AS DIFERENÇAS

216° Evento Literário Virtual LUPA

Tema: “Equidade”

Gênero: “Miniconto”

Autor: MAKLEGER CHAMAS — O Poeta Louco e Romântico (Manoel B. Gomes)

Vila Nova Jaguaré — São Paulo — Brasil!

Título: AS DIFERENÇAS

Amanhecia na pequena cidade de Campos Verdes, um lugar onde a brisa suave trazia consigo o cheiro das flores e a promessa de um novo dia.

Na praça central, sob a sombra de um velho carvalho, encontravam-se Dona Rosa, uma senhora de idade avançada, e João, um jovem de olhos curiosos.

Dona Rosa, conhecida por sua sabedoria, contava histórias para as crianças da cidade.

João, sempre ávido por aprender, não perdia uma oportunidade de ouvi-la.

Naquele dia, ela decidiu compartilhar uma lição sobre equidade.

— “João, você sabe a diferença entre igualdade e equidade?” perguntou Dona Rosa, com um sorriso afetuoso.

— “Sim, senhora. Igualdade é quando todos recebem o mesmo.

— Mas o que é equidade?” respondeu João, franzindo a testa.

Dona Rosa apanhou dois pequenos bancos de madeira e os colocou lado a lado.

— “Veja, João”.

— “Imagine que você e seu amigo Pedro querem pegar frutas daquela árvore.”

Ela apontou para uma macieira próxima.

— “Vocês têm a mesma altura e eu lhes dou bancos iguais para alcançar as maçãs.

— Isso é igualdade.”

João assentiu, compreendendo a analogia.

— “Mas e se Pedro fosse mais baixo que você?” Continuou Dona Rosa.

— “Se eu desse a ele um banco maior, ele também poderia alcançar as frutas, assim como você. Isso é equidade.”

João sorriu, entendendo a profundidade da lição.

— “Entendi, Dona Rosa”.

— “Equidade é dar a cada um o que, precisa para ter as mesmas oportunidades.”

Dona Rosa acariciou a cabeça do menino.

— “Exatamente, meu querido”.

— “Em nossa vida, precisamos olhar para as necessidades de cada um e fazer o possível para que todos possam alcançar seus objetivos. Só assim construiremos uma sociedade mais justa.”

E assim, sob o velho carvalho, João aprendeu uma lição valiosa sobre a importância da equidade.

Ele cresceu com aquela lição no coração, tornando-se um adulto que sempre buscava fazer a diferença, garantindo que todos à sua volta tivessem as mesmas oportunidades de florescer.

Makleger Chamas
Enviado por Makleger Chamas em 02/08/2024
Código do texto: T8120478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.