O reizinho do quintal

O R E I Z I N H O D O Q U I N T A L

Um dia, o Pepino-podre quis ser o rei do quintal e foi procurar por aqueles que pudessem ajudá-lo na campanha. Encontra a Goiaba-Bichada e fala:

- GOIBIX, se eu for o rei do quintal, dar-te-ei o cargo de chefe do departamento para a difusão do bicho-da-goiaba!

GOIBIX olha prele e murmura:

- Ora, então você pensa que gosto de ter bichinhos maus me roendo por dentro? E pensa que desejo isso para os outros?

PEPIPOD vê que dali não sairá nada e vai em frente. Depara-se com o Tomate-da-bunda-Preta e exclama:

- Tomatinho! Tenho pra ti uma novidade! Desejo tornar-me rei do quintal, e se me ajudar na campanha, terei para você o departamento para o controle da bunda-preta. Que tal?

TOMBUN já nem olha mais pra ninguém, de tanta vergonha que sente de sua aparência. De cabeça baixa, diz:

- De que adianta tomarmos cloros e fósforos para termos uma boa aparência? De que adianta estarmos com uma casca venenosa para termos ‘saúde’?

PEPIPOD vai saindo e exaspera-se. Está achando difícil encontrar o termo certo para interpelar os habitantes do quintal. Vai andando pensativo por um caminho repleto de amoreiras, olha prelas e pensa: Não, essas aí, cheias dessa selvagem saúde, nunca darão apoio a um mole-podre feito eu. Vai indo, passeia meditabundo por entre rosas, jasmins, cravos....suspira.

- Ah, juventude...seres que só pensam na beleza, nas cores, nas sensações. Ai, ai, ai...que apoio terei aqui?

Nisso. Olha pro lado e vislumbra um melão. Alegra-se, pois ali está um de sua estirpe. Seu coração enche-se de alegria e berra ao Melão-Cheio-D´agua:

- Melãozinho! Estou em campanha para o reinado de todo esse quintal! Se me garantir sua participação na luta, terei para você o cargo de maior confiança: Conselheiro Real! Que diz?

Em toda sua alegria, PEPIPOD não percebera toda a tristeza de MELCHED. E aqui algo deve ser dito. Apesar dos 2 seres serem da mesma família, PEPIPOD não sofre do mal que sofre MELCHED. Esse chora, chora muito, mas ninguém percebe, pois ele chora para dentro de seu corpo. Isso o deixa amolecido e sua pele fica fraca. MELCHED olha para PEPIPOD com aqueles olhinhos melancólicos.

- Ah, PEPIPOD, já nem sei o que fazer. Dar conselhos à alguém? Não consegue ver a situação em que me acho? Estou mal...

PEPIPOD percebe que pode conquistar o melão apara si e diz:

- Ora essa, e você não vê a minha condição? No entanto estou lutando para ser o rei! Se lhe procurei e com você converso, é porque tenho confiança em você!

Apesar da aparência, não é tão fácil conquistar um melão. Ele diz:

- Mesmo que eu aceite, vê que já nem consigo andar? Como farei para ajudar?

PEPIPOD sente cada vez mais perto a conquista de MELCHED. Olha em torno, vê algumas Melancias-de-Porco (penso que todos conheçam a sua falsidade). As MELAPOR acompanhavam a conversa e PEPIPOD, com um sorriso mais do que amarelo, diz:

- Ora! Melancias! Belas Melancias! Também vocês são da família. Que tal colaborarem na minha campanha?

As MELAPOR se entreolham sorrindo. Uma delas (cheia de listras), fala:

- E o que ganharemos com isso?

PEPIPOD sorri vitorioso, pois conhece a fundo a natureza das MELAPOR.

Ora, darei a vocês a condição de serem cobiçadas, desejadas! Sei que a sua maior alegria é a de serem abertas por olhares ávidos e sentirem, após, a decepção desse mesmos olhares. Que acham de eu lhes dar essa condição?

As MELAPOR abrem enormes bocas, gargalham, concordando com PEPIPOD. Ele olha para MELCHED e diz ( bem baixinho, que é para as MELAPOR não ouvirem, pois é sabido que há uma certa desavença/disputa entre melões e melancias):

- Viu? As MELAPOR nos levarão para onde tivermos que ir. Ta bom assim?

Como já foi dito, não e tão fácil convencer os melões. Pois ele continua na mesma amargura.

- Sim, ta bom, mas ainda assim, me parece tão inútil minha presença. Você não vê, mas dentro de mim há uma água-mal-cheirosa. Pensa que poderão agüentar-me?

- Mas o que é isso!?? Que cheiro que nada!!! Nossa morada real será em meio ás flores!! Já tenho tudo planejado! Ninguém sentirá cheiro nenhum! Do palácio, só sairão perfumes! Só perfumes!

A eloqüência de PEPIPOD deixa MELCHED entorpecido. Ele aquieta-se e PEPIPOD pensa que está tudo resolvido. Aproxima-se de MELCHED e dá-lhe um tapinha nas costas. Com isso, sua mão afunda-se na casca de MELCHED, que começa a exalar um odor desagradável.

Algumas ABOPES ( Abóboras-de-Pescoço), velhas senhoras/beatas do quintal, que tudo escutavam, saem dali correndo. As MELAPOR deixam ‘momentaneamente’ de lado seu apoio e seguem as ABOPES. PEPIPOD ainda tenta agüentar, mas pensando que nem ele que é tão podre, fede assim, se anda em busca de outro apoio.

MELCHED nem chora. Agora tudo será mais rápido. Vê galinhas aproximando-se...

César Piscis
Enviado por César Piscis em 16/11/2008
Código do texto: T1286569
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.