BERGANHA

BERGANHA

Carrego em minhas lembranças de infância, tempos que contém momento de tristeza, pois crescemos e deixamos de viver as alegrias da vida. Porém nestas existe muita prosa boa a me alimentar para prosseguir em meu caminhar.

Próximo do córrego de várias disseres têm sempre uma surpresa a nos lembrar e há bem pouco estava eu a olhar. Era uma vez três garotos que foi passear na casa da madrinha. Como no inicio do Século XX tinha alguns valores que ficou esquecido para traz, como dar algum agrado e na Bela Boqueirão ainda existe esses raríssimos valores.

E os garotos quando iam embora a madrinha teu para cada um uma laranja logo um deles no caminho já tratou de deliciar o fruto e o outro também, só quê o terceiro garoto passando perto da casa de um vizinho encontrou com um amigo que gostou da laranja e o garoto tratou logo de negociar e fez uma troca a laranja por um ovo.

Chegou em casa colocou o ovo para chocar que criou uma lindo filhote e quando começou a crescer e ir formando-se adulto era uma franguinha, crescer começou a por ovos depois chocou, e tirou doze filhotes, alguns machos outras fêmeas, os machos fazia Berganha por fêmeas e assim foi até que o terreiro ficou com a maior parte das galinhas sendo dele, e quando chegou a este aplis teus pais pôs a imaginar e agora o que fará com os machos.

Porém o garoto gênio que era, logo surpreendeu a todos trocou eles por uma bezerra, e seu novo negócio começou a Berganhar, tanto fez que se tornou sitiante da região e foi assim com um pequeno valor que ele conseguiu tornar-se Patrão.

NUTE DO GUARA.

CAMBRAIA JJOÃO
Enviado por CAMBRAIA JJOÃO em 12/05/2008
Código do texto: T986278