'' SERENIDADE ''.

................. SE                      
                        RE  
                               NI
                                    DA
                                           DE...............................................

.                          
                   EU MORAVA NO JARDIM CELESTIAL A MUITO, MUITO TEMPO....

                   NEM ME LEMBRAVA MAIS QUANDO FOI QUE VIM MORAR AQUI...TINHA PERDIDO A NOCAO DO TEMPO NA BRUMA DIAFANA E ETEREA.... NA ANSIA LOUCA DE ME RECOMPOR E PODER IR VIVER NO VALE DE LAGRIMAS NOVAMENTE....

                  .NO JARDIM EU TINHA TUDO DO BOM E DO MELHOR..MAS....MAS....NAO ESTAVA BOM ASSIM.. QUERIA ALGO MAIS, MINHAS ASAS BATIAM DE LEVE A MENOR ARAGEM...QUERIAM VOAR...CONHECER COISAS NOVAS E LUGARES DISTANTES, PESSOAS INTERESSANTES...

                    E COMO TODO DIA FAZIA... NA HORA DE TERMINAR AS JORNADAS EU SENTAVA NA MINHA PEDRA FAVORITA...EMBAIXO DO GRANDE IPE AMARELO QUE ESTAVA LINDO...TODO FLORIDO..E EU QUIETO, PENSATIVO...AGUARDANDO O APAGAR FINAL DA TARDE QUIETA E SOSSEGADA... 

                    SOLIDAO...AQUELA DANADA QUE JA' ME PAQUERAVA FAZIA TEMPO, TENTANDO ME ATRAIR PARA ELA...SENTAVA PERTO...ME OLHAVA...ME SORRIA..E EU NEM BOLA DAVA.. UM DIA ATE' FUI RUDE COM ELA AO DIZER-LHE: - SOLIDAO? SAI FORA, VAI TE CATA OH COISA FEIA!!! SAI DO MEU PE' URUBU..NAO TE QUERO... FEZ QUE NAO ESCUTOU......NAO SAIU..VIVIA ME TENTANTO...

                    ELA NAO GOSTAVA...TINHA ODIO MORTAL QUANDO ME VIA CONVERSANDO COM MINHA AMIGA ESPERANCA...SABIA QUE ESPERANCA ME ANIMAVA, ME DAVA ALENTO, APOIO..

                    E NEM OUVIA OU FINGIA NAO OUVIR QUANDO EU DIZIA QUE ELA USAVA DOS MESMOS METODOS QUE ESPERANCA APREGOAVA..:- ""A ESPERANCA E' A ULTIMA QUE MORRE...VOCE MORRE PRIMEIRO..ESPERANCA DEPOIS."" 

                   ELA, A DANADA SOLIDAO, NAO ESPERAVA ME CONQUISTAR? 
                
                   ENTAO??? O PIOR SURDO E' AQUELE QUE NAO QUER OUVIR...SOLIDAO E' SURDA COMO UMA PORTA!!! ELA ACHAVA QUE ERA QUESTAO DE TEMPO E EU ESTARIA EM SEUS BRACOS....LEDO ENGANO SOLIDAO!!!! NAO TE QUERO.....

                    OUVI RISOS E CONVERSAS...DE LONGE VINHA NOSSO SENHOR, CHEGANDO NA CISTERNA DA CARIDADE PARA SEUS MINUTOS DE RELAX...COMO SEMPRE VINHAM MUITOS ANJOS COM ELE, ESVOACANDO AO SEU REDOR...ANDANDO...CORRENDO NA FRENTE...FICANDO PARA TRAS,  E NOSSO SENHOR CAMINHAVA SERENO, BONITO, LINDO, TRANSPARENTE.....ANJOS DE TODOS OS TAMANHOS, BEBES, CRIANCAS, JOVENZINHOS....ROSADOS, CORADOS, BRANQUINHOS, ESPERTOS, DANADOS.....

                 QUANTOS...LOIRINHOS...PRETINHOS..MORENINHOS..INDIOZINHOS..JAPONESINHOS....OLHOS AZUIS....VERDES....CASTANHOS E ATE AMARELADOS....
     
                  PASSAVAM PERTO DE MIM..RIAM....FAZIAM ALGAZARRA....E NO MEIO DE TODOS ELES MEU OLHAR FIXOU EM UM QUE NUNCA TINHA VISTO.....CABELOS CASTANHOS QUE BRILHAVAM ...OLHOS ESVERDEADOS QUE FAISCAVAM...MEIO MAGRINHO..NEM ERA CORADINHO....MAS SE DESTACAVA PELA PAZ QUE TRANSMITIA E DO MODO QUE CAMINHAVA AO LADO DE NOSSO SENHOR.......
 
                  NOSSO SENHOR LHE DAVA A MAO, E APONTAVA E FALAVA...CONVERSAVA E ELE LHE RESPONDIA....NOSSO SENHOR SORRIA E ELE NAO.....ESTAVA SERIO...COMPENETRADO.....NOSSO SENHOR SENTOU EM UMA PEDRA NA SOMBRA DA GRANDE FIGUEIRA...TROUXERAM AGUA FRESCA....MEU ANJO ESTAVA SENTADO AO LADO DE NOSSO SENHOR E AI SIM PUDE VE-LO MELHOR.
   
                  ERA SERENIDADE....NOSSA COMO TINHA CRESCIDO DESDE A ULTIMA VEZ QUE ESTEVE AQUI...SUAS AMIGAS, CALMA ,PACIENCIA , BOAVONTADE E TRANQUILIDADE ESTAVAM JUNTAS COM ELA....RIAM...BRINCAVAM....SERENIDADE SEMPRE SERIA..SORRIA MEIO DE LADO...MAS PARECIA QUE APROVAVA TUDO...

                   EU CONHECIA BEM SUAS 4 AMIGAS...NUNCA FUI AMIGO DELAS POIS MEU NOME E' .." APRESSADO AFOITO AGITADO COM MUITA PRESSA.." - E'...TENHO NOME DE REI..ENORME NAO? E NAO ME DAVA BEM COM ELAS...FICAVA NO MEU CANTO E NAO QUERIA SABER DE NADA COM GENTE DESTA ''LAIA''....MAS AGORA QUERIA SER AMIGO DELAS...ELAS ERAM AMIGAS DE SERENIDADE...E ISTO ME INTERESSAVA...

                    APRESSADO COMO MEU NOME, CHAMEI MINHA AMIGA PAIXAO, ELA VEIO RAPIDA...PAIXAO VEIO NA HORA..CONVERSAMOS E ELA SE FOI MAIS DEPRESSA AINDA....ME TINHA DITO QUE GENTE APRESSADA E AGITADA SE APAIXONA A TODA HORA E QUE SERENIDADE NAO ERA ASSIM.....

                   CHAMEI MEU AMIGO AMOR, VEIO...ME ESCUTOU..OLHOU BEM PARA MIM E PARA SERENIDADE ...E MANDOU UMA FLECHA CERTEIRA NO MEU CORACAO QUE ATRAVESOU MEU CORPO ETEREO E ACERTOU NO CORACAO DE SERENIDADE...
          .
                    ELA SENTIU O BAQUE DA FLECHADA E DO MEU OLHAR...ME OLHOU...ME VIU....SORRIU...SORRI DE VOLTA.... E PEDI A AJUDA DE MINHA AMIGA ETERNIDADE PARA NOS APRESENTAR....
 
                    FOMOS INDO EM SUA DIRECAO..ETERNIDADE CONVERSOU MUITO COMIGO E DEPOIS COM SERENIDADE..E NOS APRESENTOU...CONVERSEI MUITO COM SERENIDADE....MINHA AMIGA ETERNIDADE SE DESPEDIU DE NO'S... DESEJANDO QUE DESCOBRISSEMOS O AMOR ETERNO...DESCOBRIMOS...

                     NOSSO SENHOR SE LEVANTOU E FOI SEGUINDO....SERENIDADE TAMBEM SE FOI....OLHAVA PARA TRAS...SORRIA...SEGUIA NOSSO SENHOR....ME ABANAVA AS MAOS EM SINAL DE ATE LOGO, ATE MAIS... E EU ALI PARADO...ESTATICO...AMANDO TER CONHECIDO SERENIDADE....EU ESTAVA EM PAZ...

                      AS 4 AMIGAS, CALMA, PACIENCIA, BOAVONTADE E TRANQUILIDADE PASSAVAM POR MIM, SORRINDO, CUMPLICES, MAROTAS QUE SO VENDO!!! AH DANADAS!!! SABIAM TUDO ESTAS ESPERTAS!!!!

                      CONVERSEI COM SERENIDADE VARIAS VEZES...ME OUVIA...ME ESCUTAVA, POUCO FALAVA..EU FALAVA MUITO, CONTAVA MUITO...MAS SE EU PEDISSE SUA OPINIAO SOBRE ALGO.. SEMPRE TINHA UMA OTIMA SOLUCAO, UMA BOA IDEIA..E EU A AMAVA MUITO...E ELA PARECIA QUE SIM TAMBEM ... MAS COMO ERA SERENIDADE ATE' SEU AMOR ERA PLACIDO, SERENO....

                      UM DIA FIQUEI SABENDO PELA ''ANJARADA FOFOQUEIRA "" QUE SERENIDADE IRIA VIAJAR POR BASTANTE TEMPO...HAVIA UM CASAL JA' ENTRANDO NA MEIA IDADE E NOSSO SENHOR ESCOLHEU SERENIDADE PARA IR LA' DAR ALEGRIA, SUSTENTO E CUIDAR DOS DOIS NA VELHICE....

                       AO SABER DISSO ...ENLOQUECI...PIREI...PROCUREI SERENIDADE...ERA VERDADE..ELA IRIA SIM...CORRI PROS PE'S DE NOSSO SENHOR, CONTEI-LHE TUDO....TUDO OUVIU..E SERENO ME DISSE:- AINDA NAO E' SEU TEMPO DE VIAJAR...VOCE AINDA NAO ESTA' PRONTO..TERA' QUE ESPERAR MAIS..SUA HORA CHEGARA'....
 
                       EU NAO OUVIA NADA....CHORAVA...IMPLORAVA..PEDIA...EXIGIA..
NOSSO SENHOR NA SUA BONDADE SE CONDOEU...CONCORDOU...MAS IMPOS CONDICOES...CHAMOU SEU AJUDANTE, "" TEMPO QUENAO PARA"".. , ELE VEIO CHEIO DE LIVROS, PASTAS E PAPEIS...OLHARAM...DECIDIRAM..E RECEBI A ORDEM DIRETO DE NOSSO SENHOR...

                       VOCE IRIA DEMORAR MUITO AINDA PARA IR MAS...VOCE VAI AGORA... JA'..TEM UM CASAL TE ESPERANDO..VOCE VAI CHEGAR AINDA HOJE LA'....HOUVE UMA TROCA...NO SEU TEMPO CERTO VOCE SERIA IRMA DE SERENIDADE, MAS....ELA ACEITOU SER FILHA UNICA...VOCE NASCERA NA FRENTE DELA DOIS ANOS QUE E' PARA IR SE PREPARANDO COMO HOMEM PARA RECEBE-LA...TERA MUITO QUE APRENDER AINDA...MAS CONFIO EM SERENIDADE, ELA LHE AJUDARA'..

                      OLHEI SERENIDADE...TROCAMOS OLHARES..FUI LHE DAR UM APERTO DE MAO..COMECOU A SUMIR..PARECIA UMA NEVOA...SUMIU

                      TUDO...FRIO, FRIO..E DE REPENTE CALOR, UM FOGO ABRAZADOR, EU VOAVA....MUITO RAPIDO...SENTI UNS BAQUES...ENTRAVA EM UM TUNEL...MAS DE RELANCE VI....PAIXAO E DESEJO..

                       CONHECIA BEM ESTES DOIS...SE ABRACANDO, SE BEIJANDO, ARFANDO....EU NADANDO EM UM RIO CAUDALOSO, FORTE, HAVIA MILHOES IGUAIS A MIM...MAS EU ESTAVA NA FRETE, BATI COM A CABECA EM ALGO FIRME, ENTERREI A CABECA, PUXAVA O CORPO, ENTREI INTEIRO, TUDO FICOU CALMO, SILENCIO...SENTIA ALGO BATENDO...TUM..TUM...TUM.... SOUBE DEPOIS ERAM CORACOES BATENDO FORTE....SANGUE CIRCULANDO RAPIDO....ESTAVA ESCURO...MOLHADO..MAS ERA CONFORTAVEL...QUENTE.. E OUVI PAIXAO E DESEJO CONVERSANDO...FALAVAM EM CARNAVAL...

                       E AGORA.?? VAIS CASAR COMIGO..DESISTIR DE SUA NOIVA?...ERA PAIXAO FALANDO...QUE DANADA QUE E' ESTA PAIXAO..CONQUISTA E DEPOIS COBRA CARO....MAL OUVI O ''SIM'' QUE DESEJO FALOU..SO' OUVI..'''CASO'' ( E CASOU MESMO..AINDA BEM!!!) ..PAIXAO FALAVA...QUE CALOR!!! E OUTRAS COISAS MAIS...E O QUE OUVI ME ASSUSTOU...MAS ERA TAO BOM ALI!!!! TAO SOSSEGADO!!! DORMI....

                      JULHO/FRIO DE LASCAR...FESTA NO INTERIOR, QUERMESSE, QUADRILHA EM FRENTE A IGREJA...GENTE FESTEIRA..ALEGRE..PASSEIO NAS CALCADAS...RAPAZES NAS BEIRADAS...MOCAS NO CENTRO..PRACA DA MATRIZ...RAPAZES EM BANDO...MOCAS DE BRACOS DADOS COMO DOIS SOLDADOS...E EU NOS MEUS QUASE 15 ANOS...

                      JA ME ACHANDO UM HOMEM... JUNTO COM MEU AMIGO DESESPERO NA BUSCA DE UM PAR....DESESPERO ME APONTA DUAS GAROTAS VINDO..UMA DELAS CARREGAVA UMA SOMBRINHA - ATE' HOJE NUNCA SOUBE O PORQUE? - 

                       ACHEI AS DUAS FEIAS....UMA ERA BEM MAGRA....A OUTRA MAIS CHEIA..A QUE CARREGAVA A SOMBRINHA.....AMEACA BATER EM DESESPERO COM ELA, MAS TAO GENTIL ...COMO SE FOSSE UM LEQUE FECHADO...UM TAPINHA SUAVE...COMO DIZENDO...SAI!!!

                       VIREI DE COSTAS PARA NAO VER MAIS....NAO GOSTEI...ACABOU...DESESPERO VAMOS PARTIR PARA OUTRA?....MAS DESESPERO ME PUXAVA, ME DIZIA BAIXINHO.." A DA SOMBRINHA NAO TIRA OS OLHOS DE VOCE...QUER TE NAMORAR.. EU DIZIA NAO E NAO...E TENTEI ANDAR...NAO CONSEGUI...

                       VIREI E VI MEU AMIGO AMOR..ESTAVA AO LADO DELA CHAMANDO MINHA ALMA...VEM ..VEM...E MINHA ALMA FOI INDO...INDO... E EU JUNTO...CHEGUEI BEM PERTO E VI..VI UNS CABELOS CASTANHOS BRILHANTES...UNS OLHOS ESVERDEADOS E TUDO SE ENCAIXAVA, FAZIA CONJUNTO......

                         AMOR NOS APRESENTOU....PRAZER ME CHAMO SERENIDADE.....PRAZER...APRESSADO AFOITO AGITADO COM MUITA PRESSA ...POSSO TE LEVAR PARA CASA?....ELA RIU....""APRESSADO MESMO HEIM? "" SIM ..PODE.. MAS GRUDE-COLA TUDO MINHA AMIGA VAI JUNTO...TUDO BEM?... TUDO...E FUI...

                         LEVEI NESTE DIA PARA A CASA DELA....E ANOS DEPOIS E DEPOIS DA IGREJA LEVEI PARA A NOSSA CASA...ONDE CALMA, PACIENCIA, BOAVONTADE E TRANQUILIDADE NASCERAM...FILHAS QUE SAO DE SERENIDADE E APRESSADO...

                         O TEMPO PASSOU....51 ANOS...A VIDA NEM SEMPRE FOI SERENA, CALMA, PACIENTE, DE BOA VONTADE E NEM COM MUITA TRANQUILIDADE....MAS OS ANOS SE FORAM.....O PASSADO FOI OTIMO....O PRESENTE E' UM PRESENTE..VAMOS ABRINDO UM POR DIA...

                          E O FUTURO ESTA' TRAZENDO CINCO APRESSADOS SERENOS E DUAS SERENIDADES APRESSADAS......

                          O AVO....APRESSADO AGITADO... E A AVO'.... SERENIDADE TRANQUILA.... ADORAM CONTAR CAUSOS PARA ESTES SETES..ASSIM COMO FAZIAM COM AS QUATROS....NO MEIO DE TUDO ISTO VIERAM QUATRO "" ESPERTOS MAS NAO TANTO ASSIM "" - DOIS SE FORAM...OUTROS DOIS '' MAIS ESPERTOS DA HORA BOA'' TOMARAM SEUS LUGARES.....

                         E' ......A VIDA E' ASSIM....SAI DA FRENTE QUE ATRAS VEM GENTE....PRINCIPALMENTE OS APRESSADOS....

                         NOSSA AMIGA ETERNIDADE ESTEVE ESTES DIAS NOS VISITANDO E APROVEITAMOS E RENOVAMOS NOSSOS VOTOS ETERNOS DE ESTARMOS SEMPRE JUNTOS.....FOI UMA FESTANCA NO ''ARRAIA''...

                         ME PARECEU QUE SERENIDADE NAO ESTAVA JURANDO DE CORACAO NAO!!! OU SERA QUE FOI IMPRESSAO MINHA? OU NOTEI UM CERTO OLHAR ...SECULO 21? FALEI PARA ELA NAO CONVIDAR PARA A FESTA SUA AMIGA LIBERDADE.!!!!...
                          NAO GOSTO MUITO DELA NAO..TEM UMAS IDEIAS!!! MAS SERENIDADE DESTA VEZ NAO MEU OUVIU...CONVIDOU...LIBERDADE DEU O QUE FALAR NA FESTA E CONTINUA DANDO AINDA... SEI NAO!!! ESTA TAL DE LIBERDADE...E' TAO FEMININA!!! OH!! ADORA DIZER TUDO...ACHA QUE ELA E' A MAIORAL...LIVRE E SOLTA...SEM LENCO E SEM DOCUMENTOS...DAR CONSELHOS ENTAO !! E' COM ELA MESMO... 
      
                           LIBERDADE....QUEM LHE DA' UM CONSELHO SOU EU....CUIDADO!!! 
 
                           QUEM NUNCA COMEU MELADO QUANDO COME SE LAMBUZA... E ONDE ESTAO SUAS IRMAS ''FRATERNIDADE E IGUALDADE.""????...

                            SEM ELAS VOCE FICA COM POUCA ACAO SABIA???.......E OUTRA COISA...QUE COISA FEIA FICAR DE FOFOCA COM A SOLIDAO...FOFOCANDO DE NOS, DA FESTA DE TUDO...VOCES, LIBERDADE E SOLIDAO NUNCA FORAM AMIGAS...POR QUE AGORA? O JOGO DELA E' SEPARAR EU E SERENIDADE...

                             ELA PENSA...ELA PENSA...QUE VAI ME CONQUISTAR....MAS NAO VAI NAO...EU TENHO MINHA SERENIDADE PARA ME PROTEJER....E LIBERDADE??...VAI BATER SUAS ASAS EM OUTRO LUGAR QUE NAO O MEU LAR? FOI? QUE BOM!!!

SERENIDADE E APRESSADO ..JURARAM AMOR ETERNO...JA' TENTARAM ''DESJURAR'' .....NAO CONSEGUIRAM...ESTAO JUNTOS PELA ETERNIDADE TODA.... QUE BOM!!! AINDA BEM!!!


                                                 *****************************


ps...este conto-fantasia e' dedicado ao meu amigo ''AMOR '', companheiro inseparavel de todas as horas, por ter-me flechado certeiro no coracao daquela que durante 51 anos tem sido tudo e continua sendo...no primeiro nome ''MARIA'', doce e suave... como a mais famosa de todas as MARIAS....no segundo ''HELENA'' forte e destemida como a heroina da tragedia grega.. e no apelido carinhoso e familiar..''MARLY''... beleza e distincao...como a bela cidade da Franca edificada por Luis XIV para deslubre do mundo .. ( amiga Paixao...nao fica brava nao...foi voce mesmo que me desistimulou de ficar apaixonado...lembra-se? dizia para mim :- paixao passa...amor fica...e eu concordo...AMOR E' ETERNO....)........

                                                ***********************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 06/08/2009
Reeditado em 28/12/2009
Código do texto: T1739148