Inexperiência (BVIW)
Aconteceu num tempo anterior à internet, emails, celulares, em que a comunicação se dava por carta ou telefone fixo. Era um tempo anterior até aos motéis...
Um casal ainda jovem viajava pela Europa. Alugaram um carro e, inexperientes, decidiram parar onde lhes desse na veneta, sem reservar hotel. Acreditavam que, sendo baixa temporada, não teriam dificuldade em encontrar hospedagem nas pequenas cidades pelo caminho.
No início tiveram sorte. Conseguiram, num fim-de-semana, hospedar-se em uma suíte com sala de estar, pelo preço de um quarto comum. Animaram-se.
Porém, ao longo do trajeto foram encontrando dificuldades. Até que, em determinada cidade, não encontraram pouso. O dono do restaurante onde comeram, imigrante italiano, penalizado com o casal, fez uma oferta. Tinha uma casa de campo, afastada, em reforma, mas que servia de abrigo por uma noite.
O casal acompanhou o carro do italiano, por ruas e desvios em descampados, até chegarem à casa. O proprietário ligo a televisão (ininteligível para os viajantes) e lhes disse que quando saíssem pela manhã, deixassem a chave sob o capacho, que era onde os trabalhadores costumavam pegá-la e saiu.
O casal olhou-se, desconfiadíssimo e, com o mesmo pensamento, puseram a mala no carro. Deixaram a chave sob o capacho e seguiram viagem, enquanto ainda lembravam o caminho. Estavam dispostos a dormir dentro do carro, se preciso fosse...
Lu Narbot
Tema: A Chave (Conto)