Retratos da vida

Retratos da vida

Certo dia, um homem muito rico que vivia rodeado da elite,mas tinha um grande vazio dentro de si, decidiu se disfarçar de mendigo.

Colocou uma peruca ,uma barba postiça, maquiagem tipo sujo na cara, passou as unhas na terra, amarelou os dentes ,pegou uma manta velha e foi ao centro de sua cidade,ponto onde a maioria vivia.

Ali, se infiltrou entre eles.

Ao chegar, alguns estavam deitados encima de caixas de papelão dormindo, outros sentados com uma latinha na mão, pedindo...

Ele então, levou uma caixinha e começou a pedir também.

Passaram horas e muita gente passando para lá e para cá, mas poucos eram os que paravam e davam alguma moeda aos pedintes ,estavam ocupados demais com suas coisas para dar atenção a esses individuos.

Inclusive alguns, faziam parte do seu ciclo de amigos e nem ao menos olhavam para os pobres homens!

Ao fim da tarde, aqueles mendigos começaram a contar suas moedas e com o que conseguiram ,iam comprar algo para comer.

O homem rico por sua vez, não tinha nada em sua caixinha!

Derepente, um dos mendigos que estava a seu lado ,veio até ele com um pão e uma latinha de refrigerante e lhe disse: Amigo, hoje o único que pude comprar para comer foi esse pão e essa lata de refrigerante, mas vi que você não ganhou nada, por isso quero dividir com você para que não passe todo o dia sem comer!

O homem rico com os olhos merejados em lágrimas se emocionou com a atitude nobre desse pobre homem, lhe agradeceu e disse : que bonito gesto amigo, muito obrigado de verdade, que Deus abençõe que nunca lhe falte o pão de cada dia...e comeu!

Ao voltar para casa, ordenou aos seus trabalhadores que a partir de agora, todos os dias distribuissem por toda a cidade onde houvesse pedintes, comida, água, sucos e levassem sempre agasalhos para os que necessitassem.

Um dos seus amigos, que não sabia porque ele estava fazendo isso exclamou: Amigo, que acontece? porque vás dar comida a todos esses mendigos a cada dia, isso não é problema teu!

Entristecido e ao mesmo tempo indignado respondeu o homem rico:

Amigo!?

Amigo, é aquele que mesmo sem te conhecer te estende a mão e divide contigo muitas vezes o pouco ou até o último que tem!

Me chamas de Amigo, mas eu estive na rua ,sentado nas calçadas, disfarçado de mendigo, com uma caixinha na mão pedindo ajuda e nem sequer me reconheceras...aliás, não enxergavas tu, mas além do que o teu próprio nariz.

Hoje eu sei o que é ter um amigo de verdade, e que o valor de uma pessoa não se mede pelo traje, nem por seus bens, mas pelo o que ela trás dentro do coração.

E assim, o homem rico aprendeu que a amizade não se resume em TER, mas sim, SER!

Ser humano, ser gente, ser uma pessoa diferente!

Ao mendigo que lhe compartilhou o pão, deu abrigo e trabalho!

Autora:

Thiesca de Oliveira

Poetisa

Francisca de Oliveira ( Thiesca de Oliveira)
Enviado por Francisca de Oliveira ( Thiesca de Oliveira) em 22/10/2024
Código do texto: T8179652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.