Encontro de dois amigos
Encontro casual de dois amigos:
- Amigo: Olá Fulano! Há muito tempo que não nos víamos! O que você está inventando agora? Ainda está na escola?
- Aluno: Pois é, faz muito tempo mesmo, entretanto, você não mudou nada cara! Que prazer te rever. Se ainda estou na escola? Sim. Parei por uns tempos, mas agora voltei a estudar.
- Amigo: Onde? Qual Escola?
- Aluno: Estudo na Extensão da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, no Bairro Serra Verde.
- Amigo: Xiii, cara! Você tá ferrado!
- Aluno: Por quê?
- Amigo: Dizem que essa escola é ruim pacas! Fica num bairro esquisito, é feia e não tem estrutura nenhuma e não há condições de se aprender nada!
- Aluno: Você está mal informado meu camarada! De fato, a escola carece de estrutura física, nesse aspecto, você tem razão! Mas você sabia que uma escola não se faz apenas de estrutura física, porém, de pessoas humanas? Pois é, a nossa escola é uma dessas, porque é feita de seres humanos maravilhosos e temos um elenco de heróis que superam as dificuldades das carências materiais e nos proporcionam um ensino de qualidade! Para seu governo, a escola, para nós, é uma das melhores de Divinópolis, porque é capaz de transmitir os conhecimentos que a gente precisa sem as condições da maioria das escolas da cidade. Além disso, onde há heróis, sempre existe um super herói e nós temos heróis e super heróis.
- Amigo: Explica isso melhor cara!
- Aluno: Veja bem, quando os nossos professores estão em sala de aula, superam todas as dificuldades e fazem o trabalho com heroísmo e a gente percebe nos olhos deles a satisfação de estar dando o melhor de si em uma escola que aparentemente não teria condições mínimas para se dar uma aula com qualidade e, no entanto, eles dão aula de primeiríssima qualidade! Nós amamos nossa escola e admiramos nossos mestres que fazem dela uma das melhores escolas, apesar dos pesares! Cara, você precisa conhecer melhor nossa escola e ai então você verá como tenho razão!
- Amigo: Puxa, cara! Desculpe, eu não sabia!
- Aluno: Você gostaria de conhecer nossos heróis?
- Amigo: Claro!
Nossos heróis:
Biologia – Profª Márcia – Nossa! A Márcia é extraordinária! Com sua maneira pessoal, transforma sua disciplina em algo atraente, apaixonante, onde entramos no mundo mágico da Biologia. Ela não ensina apenas a origem da vida, mas também, nos ensina a viver!
Filosofia – Profª Marlene – Ah! E nossa professora Marlene com seu jeito romântico de filosofar, demonstra sua competência de mestre e nos leva ao desafio de construir um mundo melhor com auxilio da filosofia.
Física – Profª Adeísa – Com seu jeito frágil e encantador, se consolidou desfilando o conhecimento profundo de sua disciplina e nos fez compreender os conceitos básicos de força, inércia, energia, luz e velocidade; ela é o máximo em física e como pessoa!
Geografia – Prof. Ricardo – O Ricardo é formidável! Com sua característica bem humorada consegue fazer milagres de nos levar à sala de aula em plena sexta-feira. Ele é demais!
História – Prof. Célio – O Professor Célio, além de competente, consegue ser meigo e carinhoso com seus alunos sem perder sua autoridade em sala de aula. Ele alia a história do passado à história do presente e faz a política ser algo belo sem ser politiqueiro!
Inglês – Profª Maria Soares – Ela é exemplar! Puxa, como ela domina sua disciplina e consegue manter seus alunos até o último instante do horário final; ela tem habilidade e prende a atenção de todos de forma ímpar!
Matemática – Prof. Flávio – O Flávio é um anjo amigo que desceu em nossa escola. Para nós, matemática era um bicho-papão e ele, com a maior eficiência e naturalidade, nos convenceu de que matemática é uma bela disciplina que desenvolve o raciocínio e a comunicação.
Português – Profª Luciana – A Luciana é uma estrela que faz parte da constelação que ilumina nossa escola!
Química – Prof. Marco Antônio – O Marco Antônio é um professor básico. Ele faz com que seus alunos busquem informações e conhecimento da química e seu aproveitamento no cotidiano de cada um. No que se refere à sua disciplina, ele sabe muito!
Sociologia – Profª. Cássia – Ela, com seu jeito meigo e sincero, conseguiu nos envolver na sociologia como fenômeno social e cultural da humanidade.
Serviços gerais –Tota – grande companheira
Coordenação – Marcos – o Super herói que conseguiu, juntamente com os heróis superar as dificuldades estruturais da escola.
Eis aí nossos heróis e super heróis!
Texto elaborado por Silvanio Alves, com colaboração dos alunos para uma peça sobre a realidade da escola, dos professores e dos alunos.