"CAIXINHA DE EMOÇÕES"

Era início dos anos oitenta, e embora ainda não escrevesse com tanta voracidade, eu gostava de participar de alguns concursos culturais.

Morava numa cidade praiana aonde cursava minha faculdade, e certa vez uma conhecida marca de chicletes lançou um concurso cultural na cidade , e a melhor frase que incluísse o produto, seria premiada com um automóvel Fiat zero, da sua linha mais popular. Acho que era o 147, lembram-se dele? Era uma gracinha.

Era tudo que eu precisava.

Embora me utilizasse das pernas para tudo, chegava a hora de voltar à São Paulo, e eu decidi que ganharia aquele carango.

Coisa de gente Jovem que ainda acredita ser possível...e eu brilhava de esperança...

Então deixei meu pessoal maluco.

Comprei um caderninho, e comecei compulsivamente a montar frases...as registrava no caderno, e as enviava pelo correio.

Inundei as correspondências do concurso, com toda a certeza...

Todos os dias ...fazia uma trintas, bem caprichadas, e até acredito que naquela época já me aflorava certa necessidade de criar.

Era divertido, e melhor ainda...poderia ser lucrativo!

Nunca li o edital. Mas toda semana eu procurava minhas frases numa lista, acho que era isso, não me recordo muito bem.

Na hora do almoço, "alugava minha mãe" com a leitura sistemática de todas as frases.

-Mãe, esta acho que vai dar, olha, não está criativa? Que você acha, mãe?

Ela , que não queria me desanimar, sorria e concordava comigo.

-Ah, essa realmente é imbatível! Mas agora...Vê se come...

Nunca soube do resultado do concurso.E óbviamente nunca recebi o automóvel.

Mas o mais impressionante dessa história, foi que certo dia, quase vinte anos depois, entrei numa lanchonete e vi uma das minhas frases estampadas numa propaganda:

"CHICLETES TAL...CAIXINHA DE EMOÇÕES!".

Quase desmaiei de susto!

-Ei, essa frase é minha!-exclamei em pensamento.

Corri para o caderninho que eu guardava até a pouco tempo, e lá estava ela.

Bom, depois de procurar informações, descobri que o edital dava -lhes o direito de usar por muitos anos, as melhores frases do concurso, ainda que não a vencedora.

Pode ser que alguém mandou a mesma idéia.Tal fato não é impossível.

Só que eu nunca imaginei que a maior emoção da tal caixinha...seria a minha.

Foi um dos melhores recados que a vida me mandou...