Inteligência Emocional

O espaço de mais ou menos 200 metros quadrados estava tomado por pacientes que, impacientes aguardavam sua vez de atendimento. O sinal sonoro do painel de chamada das senhas, por si só, já era bastante irritante. Espirros aqui, tosses ali, uma criança ensaiando um choro manhoso, outra correndo e gritando enquanto sua mãe permanecia de cabeça baixa no celular.

Dênis entrou, foi até o totem e imprimiu sua senha. Aproximou-se de uma das recepcionistas.

- Bom dia. O doutor Maurício atendente nesse pavimento?

A moça guardava uma expressão petrificada. A simpatia comparada a de um examinador do Detran.

- Qual a especialidade?

Talvez exatamente pela [falta de] simpatia da atendente, Dênis experimentou um incômodo lapso de memória. Demorou alguns eternos segundos para responder:

- Ortopedista.

- Sim. - Ela retornou lacônica.

Ele procurou um assento e alguns "ding-dongs" depois era chamado justamente pela mesma funcionária. Sorrindo, ele se desculpou:

- Falei errado: é o doutor Vinícius!

Mas a mal humorada não se dignou a encará-lo, mirando a filipeta de atendimento fuzilou:

- Eu chamei o 112, o senhor é o 122.

- Meu Deus! Desculpe!

Dênis voltou encabulado para a sua desconfortável cadeira. Alguns minutos depois outra funcionária o atendeu. Com interesse, cordialidade e bom humor. Quase duas horas depois, saindo da consulta e apalpando os bolsos da jaqueta em busca da chave do carro, encontrou um pequeno bombom embrulhadinho num dos bolsos. Lembrava-se agora: na tarde anterior a filha o presenteara. E, ele, sem ter como degustar o mimo (uma refinada guloseima importada) naquele momento, jogou-o dentro do bolso. Por não haver outra opção, passou novamente pelos guichês das recepcionistas, quando ocorreu-lhe dirigir-se à primeira, a antipática.

- Um agrado pra você, moça, aproveite depois do almoço.

Mesmo com um ar desconfiado, ela pegou o bombom, agradecendo segundos depois, com um sorriso amarrado. Sua vizinha de guichê, que tão bem havia atendido Dênis, observava de "rabo de olho" enquanto realizava outro atendimento. Ele percebeu, e buscou sua compreensão com os olhos. Mas ela o tranquilizou com um sutil movimento dos lábios, num sorriso encantador: "Eu sei".

GEORGES
Enviado por GEORGES em 27/08/2024
Reeditado em 20/09/2024
Código do texto: T8138145
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