IMPERIO DE ZATANAZIL VIVE FARSA DE PROGRESSO

Os leitores que acompanham os meus micro contos no Recanto das Letras entendem e conhecem muito bem o Império de Zatanazil, sabem quem é o imperador Nada Sey e ficaram sabendo que o Rei Bruchamal do Império do Norte perdeu a coroa para o imperador negro Tarak Obrahma no inicio do ano 1009.

Todos sabem que o imperador Nada Sey apesar de ter origem entre a plebe, operários e mendigos do Reino de Zatanazil, ao chegar ao trono de Zatanazil mudou seu perfil e passou a ser amigo íntimo dos antigos banqueiros “donos de casas de moedas e barras de ouro”, passou a ser amigo de carne e unha do velho Rei Bruchamal, um de seus maiores baba-ovos, em suma: O imperador Nada Sey esqueceu que um dia foi mendigo, esqueceu que veio da região mais pobre do Império e passou a utilizar a filosofia romana de “pão e circo” para ter os plebeus, operários e miseráveis do seu lado e repassava grande soma de moedas de ouro do reino para a “mídia da época” que eram os papiros e arautos de ponta de esquina, antepassados de jornalistas e donos de órgãos de imprensa que vive de jabá e dos seios fartos da vaca pública.

Apesar da violenta crise que começou no Império do Norte, fruto da guerra cruel contra os Parabéns e dos enormes gastos com cavalos, canhões, lanças, bestas e todo tipo de armas e mercenários, Zatanazil como um Imperio de Terceiro Mundo, acabou sofrendo os efeitos da Crise , muita fome, desemprego, violência. Porem a mídia e os arautos, todos de bolso cheio de ouro, espalhavam aos quatro cantos que havia muitos investimentos, moedas de ouro e tudo estava as mil maravilhas.

Já o Rei Bruchamal do Império do Norte, não conseguiu enganar o povo do Norte, que acabou retirando Bruchamal do trono e nem colocaram o seu representante, colocando a coroa de Rei do maior império da época em um Rei negro chamado Tarak Obrahma, pelo visto o povo lá não vai atrás de conversa mole e nem de escribas arautos picaretas que ainda enganam muitos em Zatanazil.

Assim, o Imperador Nada Sey continuava sua via de fartura, enriquecendo os seus e curtindo a vida com Farisa a Rainha de Zatanazil que aprendeu a gostar de roupas de grife e chiques e passaram a curtir férias e folgas em ilhas paradisíacas do Império como a ilha de Orlando da Fronha e outras regiões belas das Baias do Reino e mesmo em belos castelos de outros impérios e reinos da Zoropa, Azia e ate no continente negro.

Quanto ao povo mais humilde e pobre, imensa maioria do reino, tudo estava as mil maravilhas, afinal a política de Pão e circo do imperador Nada Sey estava dando certo... Como diziam os sábios do reino, exilados ou escondidos nas cavernas e isolados para não morrerem os serem atropelados Em reino de cegos, quem tem um olho e rei ou imperador...E assim os dias e as festas de Zatanazil aconteciam e os dias passavam como se tudo estivesse muito bem...Era uma vez um reino de faz de conta, em que o povo fazia de conta que vivia bem, alegre e feliz.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 22/01/2009
Código do texto: T1398148