Fábulas de Allumbra - O pássaro de ouro

Fábulas de Allumbra

O pássaro de ouro

Barganhar a própria alma, por um reino, foi à coisa mais insensata e irreversível que Cyrus poderia ter ousado fazer. A riqueza, o ouro e a fama floresceram, e tudo o que o seu ambicioso coração desejava, era feito a sua vontade. Seu palácio era cobiçado e invejado por muitos, possuía tudo o que homem poderia comprar, tomar e conquistar, menos um único bem, o amor.

Servia ao seu palácio uma camponesa cuja simplicidade era honrada por muitos. Seu coração era de tal sublime bondade e pureza, que os próprios Deuses a desejavam como sua sacerdotisa. No principio quando Cyrus fitou a jovem, viu mistério em sua rara beleza a desejou, mas pensou; Como um rei poderia sentir algo por uma pobre camponesa?. Milhares de mulheres fúteis aos seus pés, mas nenhuma delas de roubou o coração.

A jovem relutava aos assédios do Rei, permanecendo sempre irredutível as suas sedutoras propostas. Mas o Rei não poderia dar-se por vencido, já que seu orgulho era tão grande quanto uma montanha e tão violento quanto uma tempestade. Depois de determinadas tentativas, encarcerou a jovem em uma gaiola de ouro, privando-a de comida e água, até que por inanição ela se rende-se aos desejos do impetuoso Rei.

Longos dias e noites se passaram, a jovem permanecia fiel ao seu coração, apesar de enfraquecida pela sede e fome. Certa noite uma forte chuva cobriu as terras do reino. E assim bebeu e se banhou das gotas que lhe caiam a face, neste momento em lágrimas lamentou aos deuses pelo seu cruel destino;

_ Deuses de Allumbra, olhem por mim, sempre fiel ao meu coração, iluminem a mente de meu senhor e intercedam por mim...

Os Deuses a ouviram e se compadeceram do sofrimento da jovem a transformando em um belíssimo pássaro, tão pequeno que escapou entre as fendas da imensa gaiola, partindo para o céu na morada dos Deuses.

O Rei abatido foi tomado por uma amargura destrutiva, percebendo seu terrível erro, deixando escapar o amor entre os dedos, como pássaro intrépido e pequeno. Sendo assim, permaneceu sozinho por longos anos, com seu coração enegrecido por jamais ter conquistado o verdadeiro amor. Alguns dizem até hoje que quando o amor sublime, puro e verdadeiro floresce nos corações dos apaixonados, pode se avistar um pequeno pássaro de plumagem de ouro cintilante e ouvir sua doce melodia a cantar.

Fim.

este conto faz parte do Projeto Crônicas de Allumbra, registre opiniões e sugestões. Obrigado pela Leitura.

Taiane Gonçalves Dias
Enviado por Taiane Gonçalves Dias em 27/04/2009
Reeditado em 11/07/2010
Código do texto: T1561957
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.