Mortal.
Mortal
Ali na curva da estrada, o Bolicho do Castelhano. Comércio grande; mangueiras para pouso de tropas, galpão com cocheiras para pouso de cavalos. O galpão para o pouso de viajantes. Era ponto de pouso de carreteiros e ponto de troca de cavalos da diligencia. Tinha a cancha do jogo do osso, tinha um reservado onde jogavam baralho; Jogo da Primeira. Para matar a fome do viajante, ali era o lugar do “Pirão de Charque”.
No reservado onde jogavam baralho; quatro mesas e cada mesa com cinco cadeiras. Ali jogavam a Primeira e fosse Primeira Baixa ou Primeira Alta, o mínimo de jogadores era 3 e o número máximo 5.
Na mesa 4 na cadeira 5 o Coronel Bonifácio, deixou cair as cartas, levou as mãos ao peito e inclinou a cabeça para o lado direito. Foi ataque fulminante.
Por muito tempo ninguém sentava na cadeira 5 da mesa 4. Respeito? Medo? Superstição? Naquela noite morna de verão, o doutor Candido sentou na cadeira 5 da mesa 4. E foi assim: deixou cair as cartas, levou as mãos ao peito e inclinou a cabeça para o lado direito. Foi ataque fulminante.