BUENOS DÍAS , COMO ESTÁS?

 

 

Na padaria do Supermercado Carrefour, perto de onde moro, trabalha uma imigrante venezuelana no atendimento ao público. Sei que é originária daquele país porque me atende com seu sotaque espanhol e eu perguntei-lhe de onde veio. Disse-me que fugiu da Venezuela quando as coisas ficaram piores. Faltava comida, faltavam remédios, faltava tudo.

 

Vieram, ela, o marido e dois filhos, primeiramente para Roraima e depois um programa brasileiro para refugiados os trouxe para cá. Aqui, ambos trabalham e as crianças frequentam uma escola pública. Todos estão se adaptando bem e aprendendo português.

 

Contou-me que sente muita saudade de seu país, que deixou parentes, inclusive sua mãe. Algum dia pretende voltar, porém não acredita em mudanças a curto prazo, nem em liberdade para o povo. Eu a encorajei dizendo que esse estado de coisas não pode durar para sempre e que um dia Maduro será removido do poder.

 

Agora que ela me conhece, cada vez que vou comprar pão, me recebe com um sorriso e muita cordialidade.

E eu exercito o pouco espanhol que sei, cumprimentando-a com

Buenos días! Cómo estás?

ou

Hola! Cómo estás?

 

 

 

 

 

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 16/11/2024
Reeditado em 17/11/2024
Código do texto: T8198321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.