O TAMANHO DAS PALAVRAS

__Qual é o "assunto"?

__Uns dizem que é "tema", outros que é "mote".

__Deixa de enrolação. O que você queria me dizer?

__Estive pensando que há muito engano quando se medem as palavras. Muitas longas são na verdade curtas e vice-versa.

__Ai está você, outra vez voltando ao mesmo assunto:

palavras... palavras. Parece um escritor frustrado.

__É, pareço. Mas é uma coisa importante Sem a devida atenção,

cometem-se muitos erros por desconhecimento do sentido exato das coisas.

__Falou o catedrático!

__Quer um exemplo?

__Fale...

__Como outros já disseram, a maior palavra que existe está contida em apenas três letras: é "dor" imensa. E se não for tão grande é "incômodo".

__ E aí, é pequena?

__ Sim, de conteúdo, o tamanho maior é só aparência.

__É.... foi coerente. Mas quero ver você dar o tamanho da palavra "vida"?

__Ah! Esse é um caso especial. Há palavras que não têm tamanho fixo. "Vida" é exemplo de palavra variável. Seu tamanho depende de outra palavra: "tempo".

__Muito bom! Foi uma tirada de filósofo. Ainda assim, soa como uma relação incompleta.

__Pode ser!

__Não te parece que ficaria melhor, subordinada a "conteúdo"?

__Não sei! E se tentássemos relacioná-la com "outros"?

__Não! Não dá.

__Essa nos pegou! O caso é mais complicado. O comprimento dessa palavra depende, ao mesmo tempo, das outras duas: “tempo” e “conteúdo”.

__Vamos a outra. Que tal idoso?

__Bom... essa, eu não gostaria de comentar. Já disse uma vez que nutro forte preconceito contra idoso em geral.

__Porque o preconceito?

__Não gosto dessa palavra, por falta de conteúdo. É uma velha mania usar idoso em lugar de velho pra mostrar respeito.

__Qual nada! "Velho" deve ser usada só pra coisa descartada.

__Discordo! Velhice é um termo tranqüilo que já não se preocupa com tamanho. Carrega coisas acumuladas que chegam a pesar e até atrapalham os passos, mas podem ser bem-vindas.

__Você me deixou em dúvida.

__Veja! Livro que é mais importante do que muita gente, é chamado de “velho” (e quando merece elogio é: antigo). Ninguém diria: Coitado! É um livro idoso.

__Me convenceu. Concordo! Embora, gostaria de rediscutir esse “mais importante do que muita gente”...

__Bem, por hoje chega! Vou andando que já é tarde.

__Tens razão. Até amanhã!

__Até...... Vou pensar em alguns casos complicados. Quero ver se você tem explicação pra tudo?

Tão logo os dois se "foram", o verbo "ir" (que é um dos mais longos) ficou ecoando na praça vazia. Esse não acaba até que se chega ao destino.