecia mais velha...e assim , conversamos, falamos.

                           Donana nos deixou a sos bom tempo..e ai ouvi....DOM!!!! DOM!!!..era o relogio da sala anunciando 6 horas da tarde..a hora da Ave Maria...""virge""...Juvenal deve estar louco...

                           Donana, Ana...me desculpem , tenho de ir..

                         Jose, volte sempre que quiser e puder..me acompanhou ate' a porta...me despedi de ambas...la' fora ja' estava um pouco escuro, fui apressado, vi Juvenal, me deu uma bronca e fomos...e eu sonhando acordado...ouvindo...""Tao longe..de mim distante.....

                          E voltava toda tarde la'... e sempre era Ana agora que me abria a porta...quase não via mais Donana...riamos...brincavamos...e estavamos apaixonado

                         .Me fazia vestir umas roupas antigas, nem sei de quem eram, nunca perguntei.. uns chapeus cocos, bengalas, sapatos pretos com  polainas brancas, calcas riscas de giz, paletos sem aberturas atras, com uma , com duas aberturas, gravatas que eram laços..eu adorava..e dei-lhe meu primeiro beijo, de leve, o segundo forte, o terceiro...dei-lhe um beijo azul...quase roxo...paixão fulminante...e.. 
                          
                          .....que perfume usas Ana?

                          Lavanda, gostas?

                          Adoro!!! e cheirava o cangote delicioso...

                          Uma tarde tivemos o primeiro ''desentendimento''...

                         .Convidei para sair, ir dar uma volta ali pelo centro velho, pelo Carmo, pela Glicerio, pelo largo da Catedral velha, pela Rua 13 , rua das lojas chiques,....não aceitou, nunca aceitava sair da casa...insisti, fez beicinho de choro, mimada, dengosa..fiquei amuado..sem conversar...não fomos, ficamos aos abraços e beijos..tirei do dedo um anel de pedra azul, unica joia que jamais usei..dei a ela...ficou grande..colocou na corrente do pescoço..ficou lindo la'..combinava com a joia da corrente.....fui embora...

                         Tres meses assim....só dentro daquela casa..sem sair nem na janela....janelas sempre fechadas, porta idem...nunca tinha ninguem lá, só ela, Donana que quase nunca via, e eu...nunca recebiam visitas? e alunos, alunas? nunca vi nenhum...empregadas, nada, estranho, mas eu estava tao louco de amor, amava tanto, fazia planos, dizia a ela...ela sempre evasiva....hum!! sim..não...só era bom na hora de beijos e abracos..ai sim...fervia....borbulhava..e eu louco, diferente do rapaz de antigamente..

                          Em casa, na escola, todos diziam...viu o passarinho verde? ou de que cor? da cor da pele? e zoavam...brincavam..e eu apaixonado.

                          Ao descer do carro uma tarde em casa, cai, quebrei o pe'...hospital...gesso..45 dias sem me locomover...fiquei louco..uma semana e não aguentei...pedi segredo a Juvenal e ele foi levar um recado meu 'a ela.. voltou com meu recado e a noticia..

                          Zezito, bati, bati...ate' esmurrei a porta e ninguem atendeu, voltei mais tarde la' e havia uns homens colocando uns tapumes e falando que vão demolir a casa...e bla bla...

                         Nao ouvia nada mais...tinha que ir la'..mas como?
agonizava a noite, tinha febre, falava, gritava o nome dela ANA ANA...vinham correndo...quem era Ana? nao sei!! sonhei com este nome...e assim 45 dias chegou, gesso tirado..

                        .Juvenal, não me leva para o colegio não, leva la' na Regente..mandei, ordenei...levou..me deixou em frente...seguiu..volta mais tarde Juvenal..

                         Bati, bati...nada, sentei na pequena soleira, coloquei a cabeça nos joelhos e....

                        Zezito? de novo ai sentado? Fazia tempo que não te via ai, desde que quebrou o pe' nao te vi mais, não vai ao colegio?

                        Era Felicio, morava por ali perto, estudava comigo e ia indo ao colegio..era hora

                        Oi Felicio!! vim visitar Donana e ela não atende

                        Donana? quem e' Donana? nesta casa? esta casa esta' vazia a mais de 5 anos...era da familia do maestro, uns herdeiros nao aceitaram ofertas, um juiz lacrou ...agora venderam, vão demolir e construir um predio aqui....bla bla bla

                       Via a boca dele se mecher mas não ouvia nada...fiquei em estado de topor....5 anos..tava louco!!!..Donana , Ana..cafe..musicas..amores na tarde..beijos azuis, quase roxos de paixao, abracos, suspiros..e me lembrei ....

                       Ninguem vinha visitar, nunca abriam a casa, não saiam 'a rua....

                       Moço, da licenca?

                       Era um senhor bem vestido...levantei, me afastei...ele abriu a porta...entrou...deixou aberta...espiei...e fui entrando...vasia..nada,nada na casa...nem uma cadeira...nada...fui indo...cheiro de bolor..de umidade...alguns lixos esparramandos..vidros de janelas e portas quebrados ou faltando... na sala que ''namoravamos'' vi restos de jornais velhos, revistas, roupas velhas.

                      Oh!! Antenor?...era o senhor chamando alguem...entraram 3 pessoas....

                      Antenor, comece tirando portas e janelas, alguem tem que tirar estas caixas e papeis e levar embora....e bla bla bla....fui ate' o porão...era onde sempre pegavamos roupas, chapeus....não havia nada la'..apenas trastes, lixo, e vi um retrato velho em uma moldura...fui saindo..voltei...era ela..sorrindo..meu coração disparou...apanhei o retrato...escondi embaixo da camisa..fui saindo..sai a rua....fui embora com o retrato, com medo que ele tambem sumisse...não sumiu....quem sumiu foi a casa...

                      Uma semana depois passei por la', a casa tinha quase ja' desaparecido, tapumes não deixavam ver mais nada, espiei por um buraco, levei um susto...tive a impressão de ver Donana me olhando e acenando no meio dos entulhos...fechei os olhos...abri..sumiu ..e eu sumi para a vida.


                     Terminei meus estudos, casei, formei familia, trabalhava e muito, mas nunca esqueci esta ''fantasia""-
 
                     Felicio me contou que antes daquela vez, me viu muitas vezes sentado horas naquela porta, desenhando que nem louco, conversou varias vezes comigo, respondia e desenhava, parecia que eu falava com alguem, mas quando apresentei meu trabalho e tive nota maxima ele achava que era pesquisa, mas que era estranho era!!!

                     O trabalho deixei la' no colegio, nunca peguei de volta...e ficou tão bonito!!!

                     Muitos anos depois, uma tarde, estou descendo a Barão, quando me aproximo do Carmo, em frente a estatua/tumulo de Carlos Gomes, vejo por tras, uma moça caminhando 'a minha frente, que corpo bem feito , pensei :- linda deve ser!!!...usava um vestido leve, jersei? nilon? chifon? isto!!! sabia..via as mulheres la' de casa com este tipo de tecido...chifon, leve, solto, esvoaçante, mas pesado o bastante para o vento nao levantar....chifon!!! elegante..na cor beije, com pequenas flores rosinhas, sapatos e uma carteira combinando...andar comedido...não tao rapido..nem tão devagar..e eu hipnotizado...seguindo

                     Virou na esquina da Benjamim, parou na vitrina de uma loja feminina elegante e eu vi seu rosto refletido....um turbilhão varreu meu cerebro...era ela....tinha que ser..não haveria duas iguais no mundo...Ana!!!

                      Tudo bem senhor?

                      A voz...era a mesma... nao conseguia responder..de boca aberta, ali parado feito nem sei o que? vi seu constrangimento..

                     Sim...consegui responder....me olhou...eram os mesmos olhos...não sorria...chegou mais perto..o perfume!!! o perfume!! era o mesmo, cheirava igualzinho....meu peito pulou..era meu coração crescendo, inchando, querendo sair pela boca..e vi...a corrente....a corrente com o anel azul...era ela sim...tinha voltado para mim...sorrri

                     Posso ajudar? quer que chame alguem?

                     Não conseguia responder...pensava:- sim pode, me abraça forte, não chame ninguem..só eu e voce....nem Donana nem ninguem...so' nos dois....

                    Senhor? ajudem aqui por favor!! Nao , nao conheço, nunca vi...coitado..comecou a passar mal..falava coisas estranhas...Donana...Ana..não, eu não chamei ninguem...não, não esta' junto comigo, estou esperando meu marido, trabalha aqui neste predio...não sei.. não , não chamei a ambulancia...ah chamou? ainda bem...

                    Oi Tonico, sim, ja' vou amor.. este senhor comecou a passar mal e pedi ajuda...a ambulancia ja' vem..coitado..que sera' que deu nele? Vamos?

                   Meus olhos fechados, eu ali caido e ouvi tudo o que ''ela'' falava...meu marido...meu marido... amor? TONICO? era casada...escritorio..neste predio..volto..procuro...

                   Demorei 1 mes para me recuperar do quase ''ataque cardiaco"" aos 42 anos que sofri de repente na rua...quase matei de susto minha familia e quase morri eu de susto..

                   Na primeira oportunidade fui ao predio, vasculhei de cima em baixo, porteiro, zelador, donos, funcionarios, clientes...mostrava o retrato dela..Tonico deve ser o diminutivo de  Antonio?..haviam uns 2 ou 3 no predio, mas nunca ninguem tinha visto, nem conhecido...desisti...pendurei o retrato na parede do porão de casa..só eu descia la'...as vezes ficava horas olhando...fui esquecendo...esqueci por mais de 10 anos o retrato...ate' que um dia alguem anuncia que uma senhora tinha vindo entregar uma encomenda para mim...seu nome era Donana....levei um choque...me entregaram a encomenda...abri a pequena caixa.....meu anel azul estava la' dentro...

                 Quem atendeu a senhora? Como era sua aparencia? Era jovem? velha? me digam, preciso saber

                 Calma Zezito!!! parece louco gritando deste jeito...fui eu...era minha esposa falando...era bem idosa, cabelos bem branquinhos, umas roupas antigas, mas senhoras usam deste jeito.

                 Disse alguma coisa? me diga?

                Sim.. que quando voce foi fazer, a muitos anos atras, um trabalho de escola, esqueceu la' na casa dela e ela veio trazer....estranho não? depois de tantos anos e so' agora vem devolver..ahhh!! e falou que a dona da corrente manda lembrancas....
Zezito...que dona?...que corrente?...vai ter que me contar..me explicar..quero..exigo saber...

                   Peguei pela mão...levei ao porão...acendi a luz e que baita susto!!!

                   Não era Ana no retrato...minha esposa gritou na hora:-

                   Foi esta senhora que veio aqui trazer o anel e...não ouvi mais nada...tive agora sim um'' verdadeiro '' ataque cardiaco...ainda estou em recuperação, fazendo terapia para a mente e para o corpo, exercitando os dedos aqui teclando este arremedo de desabafo.. 

                    Sonhei muitas vezes com Ana, Donana, a casa. 

                    Minha cidade 'e repleta de lugares, nomes de Carlos Gomes,....e' praça, a estatua/tumulo, ruas, museus, a escola normal, uma semana inteira dedicada a ele, musicas em todos os lugares...e tudo isto me despertava a antiga melancolia, um querer algo que nem sei o que e', e agora que tenho 67 anos, e 50 anos depois, só uma coisa descobri..eu amei com toda a força, a intensidade que so' o amor poder ter..e nunca mais amei assim...nem minha esposa amei assim.

                     Amei no começo, com os anos aprendi gostar e fomos ficando amigos, companheiros inseparaveis. Não podia esconder mais tempo, contei tudo..do começo ao fim...entendeu e me levou pela mão para fazer terapia...

                     Me incentivou a escrever, a pedido do medico,para que talvez um dia quem sabe não? alguem consiga entender-me e este meu ''causo''...

                     O predio que construiram e' enorme, e' um edificio comercial...advogados, medicos, dentistas, etc...e evitava passar por la' , mas um dia tive que ir , porque necessitava dos servicos de um advogado que tinha escritorio la'.

                     Entrei, me identifiquei e aguardei o elevador....chegou..entrei..e começei a ouvir a musica Quem Sabe?...tão longe de mim distante...no sistema de som.

                    So' eu e o ascensorista...Bonita esta musica nao? fez que sim com a cabeca...E' Quem Sabe? de Carlos Gomes...e' uma modinha...ele me olhou assustado....

                   Não, È Faixa Amarela e do Zeca Pagodinho...

                   Não falei nada, o silencio e' a arma do sabio na presenca do ignorante, ouço bem nao sou surdo ..era Quem Sabe? ..eu estava ouvindo e bem..tão longe de mim distante...sai ..procurei a sala 13 no 13o.andar..ascensorista surdo, pensei, e ainda por cima gozador...Faixa Amarela!!!..cada uma!!!

                   Encontrei a sala, entrei...aguardei um pouco e vi.. duas cadeiras de braço, estofadas de veludo vermelho, com uma pequena mesa no meio e flores linda em cima...estranho!!!!.fui atendido...resolvemos tudo.e ao me despedir e virar para sair..vi uma fotos em uma prateleira atras de mim...nao aguentei...perguntei ao advogado:-

                  Sua familia?

                  Sim, seu sorriso se iluminou..minha esposa Ana, meus filhos e minha mae Donana...eram elas de novo, Ana e Donana de volta ...lembrei? ...

                  Seu apelido.. e'.. Tonico?

                 Sim, desde crianca...sou Antonio, mas a familia me trata assim, Tonico.. sai apressado...tonto..desci as escadas correndo, afobado...passei pela portaria que nem um raio....cheguei na calçada, ar puro, me encostei na parede..bati as costas em algo, virei..era a placa

                "" AQUI, EM UMA CASA QUE OUTRORA EXISTIU, NASCEU ANTONIO CARLOS GOMES, O TONICO DE CAMPINAS,....."" ,

                 .........náo vi mais nada, era Ana mais Donana e agora ele o maestro TONICO no meio de tudo...voltei a recepção...comecei a bater e gritar na porta do elevador...ajuntamento, me seguram, eu brigo, eu luto...e grito ANA!!! ANA!!! e começo a esmurrar pessoas e portas, quebrar....lembro-me de ter visto homens de branco...e vagamente eu dizendo....não não camisa de forca não...e' covardia...não sou louco...ela existe...me persegue..me ama...eu amo loucamente.... vi a enorme injeção....apaguei.....

                           Olho pela janela gradeada deste enorme hospital em Itapira que me colocaram...

                           ..........nao sou louco..sou manso, caladão, quieto no meu canto, passarinhos vem comer miolo de pão que jogo, sao meus amigos e dela tambem e esta' quase na hora dela chegar...

                            ..........chega sempre na hora da Ave Maria, as 6 horas da tarde, ouve a preçe junto comigo, me conforta, me abraça, canta baixinho ''tao longe de mim distante..." , 

                            .........adoro, e fica comigo a noite toda e so' vai embora quando Alvorada e suas irmas Madrugada e Aurora chegam todas juntas e levam Ana embora..

                            ............fico sozinho o dia todo, as vezes Donana vem para o cha' da tarde, tomamos com bolinho de coco ou de polvilho, conversamos de tudo e me diz que Ana e' feliz assim...eu tambem...apesar de ninguem acreditar em mim que ela vem me visitar

                          BOOOMMM DIIIAAA ZEZZZIIITTOOOO!!!..esta enfermeira, esta Zenaide ainda me mata do coração...que susto me da' toda manhã!!! ..e já vai escancarando cortinas e janelas...marvada!!!..e continua gritando...CHEGOU O CAFÉ, VAMOS LEVANTANDO TOMANDO...TUDO...TUDINHO...saio da cama num repente...

                           E ai meu lindo? Dormiu bem? com Ana e Donana? HAHAHAHAHAH...

                           .........gargalha de mim...acha que sou o''''' loquinzimmmm da silva"". nunca acredita no que falo...ue'!!! por que ta' cheirando o travesseiro?

                           .......Zezito!!! que perfume delicioso!!! quem lhe trouxe? quem lhe deu de presente?

                          Zenaide voce sabe que sou proibido de ter perfumes comigo, não uso mais, usava....passado Zenaide passado!!..me deixe sentir? 

                           ......me passou o travesseiro, era o travesseiro que Ana dormiu...era lavanda..suave...delicioso

                          Não vou dizer nada para Zenaide, ela não acredita e faz anotaçóes na minha ficha medica e eu oh!!! não saio mais daqui...mas tambem pra que quero sair, Ana vive aqui comigo..náo preciso do mundo la'fora...

                         Falei so' para mexer com ela ...E' de ''ANA'', gritei mais forte o ANA

                        Ja' foi pegando a caneta, a ficha medica e anotando...calei, sou caladão, quieto...vivi o bastante...amei bastante..tive um grande amor no PASSADO, vivo com este amor no PRESENTE e vou leva-lo comigo para o FUTURO...

                        EU, ANA ,DONANA, TONICO, CAMPINAS....tao longe....de mim distante..onde ira', onde ira' teu pensamento... minha'alma cheia de amores ...te entreguei ja'... neste conto-fantasia..


                                         *******************************************

ps. dedicado a todos os amigos aqui do RECANTO DAS LETRAS, que com suas palavras...sorridente palavras...me mimam, me bajulam e fazem minha mente ir em busca de novos ''causos''...tem Mulherfeliz, tem beijo azul e tem os marmanjos de plantao que amo aos borbotoes..e dedico 'a minha cidade...tao longe..de mim distante.. eu aqui e voce ai Campinas querida..tao longe..de mim distante..e ao Maestro que aprendi a amar, respeitar e acima de tudo ''gostar'' de sua obra...meus avos eram do sec. XIX conheceram e viveram outros tempos e ensinaram a meu pai e a mim os valores imutaveis da vida..

QUANDO VOCE ESTA FAZENDO A COISA CERTA, NAO TEM COMO FAZER A COISA ERRADA...e assim faço , a certa, claro!!! 

A foto que ilustra este texto, a casa que  existiu outrora..Ali nasceu o maestro...o Carlos Gomes..o Tonico de Campinas...hoje e' um predio enorme, mas a placa esta' la'.. va' la' conferir va'!!!!....se voce olhar com atenção na foto, do lado esquerdo, na coluna entre a porta e a janela, da' para notar a placa...e ela foi retirada da casa e colocada no novo predio que construiram...eu vi esta casa , passei em frente muito e do predio novo tambem, lia e relia a placa..acho que foi isto que me ''inspirou''...que bom!!