Mascotes
M A S C O T E S
A discutir na fria noite outoneira
(13 de abril de 1991 10:30 noite – quase chuva)
O gatinho de riscos e listras sobe em uma cerca qualquer da cidadezinha das almas cheias da esperança que renasce ao primeiro canto do galo mais madrugador. Ali em cima, olha pralua e mia seu canto. A aguda voz de GARLIZ acorda o velho cachorrão da voz grossa. E VELCAVOG não suporta aquela ‘vozinha’ fina. Sai de casa, enfrentando o frio da noite e decide ensinar de uma vez por todas ao gato o que é música. Chega perto e berra:
- Hey, gatito!
GARLIS pára seu canto e olha prabaixo.
- Que é, velhão?
- Que é? Eu é que pergunto ‘que é’? Que gritaria é essa que cê tá fazendo?!
- Ah...é um som novo da minha banda, “Os gatos religiosos”.
- Som novo?!! Ta me parecendo barulho novo!
- Barulho? Ce não gostou?
- Gostar?!!!! Ce ta delirando, né gatito??
- Meu nome é GARLIS e não to delirando ainda! Essa música foi muito bem elaborada e tem também lindas mensagens! Ta sabendo!??
- Música?!! Ro, ro, ro, ro!!! (gargalha VELCAVOG). Quequéisso!???
O cachorrão se acalma do acesso de risos e diz:
- Eu vou te ensinar o que é música. Sim, porque nós cães é que temos tradição nesse assunto!
- Tradição??!!
- É sim, porque?
- Nunca ouvi falar em tal tradição.
- Ah não é? Pois vou te listar só alguns casos que comprovam essa tradição. Ce conhece aquela gravadora chamada RCA Victor? Pois é, o símbolo da gravadora é um cão num gramofone. Porque será que iriam colocar um cão como símbolo? É a toa?
GARLIS é um gatinho muito espirituoso e tem respostas (quase sempre –mas nem sempre-) para as perguntas e situações.
- Ah, sabe o que é, VELCAVOGUINHO? É que o tal cão Victor ta ali escutando no gramofone um sucesso do famoso grupo Os gatos religiosos, comigo nos vocais. É só isso, cãozinho querido. Só isso.
-Rrrrrrau! Rrrrrrau! Te destripo, gato histérico!!!!!!!
Claro que VELCAVOG ( que é do signo de Touro) não consegue nada contra o gato. Logo acalma-se e diz:
- Tudo bem, GARLISINHO. Vou te rememorar outros exemplos. As capas de alguns discos do Jethro Tull tem cães nelas. E o Jetrho Tull faz lindas músicas, não é?
GARLIS concorda com a cabeça.
- Então!? Rod Stewart, no tempo que era irlandês, fez um disco com um cão na capa. Rush também. Aliás, diga-se, uma bonita capa. Um disco do Ramones tem um lobo (que é um cão, não?). Uma capa do Black Sabbath tem 2 leões! 2!!!! E leões são caninos, não? E eu poderia continuar a relacionar mais e mais capas, mas penso que o senhor já está convencido, não é Sr. GARLIS?!!
Convencer GARLIS.....mas que tarefa, eu diria, não árdua, mas praticamente impossível!
- Sr. VELCAVOG! O Sr. Me espanta! E falando em música, o Sr. - fiquei sabendo – gosta muito de Cat Stevens. É verdade?!
VELCAVOG, ao escutar tal nome, balança o rabo todo bobo e contente. Bota a língua pra fora e late.
- Ráu, ráu! Claro, adoro esse tal!
- Ah é? E sabe que há gatos nas capas de alguns discos dele?
VELCAVOG fica repentinamente gelado, taciturno. Diz que aquilo é apenas uma coincidência .
- Ah sim, claro, claro.E por acaso o Sr. Sabe o que significa Cat em inglês?
Pela maneia como GARLIS pronuncia ‘Cat’, VELCAVOG ( que nada sabe de inglês) imagina o que queira dizer aquilo.
- Ah, gato! Deixa prala! O que importa é que eu sou o símbolo de uma gravadora! Isso é o que realmente importa! Porque o que movimenta o mundo é o dinheiro,e quem tem dinheiro nesse mundo da músicas ao as gravadoras! Sem gravadoras, nada de música. E eu sou o símbolo de uma gravadora!!! Ouviu bem!!!??
GARLIS dá uma risadinha de desprezo. VELCAVOG irrita-se. Começa a latir. Ali perto. tudo escutando, estava uma mariposa da noite negra. Mariposas também cantam (mas a gente não ouve). MARONE chega perto dos 2 e diz:
- Ces dois ai!
Os 2 olham surpresos praquela coisa no ar.
- Que é!?? Exclama VELCAVOG.
- Seguinte: ces já ouviram falar da gravadora Elektra? E da Chrysalis? E da Continental? Os 2 se entreolham desconfiados.
- Bem, eu sou o símbolo das 3, que tal lhes parece? Não é um boa credencial para uma verdadeira cantora?
VELCAVOG pula pra arrancar os pelos de GARLIS. Este, em cima da cerca, tenta dar patadas em MARONE. Ela gargalha (as mariposas gargalham, mas a gente não ouve)s, pois na real, nem é verdade o que ela disse. Tomou o lugar de sua prima, a Borboleta. Mas o cão e o gato não sabem e miam e ladram e a mariposa gargalha.
Como devemos chamar essa gargalhada?