Billy Chemirmir - o assassino de idosas!

Billy Chemirmir deixou o anonimato para se tornar uma espécie de bicho-papão, mas não para as crianças e sim para os idosos estadunidenses!

Ele é associado a um dos mais assustadores casos de assassinatos em série da história recente.

Um caso repleto de detalhes sinistros que expõem falhas no sistema de saúde, questões imigratórias, e a vulnerabilidade de uma das parcelas mais frágeis da sociedade: os idosos.

Agora vamos aos poucos mergulhar profundamente nesse caso, explorando quem foi Billy Chemirmir e o que o tornou neste monstro!

Billy Chemirmir

Billy Kipkorir Chemirmir nasceu em 8 de dezembro de 1972, na República do Quênia, que fica na África Oriental.

Pouco se sabe sobre sua infância ou juventude naquele distante país, mas ele é natural de Eldama Ravine, Condado de Baringo, onde ele cresceu com seus 27 irmãos, filhos das três esposas de seu pai.

Sua vida, até imigrar para os Estados Unidos, é envolta em mistério, mas o que se sabe é que ele chegou aos Estados Unidos em 2003, com um visto de turista.

Mas pelo visto, ele não queria apenas “turistar” pela América do Norte, pois ele ficou e como isso não foi pelos meios legais, ele acabou se tornado um imigrante ilegal.

Nos Estados Unidos, ele trabalhou vendendo carros e depois se estabeleceu como cuidador de idosos, uma ocupação que, ao que tudo indica e que veremos o porquê logo a seguir, ele utilizou para ganhar a confiança das vítimas e planejar seus crimes.

Apesar de seu status inicial de imigração irregular, Chemirmir, em 2004, se casou com uma cidadã norte americana, e assim, se tornou residente permanente no país do Tio Sam, mas o casal se divorciou em 2006.

Inicialmente ele trabalhava para agências que o enviava aos clientes, mas, com o passar do tempo, para ganhar mais dinheiro ele começou a prestar seus serviços diretamente aos clientes, cobrando de 20 a 30 dólares por hora.

O que ninguém sabia é que por trás dessa fachada de um mero cuidador dedicado, havia um monstro implacável.

O Palco

O palco principal dessas histórias de hoje é a linda cidade de Plano, no Texas, ela fica a apenas meia hora do centro de Dallas, a capital do estado.

E é uma cidade convidativa com atrações para todos os gostos, olhem só, ela tem mais de 800 restaurantes, tem lojas do tipo que se encontram em cidades maiores, indo desde centros comerciais gigantescos e outlets até lojas exclusivas no centro da cidade.

O clima convidativo de Plano é reforçado pelos mais de 40 hotéis com opções para todos os bolsos e estilos.

A cidade também conta com algumas das empresas mais sofisticadas dos Estados Unidos.

É acessível e tranquila, como demonstrou a revista Forbes, que considerou Plano como a cidade mais segura dos Estados Unidos em 2011.

E todos esses atrativos que mencionei, com certeza, fazem dessa cidade um ótimo lugar para se viver e chama a atenção, mais ainda, daqueles que querem viver a terceira idade, a velhice, com paz e tranquilidade, e por isso na cidade tem tantas comunidades de luxo para esse pessoal.

Mas, como nada é perfeito, vamos aos fatos..

O Início das suspeitas

Tudo parecia seguir normalmente na vida dos residentes de Plano, até que, por volta de 2016, uma série de mortes de mulheres idosas começou a ser notada na região.

Todas essas mortes, inicialmente, foram classificadas como naturais, muitas vezes atribuídas à idade avançada ou a condições preexistentes das vítimas.

No entanto, havia um padrão sombrio que passou despercebido durante algum tempo: muitas dessas mulheres morreram sob circunstâncias semelhantes, e objetos de valor, como joias e dinheiro, desapareciam de suas casas.

Porém como dizem, não há crime perfeito, mas crime mal investigado..

E neste caso tudo seguia para um péssimo trabalho investigativo das autoridades até uma tentativa de assassinato fracassada levou os policiais perceber que havia algo muito errado naquelas mortes.

A Sobrevivente Abriu os Olhos das Autoridades!

Uma sobrevivente mudou o rumo da investigação e fez com que as autoridades notassem que havia algo de muito errado…

Bem, vejamos o que aconteceu, em março de 2018, Mary Annis Bartel, de 91 anos, uma senhora que vivia em um condomínio para idosos em Plano, foi atacada por um homem que tentou sufocá-la com um travesseiro e fugiu com as joias da idosa.

Mary conseguiu escapar do ataque e alertou as autoridades, e ainda pode fornecer uma descrição detalhada de seu agressor.

A partir desse relato, a polícia começou a investigar com mais afinco e, eventualmente, chegou até Billy Chemirmir.

Como eu disse, o palco desse caso é uma cidade repleta de idosos, então, quando o que esse monstro fazia começou a ser divulgado, o alvoroço foi gigantesco!

Pois o modus operandi de Chemirmir era aterrador, afinal, ele se valia de sua profissão, pois, como cuidador ele se tornava amigo dos familiares de suas vítimas, às vezes, até se passava de trabalhador de manutenção e, dessa forma, ele ganhava acesso fácil a casas de idosos.

Uma vez dentro, ele sufocava suas vítimas até a morte, muitas vezes usando travesseiros, e, em seguida, roubava seus pertences de valor.

O padrão era claro, mas sua sutileza fez com que esses crimes fossem difíceis de detectar por um longo tempo ou, como vamos ver, será que houve pouca vontade dos investigadores?

Bem, a ajuda de Mary para prisão desse SK foi tão importante que, no ano seguinte, Mary recebeu o "Citizen Hero Award" em reconhecimento por sua assistência ao Departamento de Polícia de Plano.

A Prisão do Matador de Velhinhas

Em 20 de março de 2018, ou seja, poucos dias depois do ataque à senhora Mary Bartel a polícia obteve um mandado de prisão para Chemirmir e foi até seu apartamento.

Ao invadirem o local, encontraram Chemirmir segurando uma caixa de joias e dinheiro, itens que pertenciam a uma mulher chamada Lu Thi Harris, uma das suas vítimas.

Nesse momento, ele foi preso, e uma investigação mais intensa sobre seus crimes começou.

A partir daí, uma rede de evidências começou a ser desvendada, mostrando que Chemirmir havia estado em contato com várias idosas que morreram de maneira semelhante àquelas que já estavam sob investigação.

A polícia começou a reanalisar essas mortes, inicialmente atribuídas a causas naturais, e logo percebeu que o número de vítimas poderia ser muito maior do que o imaginado e, realmente, era…

A Acusação e o Julgamento

Durante as investigações, foi divulgado que o monstro aí já tinha enfrentado outros problemas com a justiça, por exemplo, ele foi preso duas vezes sob a acusação de dirigir embriagado: em 2010 em Addison e em 2011 em Dallas.

Já em 2012, ele foi preso sob acusação de violência familiar e condenado a 70 dias de prisão.

Depois, em 2016, ele foi novamente preso, sob acusação de invasão de propriedade após aparecer em um complexo residencial para idosos de alto padrão em Dallas, onde as autoridades agora acreditam que ele matou duas mulheres antes dessa invasão.

Voltando aos assassinatos, bem, ele, inicialmente, ele foi acusado de 12 assassinatos, mas os investigadores acreditam que o número real de vítimas pode ser muito maior, talvez ultrapassando 20 ou até 30 mulheres idosas, pois, conforme a investigação se aprofundava, o número de vítimas atribuídas a Chemirmir aumentava dramaticamente.

Algumas estimativas sugerem que ele pode ter matado até 24 mulheres, mas há especulações de que o número seja ainda muito mais elevado.

O julgamento de Chemirmir foi amplamente coberto pela mídia, claro.

Ele foi acusado de múltiplas acusações de homicídio capital, e o caso gerou um intenso debate sobre o sistema de justiça dos Estados Unidos e como ele lida com crimes desse tipo.

Além das acusações de assassinato, Chemirmir também enfrentou acusações de roubo e outros crimes relacionados ao seu modus operandi, já que ele frequentemente roubava joias e outros bens valiosos das suas vítimas.

A Condenação

No total, Chemirmir foi indiciado por 22 acusações de homicídio.

Durante as audiências, várias famílias compartilharam histórias emocionantes sobre as mulheres que perderam — mães, avós, tias — cujas vidas foram ceifadas por Chemirmir.

O caso destacou não apenas a crueldade e a frieza do assassino, mas também a resiliência das famílias que lutaram por justiça.

Até que em abril de 2022, Billy Chemirmir foi condenado pela primeira vez à prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional pela morte de Lu Thi Harris, de 81 anos, a dona da caixa de joias que ele segurava ao ser preso!

No segundo julgamento, também em 2022, Chemirmir, recebeu sua segunda sentença de prisão perpétua sem liberdade condicional, após ser condenado por homicídio capital pela morte por asfixia de Mary Brooks, de 87 anos.

Havia muito mais ainda para condenar esse homem, mas, em 2023, Chemirmir foi morto por um colega de cela, depois de aparentemente fazer comentários inapropriados de natureza sexual sobre os filhos do seu companheiro de cela.

A Repercussão

O caso de Billy Chemirmir expôs falhas gritantes no sistema de cuidados para idosos e nas investigações sobre mortes de pessoas idosas nos Estados Unidos.

Muitas das mortes causadas por Chemirmir foram rapidamente classificadas como naturais, devido à idade avançada das vítimas e ao fato de que, em muitos casos, as condições de saúde preexistentes delas facilitavam essa conclusão.

Com a prisão de Chemirmir e a revelação de seus crimes, muitos questionaram a falta de uma investigação mais rigorosa por parte das autoridades.

O fato de tantas mortes terem sido atribuídas a causas naturais quando, na realidade, eram homicídios, levantou preocupações sobre como o sistema de cuidados e de justiça lida com crimes contra os idosos.

Em muitos casos, a sociedade tende a subestimar a possibilidade de crimes violentos contra essa população vulnerável, especialmente quando envolvem pessoas que, supostamente, deveriam estar ali para cuidar delas.

Esse caso também trouxe discussões sobre a vulnerabilidade dos idosos em lares e condomínios específicos para essa faixa etária.

Muitos desses locais contam com um sistema de segurança básico, o que permite que indivíduos como Chemirmir se infiltrem com facilidade e cometam crimes sem serem detectados por um longo período.

Esse foi um caso que levantou diversos temas para serem discutidos, a primeira delas é a necessidade de maior atenção e proteção para os idosos, especialmente aqueles que vivem em comunidades de aposentados ou lares de idosos. A falta de segurança adequada nesses locais. Além disso, o caso também gerou discussões sobre a maneira como mortes de pessoas idosas são investigadas.

Finalmente, o caso também levantou debates sobre a imigração e o sistema de justiça nos Estados Unidos. Billy Chemirmir vivia ilegalmente no país por muitos anos, e embora seu status imigratório não tenha sido a causa de seus crimes, ele suscitou discussões sobre como imigrantes ilegais podem operar à margem da sociedade e, em alguns casos, escapar da supervisão das autoridades por longos períodos.

O caso Billy Chemirmir é um dos mais perturbadores na história recente dos Estados Unidos.

Suas ações, durante anos, passaram despercebidas, enquanto ele tirava a vida de mulheres idosas que estavam em seus últimos anos de vida, esperando tranquilidade e segurança.

O caso não apenas revela a brutalidade de um assassino em série, mas também expõe as falhas de um sistema que deveria proteger os mais vulneráveis.

Este vídeo é uma homenagem às vítimas de Billy Chemirmir e um apelo por mais proteção e segurança para nossos idosos, e, em respeito as vítimas, seguem seus nomes e alguns detalhes:

• Joyce Abramowitz, 82, morta em abril de 2016, em Dallas

• Phyllis Payne, 91, morta em 14 de maio, em Dallas

• Phoebe Perry, 94, morta em 05 de junho, em Dallas

• Juanita Purdy, 82, morta em julho, em Dallas

• Leah Corken, 83; morta em agosto, em Dallas

• Margaret White, 86, morta em agosto, em Dallas

• Norma French, 85, morta em 08 de outubro, em Dallas

• Glenna Day, 87morta em 15 de outubro, em Dallas

• Doris Gleason, 92, morta em 29 de outubro , em Dallas

2017

• Minnie Campbell, 84, morta em 31 de outubro de 2017, em Plano

• Carolyn MacPhee, 81, morta em 31 de dezembro de 2017, em Plano

• Doris Wasserman, 90

2018

• Rosemary Curtis, 75, morta em 19 de janeiro de 2018, em Dallas

• Mary Brooks, morta em 31 de janeiro 2018, em Richardson

• Martha Williams, 80, morta em 04 de março de 2018, em Plano

• Miriam Nelson, 81, morta em 09 de março de 2018, em Plano

• Ann Conklin, 82, morta em 18 de março de 2018, em Plano

• Lu Thi Harris, 81, morta em 20 de março de 2018, em Dallas

Fontes:

https://www.citizen.digital/news/who-is-billy-chemirmir-the-slain-baringo-man-accused-of-killing-22-elderly-women-in-the-us-n327738

https://m.mynews4.com/news/nation-world/evil-roaming-texas-trial-set-for-man-charged-in-18-deaths#

https://www.legacy.com/us/obituaries/rrstar/name/mary-bartel-obituary?id=16919254

https://www.visitplano.com/shopping/?_attractions_city=plano#shopping

https://m.mynews4.com/news/nation-world/evil-roaming-texas-trial-set-for-man-charged-in-18-deaths#

https://www.wikiwand.com/pt/articles/Billy_Chemirmir

https://m.mynews4.com/news/nation-world/families-face-man-charged-in-killings-of-22-elderly-texans-billy-chemirmir-convicted-murders-deaths-two-sentences-of-life-in-prison-without-parole-ellen-french-house-loren-adair-smith-lindsey-watkins#

Nilvio Alexandre Fernandes Braga
Enviado por Nilvio Alexandre Fernandes Braga em 10/09/2024
Reeditado em 13/09/2024
Código do texto: T8148702
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.