Para onde vai a zica?

André era conhecido de Cristiane, e Cristiane era conhecida de Leandro. André e Leandro não se conheciam.

Cristiane encontrou André na rua com uma sacola e uma mochila.

-- Ei cara, onde está indo?

-- Vou lá pro lado de Louveira, tem uma cachoeira legal no sítio do meu primo.

-- Que bacana. Então vai acampar?

-- Mais ou menos isso. Preciso fazer um descarrego.

-- Sério? Você mexe com essas coisas?

-- Às vezes não tem jeito. Quando fazem pra você, tem que se livrar da zica.

-- Sério? É despacho de macumba? Me conta, eu sempre quis saber como isso funciona.

-- É assim: se alguém faz a oferenda pra um espírito ruim te prejudicar, o encosto não te larga enquanto não cumpre o contrato. Aí você faz outra oferenda, toma um banho de cachoeira e tira o encosto de você. Isso é o descarrego.

-- E o que acontece com o espírito ruim?

-- Ele tem que cumprir o contrato de qualquer jeito. Então vai pra outra pessoa.

-- Vai pra quem?

-- Qualquer pessoa, geralmente pra alguém que não tem corpo fechado.

-- Que bosta, hein?

Quinze dias depois, Cristiane cruzou com Leandro. Este estranhou o estado lamentável de Cris, e perguntou o que ela tinha. Cristiane estava esgotada mas mantinha seu bom humor costumeiro:

-- Peguei uma doença que o médico não sabe o que é. Como tenho febre, ele receitou antibiótico, e estou tomando. Uma hora passa.

-- Puxa vida, que chato, né?

-- Um saco!

-- Com certeza você anda trabalhando demais, estressou, a imunidade caiu, você pegou uma virose e taí, tomando remédio.

-- Ou peguei o encosto de alguém.

-- Como assim? Fizeram macumba contra você? Você mexe com isso? - perguntou Leandro, horrorizado.

-- Eu não! Mas andei pesquisando - respondeu Cristiane.

Conversaram sobre o assunto, Cristiane contou a conversa que teve duas semanas antes com André, e fez piada:

-- Parece que fui premiada. Peguei a virose e uma maré de azar também. Briguei com o Leonardo, meu namorado, pra se vingar ele me chifrou, dei um chute nele, a irmã dele, que era minha amiga, não gostou, meteu a boca em mim e agora tá de mal... Virou tudo de ponta-cabeça.

-- Mas por quê você não faz um descarrego também? - perguntou Leandro. -- Passa a zica pra frente.

-- Acontece, amigo, que se eu fizer isso, a zica vai pra outra pessoa e vou ficar com uma dívida espiritual com ela. Alguém tem que quebrar a corrente. Vou tomando remédio até me curar, e rezo pra Deus me dar força até eu botar minha vida de novo no lugar. Entende?

Leandro não entendeu. Disse que se fosse com ele não deixava por menos. Não sabia que seria ele o candidato preferido do tal encosto.

Marco Antonio Mondini
Enviado por Marco Antonio Mondini em 19/11/2024
Código do texto: T8200746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.