Exame de vista

Quando o oculista falou que eu tinha adiquirido meio grau de astigmatismo, achei que eu era igual a todo mundo, que tem pelo menos dois problemas de vista. Só miopia por tanto tempo? Já estava estranhando. Pois bem, confirmei o que era astigmatismo.

__ É estranhamento à luz, doutor?

__ É um defeito na córnea...

Defeito na córnea... soou tão pesado isso. Pela primeira vez caí na real que não voltaria a enxergar perfeitamente, nunca mais. E se astigmatismo também provoca dificuldade em enxergar de perto, daqui a alguns anos os dois defeitos podem se encontrar. Miopia e astigmatismo. É o destino, né? Envelhecer, se degenarar e morrer.

Mas descobri, abstraindo o diagnóstico, que existe um lado legal da visão, que é modificada pelo sentimento. Essa visão subjetiva pode vir de qualquer usuário de óculos ou lentes de contato. É única e depende estritamente do dono do globo ocular.

Ela acha seu cabelo bonito, mesmo estando todo estrupiado. Acha suas estrias no bumbum um charme só. Ela se torna suave, calma e sincera depois de fazer amor. Transforma os olhos nervosos em pupilas de beira-mar.

Não é por nada que existe a expressão "o amor é cego".

O meu amor por enquanto é miope e astigme (neologismo por falta de vocabulário). Mas espero que dure até termos catarata.