As Antigas Quermesses
A palavra “quermesse” tem origem na língua flamenga Kerkmesse (feira da igreja), sendo que na França passou a ser Kermesse. Ligada à religião católica, comemorava o aniversário da igreja ou o santo padroeiro. Na minha pequena cidade, décadas de 50 e 60, foi bastante utilizada para arrecadar fundos para a construção da igreja. O padre, de origem espanhola percorreu todo o comércio, sítios e fazendas em busca de doações, por alguns anos seguidos. Outra figura que muito colaborou foi o proprietário da Estação de Rádio ZYR86, principal veículo de comunicação da cidade. Católico fervoroso, fazia, em sua Rádio, campanhas diárias exortando a população a doar e, também, participar das quermesses anuais. Penso que a cidade toda comparecia. Muito bem-organizadas, sempre com grande sucesso, enorme quantidade de voluntários nas diversas barracas, tanto naquelas com vários tipos de alimentos quanto nas de diversão: pescaria, jogo das argolas, tomba lata, bingo, correio elegante, coelho nas casinhas. Vários cidadãos doavam prendas para serem leiloadas durante a festa. Era um espetáculo à parte, com boas disputas entre os interessados. Às vezes meu pai orientava e encarregava um dos filhos para gritar os lances. Eu gostava disso. Também havia um palco onde crianças participavam de brincadeiras competitivas: dança das cadeiras, adivinhações. Os vencedores ganhavam doces, refrigerantes. Mas, eu me lembro de uma especial: competição de braço de ferro. Minha irmã, doze anos de idade, subiu ao palco. Ganhou do primeiro menino, do segundo. A plateia começou a torcer por ela (não só os familiares). Venceu todos os meninos. Ganhou três caçulinhas, três garrafas pequenas de guaraná. Enfim, o resultado das quermesses e dos esforços da população da época levou, efetivamente, à construção da bela Paróquia de Santo Antônio.