Escuridão - BVIW
Tema: a chave
Sinhá Zuleica acabara de levar os biscoitos de chimango de batata doce ao seu filho José Bento. Isso, ela não pedia à mucama Lisa para fazer, pois era desse jeito que demonstrava seu amor maternal ao filho que morava no “quarto dos loucos”. Porque tinha doença psiquiátrica, José Bento estava condenado a essa prisão doméstica, chamada “quarto dos loucos”, sem janelas. A porta fora mandada fazer especificamente para o quarto. Havia mais espaço embaixo, para que se passasse a comida e a bebida. Sinhá Zuleica levava as guarnições com muito capricho e tentava um diálogo possível, com José Bento dentro e, ela de fora. Mas nesse dia, o filho insistiu para vê-la. Ela estava tão fragilizada, que não resistiu à tentação de abrir a porta. Buscou a chave e a enfiou na fechadura. Girou uma vez, depois outra e não viu mais nada. José Bento a atingiu com um soco bem no meio da testa, e desabalou numa corrida frenética até o açude da fazenda. Ao se deparar com o açude, pulou e se afogou. Os empregados não chegaram a tempo de pegá-lo com vida. Mais tarde fora enterrado no cemitério da Fazenda Angola, entre muitas lágrimas da mãe e do pai, que não o via desde os 18 anos de idade. Era assim a vida dos loucos, uma grande escuridão!