Reflexões de um Lagarto

Meu nome é Smith. Sou um lagarto. Um formidável lagarto teiú de quase uma braça. Ter um nome inglês certamente impressiona menos do que ter consciência. Mas ninguém sabe disso.

Gosto de rastejar durante o dia atrás de comida. Ando sorrateiro. Sempre passo a maior parte do tempo esmorecendo no sol...

A mim pouco me importa esses humanos que se acham donos do planeta. São uma súcia de répteis de sangue frio e desalmados, capazes de matar por causa de um objeto eletrônico que carregam no bolso. Eles acham que quando mostro a língua, é para sentir cheiros do ambiente – deixo que pensem assim, porque a realidade é que lhes faço caretas.

A boçalidade humana chegou a um nível insuportável no planeta, o qual virou uma fornalha azul. Como não consigo fazer igual a meu primo da Namíbia, revezar as patas no chão quente, só me restou sair ligeiro do terreno baldio em direção à sombra da garagem humana em frente.

Ah! Agora sim. O piso gelado está melhor, porém grudento. O sol a pino fritava meu couro.

Esqueci de dizer que enxergo mal. Por isso não percebi próximo a mim uma humana escandalosa gritando, como se tivesse visto um dragão de Comodo.

- Aiii! Aiii! Aiii!

Ela não parava. Passei a sentir o cheiro e gosto do ar com mais rapidez.

- Por que ele está mostrando a língua?

“É para lamber você, eu diria, se fosse o lobo-mal”.

Minha situação ficou complicada mesmo quando chegou um homem de bermuda e chinelo, sem gritar. Aquilo sim me assustou. Corri próximo a um vaso de flores. Será que agora posso ficar em paz?

Não enxergar bem é uma desgraça, e não vi que o homem veio perto de mim. Só senti o cutuco. Corri para o meio da garagem de novo.

A mulher voltou a gritar. Será que ela não tem noção de proporção entre o meu corpo e o dela?

Poin! Algo me cutucou de novo. Talvez se eu me fingir de morto me deixem... Poin!

- Mata ele! Mata ele!

“Hei, senhora, para quê a ignorância? Só estou me abrigando do sol”.

- Não mãe. Ele tem mais medo de você do que você dele.

Ufa! Alguém tem cérebro ainda.

Poin!

O que eu deveria fazer? Só quero um pouco de sombra.

Poin!

Argh, que seja...

Saí correndo para a rua. Antes umas assaduras no buxo do que uma doida achando que tenho negócios a tratar com ela.

Um Derrotado
Enviado por Um Derrotado em 24/10/2024
Código do texto: T8181199
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.