Reputação em alta

- Você atende a domicílio?

Darryon encarou Jakeline Armstrong com ar levemente perplexo. A pergunta surgira enquanto ele acabava de aparar as pontas da cabeleira cacheada, que ele sugerira que ela adotasse como novo visual. Darryon continuava a atender sua clientela feminina na barbearia Foster, embora o local estivesse se convertendo gradualmente num salão de beleza, depois que o rapaz vencera o prêmio Estudante do Ano, da Associação Americana de Cabeleireiros. A mudança não era uma unanimidade, já que barbeiros mais antigos e com menos recursos estilísticos (como Jimar Cobb) temiam por seus empregos se a tradicional barbearia de bairro continuasse a se adaptar à nova clientela - representada por mulheres como Jakeline. Mas para Darryon, o importante é que o velho Ambrose Foster finalmente aceitara a perspectiva de que o seu estabelecimento galgara um novo patamar com a vitória de Darryon, e lhe dera um aumento generoso, já que ele fizera subir o faturamento da barbearia e por medo de perdê-lo para a concorrência.

- Bem... não. Ou melhor, nunca fui convidado para fazer trabalho a domicílio. Minha mãe não conta, naturalmente - admitiu finalmente.

- Você corta o cabelo da sua mãe? - Inquiriu Jakeline, sorrindo com malícia para o reflexo do rapaz no espelho à frente dela.

- Ela trabalha numa lanchonete, mas pode alardear que o Estudante do Ano corta o cabelo dela - replicou Darryon com ar sagaz.

- É um bom argumento - admitiu Jakeline. - Mas creio que o seu chefe não teria nada contra você ganhar um extra cortando cabelo fora daqui, uma ou duas vezes por semana, certo?

Darryon parou momentaneamente de usar a tesoura e lançou um olhar analítico para a mulher, que olhava para o reflexo dele de modo desafiador.

- Depois do seu expediente, é claro - acrescentou Jakeline.

- Ah sim - Darryon voltou a aparar as madeixas com gestos rápidos. - Você está querendo ser minha agente, por acaso?

- Só estou querendo expandir seus horizontes - afirmou Jakeline num tom pretensamente sério.

- E você já teria uma ideia de quem quer que eu corte o cabelo? - Questionou Darryon.

- Umas amigas minhas, de Green Meadows... elas também estão interessadas em ter a cabeça feita pelo Estudante do Ano, mas não ao ponto de terem que vir aqui, na barbearia Foster.

Darryon ergueu os sobrolhos. Green Meadows era um bairro chique na cidade, predominantemente branco.

- Amigas exigentes, hein?

- Na verdade, elas acham legal o que você faz com o meu cabelo e o das garotas que vem aqui, - continuou Jakeline - mas não estão muito interessadas em se parecer com Donna Summer. De repente, se você aparecer no pedaço delas e puder convencê-las de que tem um repertório maior...

- Ainda não entendi o que você ganha me promovendo - Darryon continuou a se fazer de desinteressado, enquanto dava tesouradas.

- Você sabe que estou querendo me lançar como cantora - admitiu finalmente Jakeline. - E algumas das minhas amigas têm contatos em gravadoras. É a oportunidade de se promover com um pessoal que tem grana, e por tabela, também me ajudar.

Darryon fez um aceno de cabeça.

- Isso não vai sair de graça, você sabe - disse o rapaz. - E eu nem estou assim tão interessado em prolongar o meu horário de trabalho...

Parou de cortar e pegou um espelho para mostrar a parte de trás do cabelo para a cliente.

- Que tal?

Jakeline balançou a cabeça em aprovação.

- Ótimo como sempre, mas você não disse se ia aceitar a minha oferta.

Darryon pendurou o espelho, antes de responder:

- O que eu não faço por uma cliente preferencial? - Declarou. - Claro que aceito, mas vou incluir a corrida de táxi até a minha casa, ida e volta, no preço!

Jakeline fez um gesto positivo.

- É justo - assentiu.