PAGANDO PARA VER

Domingo, 20 de outubro de 2024.

A TV da minha casa estava ligada e passava na globo o programa: Quem quer ser um milionário?

O programa consiste em fazer perguntas ao candidato e à medida que ele acerta, o prêmio vai aumentando de valor até atingir um milhão de reais.

Ao tomar ciência da pergunta, o arguido tem a oportunidade de responder ou desistir.

Caso desista, leva o valor já assegurado pelos bônus decorrentes das respostas acertadas.

Porém, caso opte por responder, são duas as consequências:

1 – acertando, tem o prêmio aumentado e se aproxima do milhão almejado;

2 – errando, leva um prêmio de consolo.

Eis que o candidato desse domingo por sua sabedoria e conhecimentos gerais e de um pouco de sorte, conseguiu chegar à penúltima pergunta. E os valores e condições nessa etapa eram os que se seguem:

1 – desistir e levar para a casa R$300.000,00 (trezentos mil reais);

2 – responder corretamente e avançar para o prêmio de R$500.000,00 (quinhentos mil reais);

3 – Fazer a opção pela resposta errada e levar para casa “apenas” R$30.000,00 (trinta mil reais).

O candidato já havia ousado em perguntas anteriores para as quais não sabia a resposta e para elas se deu bem.

Mas, para essa pergunta em específico, a perda seria vultosa.

Como não sabia a resposta, era de se supor que o instado desistisse e retornasse para a casa com quase um terço de milhão.

Mas não foi isso que se sucedeu: optou por pagar para ver e errou a resposta, perdendo com essa decisão indispensáveis R$270.000,00 (duzentos e setenta mil reais).

Louco, inconsequente, burro, dentre outros adjetivos poder-se-iam atribuir a ele.

Como alguém “joga fora” tanto dinheiro assim?

Mas, ao ser entrevistado pelo apresentador Luciano Huck, respondeu que estava muito feliz em ter abrido mão da quantia, pois, dessa forma se sentia mais feliz e realizado do que se meramente tivesse deixado o programa com a totalidade do prêmio ao seu dispor.

Isso é que é ser um ser humano que toma as decisões sem titubear e que assume com galhardia as consequências de suas escolhas, sabendo que algo muito maior foi construído em sua mente e para o seu futuro.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 20/10/2024
Código do texto: T8178196
Classificação de conteúdo: seguro