UMA MANHÃ QUALQUER
O primeiro semestre de 1999 foi especialmente dificil em minha vida. Um desemprego tomou meu dia a dia de assalto e em minha luta diária , saia todos os dias as 6 da manhã em busca de uma nova oportunidade.
Como o dinheiro era escasso eu caminhava bons quarteirões até o centro da cidade. Nesse caminho passava por uma praça muito agradável e avistava toda manhã um casal de idosos alimentando os pássaros do jardim. Eram pombos. Sentava-me sempre em seus bancos regiamente cobertos por sombras de suas frondosas árvores. Era alí que vasculhava meu jornal em busca de algo interessante. O vento do outono gelava meu rosto e banhava-me em folhas, e a visão daquele casal feliz em sua rotina diária me provocava sentimentos que não conseguia compreender.
enquanto o velhinho perdia-se entre as pombas, alimentando-as e alimentando também sua alma, aquela linda vovózinha toda arrumada, postava-se solenemente ao seu lado segurando o pacote de milho. A visão daquele casal enchia-me de ãnimo e esperança para os dias que se seguiam. Isso aconteceu durante meses, religiosamente todas as manhãs.
Mas um dia, ao descansar em minha praça, avistei apenas o velho alimentando mais uma vez seus pássaros.
Um tanto sem jeito resolvi me aproximar e sem saber o que dizer fiquei a observar intrigado a ausencia da velhinha.
Nesse momento o homem vira-se pra mim e diz :
- já arrumou emprego moço ?
Assustado indaguei sobre a pergunta, curioso pra entender como ele sabia de minha situação.
e o velho respondeu:
- sempre comentei com minha patroa " Maria, esse moço todo dia de manhã senta aqui marcando e remarcando seu jornal. Se Deus quiser logo ele vai arrumar um bom emprego "
Atônito por saber que além de espectador da vida alheia era também espetáculo para os outros, apenas balançei minha cabeça negativamente dizendo:
- ta muito dificil a vida meu senhor....
E me desmanchei em lamentos por longos minutos. O velho envolvido em seus pombos apenas ouvia.
Então, calmamente, ele sentou-se ao meu lado e falou :
- menino, a vida é facil e boa demais. Veja meu caso, tenho já 85 anos. Vivi sucessos e fracassos, amei e fui amado....empregos já passei por vários e ontem minha mulher morreu dormindo ao meu lado. vivemos juntos desde os 20 anos de idade, chorei em seu velório e depositei lindas tulipas em seu enterro. ela adorava tulipas...mas ainda existem muitos pássaros nesse mundo de Deus para serem alimentados, por isso moço, ao acordar hoje cedo, peguei meu saco de ração e vim dar de comer aos pombos novamente.
ao ouvir aquilo, beijei as mãos daquele doce velhinho como a pedir benção e fui-me embora.
coincidentemente, naquele final de tarde meu telefone tocou e uma entrevista a muito desejada foi marcada para a manhã seguinte. Voltei da entrevista com meu tão sonhado emprego, e no meu primeiro dia de trabalho saí ainda mais cedo de casa, queria dar a noticia ao meu bom amigo.
Mas estranhamente ele não estava entre aquelas pombinhas, rodei a praça toda e nada...
Procurei um guarda que sempre fazia rondas por alí e perguntei sobre o ancião. O guarda de cabeça baixa respondeu :
-triste amigo, mas seu Juca faleceu ontem, acho que de saudade da mulher, viveram juntos a vida inteira na terra e agora vão viver assim no céu também !
Fui embora arrasado, meus olhos marejados de lágrimas...
naquela manhã de trabalho, troquei minha felicidade por uma leve satisfação apenas.
Repentinamente uma vontade tomou conta de mim e no outro dia logo cedo, antes mesmo do sol despontar, saí, comprei um saco de ração e fui alimentar os pombos de meus velhinhos, afinal os coitados não podiam morrer de fome.
Feliz entre eles pensei comigo
" o mundo é feito de homens e pássaros também "