GOLPE FRUSTRADO
Essa história tem como pano de fundo o charmoso bairro carioca da Urca, nascido de um aterro efetivado nas bordas de dois ícones da identidade da Cidade Maravilhosa, os morros Cara de Cão e o internacional Pão de Açúcar, que tem na forma também a tipologia definida como pão de açúcar.
Outra particularidade desse recanto da cidade é seu nome, que vem da empresa que aterrou e urbanizou a área, a Urbanizadora Carioca, então conhecida com URCA. O nome Urca tem várias lendas a ele associadas. A inspiração pode ter vindo do navio do holandês Olivier Van Noort, o LeBlond. Também dizem que se baseia no morro rochoso que lembra um tipo de embarcação antiga usada pelos holandeses.
Por contar com uma única via de entrada e saída, a Avenida Pasteur e muitos militares residentes dentro e fora da área militar, a Urca passa uma tranquilidade única para seus felizardos moradores.
Aqui reside o general Macedo, desde que optou pela reserva, conta hoje com 75 anos, casado com Dona Gertrude, que recentemente virou também setuagenária, ambos levam vida pacata, incluindo braçadas na praia de fora e almoço com colegas de farda no refeitório do aprazível Forte São João.
Da varanda de seu espaçoso apartamento na entrada do forte, ambos desfrutam de cenário único, que inclui a Baía de Guanabara e sinuosos contornos dos bairros de Botafogo e Flamengo, que mesmo a noite se ilumina com a movimentação de navios e aviões que cruzam mar e ar.
Como pano de fundo, se apresenta o Parque Nacional da Serra dos Órgãos com toda pujança que o deixa mais próximo em dias com boa visibilidade.
Com a mudança de governo em Brasília, esse militar de pijama foi convocado a participar do novo governo eleito, e que de cara demonstrou que sua meta seria transformar o executivo numa espécie de sucursal de um quartel, com praticamente todos cargos de primeiro e segundo escalão ocupados por membros das forças armadas.
Não tem jeito, por mais que Dona Gertrude argumentasse, lembrando a monotonia que foi a estada no planalto central, quando chefiava o batalhão local. Fez questão de recordar como ambos alérgicos sofriam na estação seca, que se inicia no segundo semestre e para desespero de ambos, prolongando o sofrimento por até três meses.
De nada valeu as reclamações da mulher, em quinze dias estavam novamente estabelecidos na capital federal. Aquela vida levada há décadas na tranquilidade da Urca, que se reduziu a um quadro, que dona Gertrude fez questão de trazer, para decorar a sala e manter viva aquela esperança de retorno.
O poder inebria mesmo as pessoas, independente de quaisquer outros fatores, agora o general, como ele gostava de ser chamado, não tinha mais hora de sair ou chegar a casa, muitas vezes passava uma semana fora, alegando serviços secretos para o presidente da república.
Dona Gertrude cansada da planejada monotonia de Brasília, sem filhos, netos ou amigas por perto, enfim criou coragem e literalmente chutou o balde, morria de saudade da Urca, das pessoas na rua, dos jogos de baralho na casa das amigas.
A partir desse momento, o marido só aparecia em casa quando o presidente em comitiva também estava no RIO, para ela suas rotinas na cidade importavam muito mais que efetivamente estar ao lado do marida nas poucas recepções que ambos eram convidados em Brasília.
Os quatro anos passaram mais rápido do que ela teve capacidade de perceber, logo o general estaria de volta, então retornariam aquela vida simples a dois, porém com intensa convivência social, tanto do grupo de colegas de farda do general, como de suas parceiras de atividades culturais.
Para surpresa de Dona Gertrude, numa manhã de quinta-feira de dezembro, antes das seis da manhã, duas viaturas pretas da polícia federal - PF estacionaram na entrada do seu prédio, por acaso ela tomava seu café da manhã na espaçosa varanda do apartamento, antes de sua habitual caminhada matinal.
O interfone tocou, era o porteiro avisando que agentes da PF estavam subindo com um mandato de busca e apreensão.
O marido ainda tentou se livrar de dois celulares, arremessando da varanda ambos na baía de Guanabara. Mal sabia que seu sigilo telefônico já tinha sido quebrado fazia algumas semanas.
Quando agentes federais entraram no apartamento, e sugeriram que ambos se permanecessem sentados na sala, enquanto fariam varrição nos quartos em busca de documentos e dos dois computadores do escritório. Fizeram uma bagunça nos quartos, saindo do apartamento com muito material, inclusive o celular de Dona Gertrude.
Assim que ela ligou para Dr. Eustáquio, o advogado da família não se fez de rogado, e informou das ações golpistas do marido, comprovadas pela delação premiada de um colega de farda, que por se achar especial, destratava até colegas de patente superior, mas que agora, depois de incriminado por muitas falcatruas, aguardava em prisão domiciliar sua sentença, que seria reduzida, função da delação premiada.
Só à noite, durante um jornal televisivo passou a conhecer o lado obscuro da personalidade do general Macedo, que mesmo praticando crimes civis, foi conduzido para uma dependência militar, onde vai cumprir sua pena dispondo de escancaradas mordomias, uma regalia que só a justiça militar pode dispor.
Provavelmente, em breve, receberá a companhia de colegas de farda, que até pensaram ser possível reviver aquele longo período de exceção, onde militares efetivamente podiam tudo.