BOM DIA....TRISTEZA



                                 BOM DIA TRISTEZA, tres palavras tao famosa quanto as outras tres.....EU TE AMO...

                                Seu Zezito!!! nossa!!! credo!!! que Casmurro!!! que resmungao!!... o senhor esta cada vez mais casmurrento, rabujento.. bla bla bla......

                                Eu ainda deitado na minha cama, sonolento, fechava os ouvidos, fazia "" ouvido de mercador '', era dona Filomena, a dona Filo', mais uma vez entrando no meu quarto, falando alto, tagarelando como galinha choca no meio das galinhas mais velhas ''cocoroco, cocoroco '', igualzinha... igualzinha sem ter o que por, nem tirar.

                               Abria as cortinas, as janelas, que era para ''entrar um pouco de sol e arejar este fedor, este mau cheiro de coisa velha que este quarto tem ( coisa velha? sera' que esta' se referindo a mim? se for vou ter que dizer-lhe quem e' coisa velha..onde ja' se viu!!!.. fedor? que fedor? que mau cheiro? hoje nao fiz xixi na cama...sera' que e' do colchao? mas os filhos dela ontem vieram aqui e colocaram no sol ou sera' que nao? nao me lembro quando foi a ultima vez que o colchao tomou sol!!!.. eu nao ousava perguntar, sabia que se perguntasse vinha cada resposta malcriada!!! eu heim!! ficava calado so' ouvindo...ouvindo o bla bla bla ) 

                             Dona Filo' era a empregada/amiga.
   
                             Amiga?? que amiga era essa!!! eu nao precisava de nenhum inimigo..ja'a tinha a dona Filo' como um ,e para que iria querer mais? apesar de que ela sempre nos bla bla falava que eu nao tinha mais nenhum amigo, so' ela ( que pretenciosa!!! ) , e realmente acho que ela tinha razao...ninguem quase me visitava..eu pouco saia de casa ,e quando saia era para ir ao medico da bexiga, da prostata, dos intestinos, da boca ( por causa do excesso de salivacao, babava muito em consequencia do derrame facial que tive), no fisioterapeuta ( como dona Filo' dizia:-
 
                            Vamos seu Zezito, hoje 'e dia de ir no tal de "" peuta'', meu filho ja' ta' aqui com o carro. 

                            Sim, so' que o carro era meu, ele apenas dirigia, danado!!! 

                             Eu era a galinha dos ovos de ouro dos medicos..eles me adoravam..como adoravam o Rei Midas..aquele que tudo que tocava virava ouro..eu era o ouro...tocavam em mim e na hora suas contas bancarias faziam ''plim'' e aumentavam.
 
                              Medicos e Advogados...queria tanto ser um deles!!! 

                              Trabalhei tanto na vida e hoje quem colhem os lucros sao eles..danados..sabem aproveitar a vida, se sabem..

                              .E'!!! dona Filo' tem razao !!! ja' estou casmurrando, resmungando de novo contra tudo e contra todos..tenho que me policiar, me vigiar, ter cuidado com o que penso e falo..nem sempre sinceridade 'e entendida, compreendida...confundem com ''falta de educacao'', casmurrice, remungos de velhos...

                               Quando era jovem, e depois na meia idade tambem, achava que os velhos ""podiam"" falar tudo, dizer o que pensavam, tinham a sabedoria e o peso dos anos para isso, ledo engano, poder podemos, mas ''devemos""?? e mesmo porque, principalmente os jovens, nao querem ouvir eles querem e' ''viver ''!!!

                                Levantei...quem aguentava tanto bla bla logo cedo?, fui ao banheiro....

                                Seu Zezito, por favor, acabei de limpar o banheiro.. nao faz bagunca nao!!! deixe tudo do jeito que encontrou..bla bla bla..

                                So' de ravia deixei a escova de dente sem lavar, dentro da pia e a de cabelos com uns fios grudados...ela odeia quando faco isso e eu faco com prazer, so' para irritar..hahahah me sinto aliviado..vingado..

                                 Vou a cozinha tomar meu cafe com leite, pao, geleia de mocoto..margarina, que manteiga esta' pela hora da morte e tambem dona Filo" nao compra porque quando uso, derrubo na toalha, e' dura ,nao sai facil da mantegueira, fica na faca...passo na toalha para tirar..dona Filo' tem faniquitos quando faco isso...que mulher atormentada!!!, nao posso fazer nada, fala que tudo que faco sujo...nao e' bem assim...e' que minha mao treme..derrubo, cai, nao tenho culpa..estou velho.

                                 Nao suja a cozinha nao seu Zezito!! a pia tava um nojo. lavei com candida e sapolio...bla bla bla

                                  Para que foi falar!!...nao tinha sentido o cheiro forte antes, mas ela falou, pronto senti...tive ansia..pra que tanta limpeza? era uma casa, um dia foi um lar, nao era um hospital...que coisa, que mania de limpeza dessa mulher!!! mulher atormentada!!

                                  Abri a porta da varanda bem de mansinho, ela nao ouviu..tomei meu cafe la'...derrubei na toalha, cafe com leite, geleia de mocoto, margarina..  nao limpei..so' de raiva...mulher mandona!! farelo de pao entao!!! milhoes....hahahah quando ela ver ichiii!! vai ter chiliques e piriquipapos...vai bla bla bla..

                                  Era quase o fim do inverno, noites ainda frias mas os dias ja' comecavam a esquentar, meus ossos agradeciam e sabiam, pardais ja vinham comer migalhas de pao na porta da varanda que eu jogava para eles, gostava de sentar ali na varanda estes dias, o sol estava comecando a voltar a iluminar e esquentar a minha cadeira de leitura preferida..era uma delicia..podia ate' ja' tirar as chinelas e colocar os pes descalcos no chao...sentir um pouco de calor..

                                  Olhei na mesinha ao lado , vi um livro que um velho amigo , dias atras ,me devolveu, para relermos e re-discutirmos, ja tinhamos lido varias vezes e discutido , nem sei quantas vezes..peguei..li a capa..

                                  BOM DIA TRISTEZA.....1954 primeira edicao...livro de estreia da escritora francesa Francoise Sagan, foi um ''cult'' na epoca, uma revolucao, um marco divisorio, e em 1958 foi feito um filme muito bom... eu e meu amigo sabiamos o livro de cor de tanto que tinhamos lido e discutido, mas a personagem Cecile, a filha unica, a jovem linda e rica herdeira do personagem Raymond era a nossa preferida.
                                  Sagan, escreveu o livro em sete semanas quanto tinha 18 anos e depois mais de cinquenta livros e pecas, foi uma das grandes escritoras da Franca, morreu pobre, abandonada, sozinha , sem amigos, era esquerdista, foi casada duas vezes, mas so se deu bem e viveu muitos anos com uma companheira, teve amigos influentes, ricos e poderosos, amantes idem, mas a cocaica, bebidas e o imposto de renda cobrou o preco e ela pagou ...morreu na miseria.

                                   Abro o livro e vejo a dedicatoria "" para o meu amor Zezito.. me perdoas? com amor ..daquela que te ama acima dela mesma..""

                                    Do que sera' que me pedia perdao? fui tao ciumento, tao possessivo, fiz tanta zanga de ciumes que ate' perdi a conta, com certeza esta era mais uma delas, e era verdade, ela me amou mais que a si mesma, deu provas muitas vezes disso, mas eu tambem a amei mais do que a mim mesmo, so' nao dei provas, nao demonstrei.

                                    Coloquei o livro no colo, escontei a cabeca na almofada fofa da cadeira de balanco, fechei os olhos e ouvi alguem falando baixo, pensei:- pronto la vem dona Filo' de novo com seu bla bla bla..vou fingir que estou dormindo assim me deixa um pouco sossegado,vai ver que viu as baguncas que fiz e ja' vem resmungando.

                                   Ouvia mas nao entendia, comecei a prestar melhor atencao, era uma lingua estrangeira!!! veio rapido na minha cabeca Frances!!! quem pelas barbas do profeta estaria falando frances nesta casa? dona Filo'? impossivel!!!

                                    Senti uma mao quente e macia tocar meu braco, ouvi chamar meu nome baixinho:-

                                     Zezito!!! Zezito!!!

                                     Abri os olhos, a varanda estava diferente, os moveis eram de vimes com almofadas brancas, plantas e algumas gaiolas de passaros, alguem estava tocando piano em outra sala por perto, uma musica classica,Chopin, olhei para a mao, era fina, bem cuidada, fui subindo meu olhar de vagarinho e vi e reconheci ...

                                     Francoise? Francoise Sagan? a escritora francesa? aqui em minha casa? Bom Dia Francoise....

                                     Bom Dia Zezito, me chame de Sagan , gosto mais, e estou acostumada, voce e seu amigo me chamam sempre assim..que bom que voce acordou. Podemos conversar?

                                     Sim, o prazer sera' meu Sagan, como esta? soube pelas noticias que voce tinha ficado quatro dias em coma e faleceu e como podemos estar aqui conversado, faleci tambem?

                                      Nao Zezito!!! eu sim, voce nao, e' verdade ,foi dia 24 de setembro do ano passado, era outono na Franca mas aqui para voce era Primavera, estava ainda muito frio naquele dia, nao veio ninguem me velar e somente poucos para o ultimo adeus, mas nao me importei nao, fiz o que quiz na vida, falei o que tinha vontade, fui uma mulher-feliz e ainda sou, e continuo afirmando que o que falta 'a nossa epoca e' a gratuidade, fazer algo por nada, se doar.

                                       Sabe Sagan? eu e meu amigo sempre discutimos sua ''estranha solidao'', como pode? voce rica, famosa, bonita, com gente famosa ao seu lado, maridos,viagens e esta estranha solidao? pode me explicar?

                                       Nao Zezito nao posso, nunca consegui explicar nem a mim mesmo isto, 'e como uma doenca que nasceu comigo e trouxe embora comigo, era chamada de estranha, primeiro por que nao tinha explicacao e estranha no sentido de diferente, quando estava aqui, queria estar la', quando estava la'. queria estar aqui, complicado nao? depois de alguns anos passei a nao me preocupar mais com isto, os outros sim, tentavam me agradar, davam festas em minha homenagem, queria ir, ia, e mal chegava ja' queria ir embora e ia, e com isto passei a ser olhada mais ainda como ''diferente''

                                        Nao ouco mais alguem tocando o piano, a musica parou, ouco passos, olho e vejo uma moca linda, jovem , de cabelos curtissimos, olhos grandes, fala em frances com Sagan e pelo sentido da conversa acho que sei quem e'...Jean Seberg a atriz do filme mas ao mesmo tempo e' Cecile, a filha unica, a personagem do livro , minha preferida, tambem aqui na minha casa?

                                        Bom Dia Zezito!!!

                                        Bom Dia Jean/Cecile, que prazer em receber voce aqui em casa, seja benvinda e ate' que em fim deu o ar de sua graca.

                                         Me desculpe Zezito mas vai ser uma visita rapida, ja' estou de saida com Madame Sagan pois temos coisas a acertar, ela me trouxe aqui porque sabia como chegar a sua casa, mas meu objetivo foi trazer uma velha e querida amiga ate' aqui para conversar com voce.

                                         Se afastou um pouco e vi uma jovem com olhar triste, vestida inteirinha de branco, veus ou gazes brancos, flores brancas na cabeca, pes descalcos, nao sorria, apenas me olhava. Cecile se afastou um pouco a jovem estendeu a mao, apertei , me apresentei:-

                                         Prazer, Zezito, e voce?

                                         Tristeza

                                          BOM DIA TRISTEZA, seja benvinda, sente-se. 
          
                                          Sentou em frente a mim, pernas juntas, maos nos joelhos,olhar triste, cabeca meia baixa. Sagan e Cecile se despediram, e foram cuidar de seus negocios.Que negocios poderiam ter autor, atriz/personagem?
                                   
                                           So' elas sabiam, nao era assunto meu.

                                            Em que posso lhe ser util Tristeza?

                                            Zezito, eu tenho muitas duvidas a seu respeito, mas uma delas me intriga, me fez vir ate' aqui para ouvir de voce a resposta.

                                           Voce nunca me quiz? nunca me amou? Eu nunca vi voce triste, ao contrario sempre ouvia voce dizendo:- Eu triste? sai para la' Tristeza!! e eu saia e nunca pude me aproximar de voce. Pode me responder? como conseguia viver alegre, brincalhao, bonachao o tempo todo? 

                                           Tristeza minha querida menina!!! sempre fui franco, sincero, sempre falo o que penso - nao 'e que eu nao te queria, nao te amava, acontece que eu tinha por esposa Serenidade a quem amava mais que tudo e era feliz por isso, e por filhas Calma, Boavontade, Paciencia e Tranquilidade , que completavam meu ser..eu era um homem-feliz, sabia disto?, eu tinha a certeza, e entao? para que te chamar? e outra coisa Tristeza, voce nao paga minhas dividas, meus compromissos , paga? concorda? nao paga e alias Tristeza , voce seria capaz de me enfiar mais e mais em dividas, em doencas e sei la' mais o que..sendo assim nao necessitava te chamar, entendeu querida menina?

                                             Entendi, mas por que me chamou agora? 

                                             Te chamei? quando?

                                             Dias atras andando pela casa deserta, reclamando, resmungando:- esta casa enorme esta vazia, solitaria, fria nem Tristeza quer morar aqui..... esta casa tem a cara da Tristeza, gostaria de ver ela morando aqui, e assim por diante..de tanto ouvir meu nome pedi a Jean/ Cecile, que me conhece bem ,e Sagan que fez a maior propaganda de mim no mundo todo, para me apresentarem a voce ja' que voces sao velhos conhecidos, e assim, estou aqui. 
                                               
                                            Quer que eu fique aqui com voce? 

                                            Nao respondi de imediato nao, parei e pensei um pouco, pedi que voltasse na manha seguinte, ela concordou e eu fui caindo em uma sonolencia gostosa acordei ouvindo dona Filo' me chamando:-

                                            Seu Zezito!!! acorda, vem comer, seu almoco esta na mesa.

                                            Acordei, olhei, era dona Filo' sim, era minha varanda mas ja' passava do meio dia, nossa, tinha dormido tanto assim?

                                           No dia seguinte , acordei antes da dona Filo' chegar, fiz tudo que tinha que fazer e fui sentar la' na varanda e esperar Tristeza chegar.

                                           Ela nao demorou muito nao, e chegou , de mansinho mas chegou , Tristeza chega sempre assim , mansa , devagar e vai embora mais devagar ainda, as vezes demora para ir embora, adora ficar calada, quieta e eu quando a vi ja' fui logo dizendo:

                                           BOM DIA TRISTEZA, tenho boas noticias para voce, a partir de agora , decidi, vou fazer de voce minha amiga e companheira inseparavel, quem mais senao voce para cuidar, e bem de um velho de quase oitenta anos, casmurrento, rabugento, razinza? 

                                          Tristeza, quero que voce fique comigo, nao tem mais ninguem nesta casa que um dia foi um lar. 

                                          Serenidade a muito tempo se foi, minhas filhas se casaram, foram morar no exterior e meus netos estao por la' tambem.
 
                                           Amigos? so' me resta um, mas tao velho como eu. 
        
                                           Familiares? nem sei por onde andam e quando telefonam e' para pedir algo ou dinheiro emprestado, nem estou atendendo mais o telefone, dona Filo' faz isto por mim e sempre diz que estou dormindo, ou que estou no banho, inventa uma desculpa qualquer, ela e' boa nisto.

                                          Zezito!! agora sim vou ficar, voce esta' triste, tem um semblante tao tristonho, coitadinho, pode deixar, Tristeza vai tomar conta direitinho de voce, se vai, vai sim.

                                          E comecou a chorar, que choro e lagrimas e' com Tristeza mesmo, e' o que ela mais sabe despertar, choros e lagrimas, e eu fui junto no vai da valsa, chorava baixinho e Tristeza me consolava, mas falando de coisas do passado e eu aumentava meu choro, relembrar o passado e' sofrer, chorar e chorar.

                                         BOM DIA TRISTEZA,..... e assim comecava outro dia, e outro dia, e mais um dia, e eu ali falando com Tristeza dias e dias.

                                         Dona Filo' chamou meu medico, veio, examinou, receitou, cobrou, se foi...nada resolveu..
 
                                        Dona Filo' trouxe uma amiga, vizinha dela, benzedeira, da mesa branca...se foi..nada resolveu..trouxe um pai e uma mae de santo, ja' que eu falava sozinho, perguntava e respondia e ela achava que eu estava tomado por um ''espirito'', vieram..fizeram descarrego..se foram...nada.

                                         Seu Zezito!!! uma cunhada minha comecou a babar e falar sozinha, o marido levou ela para um sanatorio em Itapira, ficou la' uns tempos e oh!!! voltou boazinha, curadinha da silva, quer que eu fale com o doutor e ele consegue uma vaga la' para o senhor?

                                          Eu disse sim, falou..conseguiu..fiquei quarenta dias la' e Tristeza foi comigo, nao me largava...tive alta e Tristeza veio embora junto, nao me abandonava.

                                          Dona Filo' desistiu. Como viu que era sempre de manha e sempre no mesmo horario que eu ia para a varanda e ja' ia dizendo bem alto:-

                                       "" BOM DIA TRISTEZA "", seja benvinda, e sorria, brincava e tinha deixado de ser casmurrento, rabugento, dona Filo' nao implicava mais comigo e ate' entrou no clima e as vezes dizia:-

                                      Seu Zezito!!! convida esta sua amiga ai, a tal de Tristeza para almocar com o senhor..ela gosta de peixe frito? e ria...e eu ria tambem, voltei a ser um homem-feliz, tinha uma nova amiga e companheira, e Tristeza era boa nisso, amizade e companheirismo era com ela mesmo, desde que voce deixasse ela te relembrar do passado, sofrer e chorar.

                                      E a coisa estava indo de uma tal maneira que logo logo eu ia dizer BOA NOITE TRISTEZA, vens ou nao vens? dormir comigo? ichii!!! e se ela aceitasse? o que um velho como eu iria fazer? dormir ou ficar acordado? 

                                      E' !!!!!!! acho melhor ficar so' no BOM DIA TRISTEZA mesmo, senao dona Filo' comeca a me chamar de velho sem-vergonha ja' ja', e era so' isto que me faltava!!! velho e sem-vergonha...que vergonha!!!


                                                ************************************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 14/08/2009
Reeditado em 30/12/2009
Código do texto: T1753071