Maria Gabriela(Asas de borboleta)

Certa menina tinha um sonho,ter asas de borboleta.

Sonho meio estranho eu sei.Mas criança,você sabe tem uma imaginação...

Todos os dias sua mãe penteava seus cabelos.Fazia tranças de todos os tipos.

Seus lindos,longos e lisos cabelos se adaptavam tão bem em cada uma delas.

Trança raiz,trança folha,duas tranças,maria-chiquinha,milhares de trancinhas,para cada dia da semana, Maria Gabriela tinha um penteado diferente.

Mas Maria Gabriela gostava dos cabelos soltos ao vento e dizia :

“_São minhas asas de borboleta!!!.”

Todos admiravam:"--Que lindos cabelos tem essa menina!!!"

Maria ficava feliz,mas sonhava mesmo com as verdadeiras asas de borboleta.

A mãe por sua vez não deixava a menina ir de cabelos soltos para a escola.

Era devido a ameaça dos piolhos.

Aqueles bichinhos nojentos insistiam em fazer morada na cabeça de Gabi.

A mãe dizia:"Tem que prender os cabelos Maria,depois que pega piolho é díficil de acabar e pior são as lêndeas ; são difíceis de tirar,e você, sabe os cabelos não pode cortar!!"

A mãe não cortava os cabelos de Gabi por que tinha feito um voto com Deus.Quando a menina ainda era bem piquititica.

Gabi nascera com uma enfermidade que não tinha cura,então a mãe falou com Deus:"Se o Senhor curar a minha menina,consagrarei os cabelos dela a ti e nunca os cortarei enquanto sobre ela eu tiver autoridade..."

Deus é tão bondoso que atendeu a oração da mãe de Maria Gabriela,curou a menina e então a mãe tinha muito cuidado com o voto que ela fez.

A menina por sua vez muito obediente, mesmo contrariada deixava a mãe trançar seus cabelos todos os dias para ir para a escola.

Mas quando estava em casa,que boneca que nada,Gabi deixava os cabelos soltos ao vento e saia a brincar de ser borboleta.Passeava pelo quintal da chácara onde morava, perto das bandas da floresta,e admirava as borboletas,observava a cada uma delas com carinho e admiração pelos detalhes e perfeição de quem as criou.

Nunca deixou de adorar o criador para adorar a criatura não.Era grata a Deus pela beleza das borboletas.

As pretinhas com detalhes vermelhinhos eram as mais comuns de se ver no quintal,umas gracinhas.

As branquinhas umas pérolas voadoras.As verdes em detalhes pretos, ás vezes apareciam.Mas suas preferidas

eram as azuis.Raras sim,mas de vez em quando elas apareciam para visitar Gabriela.Mas as mais lindas que a menina tinha visto era na cachoeira da "Pedra que engole" da praia de Trindad.Eram enormes maiores que as mãos do pai de Gabi.Azul roial com contornos em preto que pareciam feitos de canetinhas, assim bem fininhas.

Um espetáculo da natureza!!!

As alaranjadas comuns Gabi gostava também,mas entre as mais comuns suas preferidas eram as amarelinhas pequenininhas.

Tinham amarelas grandes também.Pretas com detalhes amarelos.Ela tinha a impressão que as borboletinhas paqueninas eram florzinhas que saiam voando prá lá e prá cá num balé de singeleza sincera como coração de criança.

E o sorriso da menina deslumbrava graça de Deus,como que sem palavras agradecia a tudo.

Somente um ser tão sábio e perfeito poderia criar seres tão bonitos e cheios de simplicidades como as borboletas.

Uma das borboletinhas mais graciosas que Maria amava eram delicadinhas borboletinhas lilázes que ela sempre via quando ia pegar o ônibus da escola,tinha vontade de pegá-las e levar para a casa,mas sabia não devia pegá-las,poderia matá-las.

E Maria Gabriela sonhava:"--Ah,se eu tivesse asas de borboleta poderia voar com as minhas amigas,poderia voar,levitar sobre a grama,passear pela floresta,beijar as flores,como Peter-Pan ou coisa assim."

Mas com o passar dos anos,Maria foi compreendendo que borboleta é borboleta,menina é menina,cada uma com sua beleza bem distinguida.

Maria cresceu,tornou-se mocinha,com tantos compromissos com os estudos,com o ministério de louvor,os sonhos mudaram.De repente Maria já até sonhava com o namorado,a festa de quinze anos...

Logo as mudanças foram ocorrendo,não demorou muito veio o casamento.Maria Gabriela já não era mais uma menina de penteados de tranças e vestidos de fitas.Realizou muitos de seus sonhos,formou-se,casou-se,era muito feliz.Então para o dia de seu aniversário fez um pedido ao esposo amado:"--Eis que desejo em nosso

quintal um sonho antigo.Dá-me um orquidário,ou melhor ,o que eu quero mesmo é um borboletário,cultivando flores no meu jardim terei as minhas borboletas sempre perto de mim..."A verdade é que Gabi nunca esqueceu seu amor pelas borboletas e como ela merecia, pois era muito amável ao seu marido,teve seu sonho mais uma vez realizado e assim Maria Gabriela e seu príncipe(encantado) ,( como nas maioria dos contos infantis); foram felizes para sempre.

Fernanda Ferreira Baylon
Enviado por Fernanda Ferreira Baylon em 28/11/2008
Reeditado em 28/11/2008
Código do texto: T1307894
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.